Jump to content

devolvido Samsung NP275E4E - KD1BR - BA41 02239A Não dá Vídeo

Rate this topic

Andrey Ricardo
 Share

Recommended Posts

Boa tarde a todos colegas de bancada!

Bem, esse é primeiro post e gostaria muito do auxilio dos colegas. ?

Estou com esse note na bancada e o problema relatado pelo cliente era que ele só ligava depois de algumas tentativas, como ele mesmo disse só ligava depois que "esquentava", porém estava demorando cada vez mais e agora não liga.

O que eu já fiz,  medi as tensões de entrada e estão normais, encontrei os 5v e 3.3v nas bobinas, porém não encontrei o 1,5v que alimenta as memórias. Já medi as tensões da bios e está com 2,45v no pino 1 e  3,3v nos pinos 5 e 6.

Como não tenho o esquema dessa placa não sei se as tensões estão corretas, e principalmente de onde vem a tensão da memória. Acredito que é isso, espero ter explicado corretamente os sintomas e agradeço antecipadamente a ajuda de vocês!

Edited by Andrey Ricardo

Ola @Andrey Ricardo seja bem vindo ao fórum, como vc está com as tensões primárias e o equipamento está ligando, pelo histórico desse equipamento sugiro que antes de qualquer coisa faça um backup e tente gravar essa bios:

Espero que tenha gravador, se não tiver tem alguns tópicos de projetos de gravador pela porta paralela aqui no fórum, mas indico mais um gravador nano usb com adaptador que é bem mais simples e eficaz 

E sobre o esquema é muito difícil encontrar os esquemas desses samsungs e por não ter serigrafia fica ainda mais complicado de se orientar, boa sorte no reparo.

• 2 weeks later...

Bom dia aos colegas!

Peço desculpas na demora em retornar ao tópico, mas tive que passar alguns serviços na frente e sabem como é...

Vamos lá então, eu regravei a bios conforme os colegas @Slinmovick, @cilaalves e @wjinformatica recomendaram. E para minha surpresa após a gravação o note não dava mais nenhum sinal de vida, ficou apenas piscando os leds vermelho e verde conforme nas imagens que estou colocando. 

Em relação a tensão das memórias consegui verificar o caminho delas, obrigado ao @wondertecnologia por mostrar de onde a danada vem.

Eu retornei a bios antiga e voltou ao sintoma inicial, gira o cooler porém sem vídeo. 

IMG_20180114_183347612_HDR.jpg

IMG_20180114_183342741_HDR.jpg

Edited by Andrey Ricardo

Boa tarde @cilaalves! O arquivo que eu regravei foi o que baixei aqui do fórum, infelizmente não possuo outro além do que já estava gravado inicialmente na bios.

Então @wjinformatica, eu injetei tensão e mesmo assim nada. Agora me deu uma pulga atrás da orelha, será que não poderia ser o bga do processador ou do pch? Já que tem as tensões e não encontrei nada que pudesse explicar essa situação.