Jump to content

devolvido Notebook Sony Vaio SVS13122CXW | V121_MB_L MBX-260 | Não Liga

Rate this topic

InfoJconnect
 Share

Recommended Posts

Boa tarde amigos, estou com essa bomba não liga, tem as fontes primarias, ascende o led de carregando, não tem os 3,3v na bios(mas acho que nesse modelo ele aparece depois de ligado) e assim quando eu plugo o carregador o led do caps fica piscando bem fraquinho, e se eu aperto o power ele pisca forte, quando eu plugo o carregador apresenta consumo de 0,02a e quando aperto o power vai a 0,04a. Não achei o esquema, vou estar fazendo o pedido na sessão de pedidos. Qualquer ajuda é bem vinda.

EDIT: Outra coisa que esqueci de mencionar é que o cliente relatou que andes de a maquina não ligar o som não estava funcionando, não sei se isso pode estar relacionado ao fato da maquina agora não ligar.

Edited by InfoJconnect

16 minutos atrás, InfoJconnect disse:

Boa tarde amigos, estou com essa bomba não liga, tem as fontes primarias, ascende o led de carregando, não tem os 3,3v na bios(mas acho que nesse modelo ele aparece depois de ligado) e assim quando eu plugo o carregador o led do caps fica piscando bem fraquinho, e se eu aperto o power ele pisca forte, quando eu plugo o carregador apresenta consumo de 0,02a e quando aperto o power vai a 0,04a. Não achei o esquema, vou estar fazendo o pedido na sessão de pedidos. Qualquer ajuda é bem vinda.

@InfoJconnect boa tarde se nao me engano amigo ela tem sim tensão na bios em stand by pelo jeito vc tem curto ai ! vamos tentar achar o esquema ! ja atualizou a bios ?

Também concordo que pode ser um curto! Ao piscar e não start do aparelho deve armar a proteção, se não a esquema colega devemos acompanhar os modelos de pwm, bq etc. Assim baixamos seus datasheets para verificar seus terminais se estão em curto ou suas tensões corretas, e o único jeito! Sem esquema não e fácil, mas não e impossível.

@InfoJconnect Sem esquema dificulta um pouco mas não torna impossível o reparo, quantos Cis de bios existe nessa placa? O próximo passo seria vc tentar localizar  os mosfetes  responsáveis por transformar os 3va e 5va em 3v e 5v para verificar se estas linhas estão ok

O negócio e ver onde esta a fonte primária, 3 e 5v  veja a serigrafia dele e vamos ao data do componente, verificamos se a alimentação esta em curto e depois se bate suas tensões e se estão corretas, verificamos o bq e depois partimos para as fontes secundárias.

Edited by anderhodel

1 hora atrás, Túlio Pinto disse:

@InfoJconnect Sem esquema dificulta um pouco mas não torna impossível o reparo, quantos Cis de bios existe nessa placa? O próximo passo seria vc tentar localizar  os mosfetes  responsáveis por transformar os 3va e 5va em 3v e 5v para verificar se estas linhas estão ok

@Túlio Pinto boa amigo faça isso @InfoJconnect  tbm penso que deve estar nessa linha de 3v por isso tensão zero na bios, amigo veja se tem curto na PL de 3.3v ou em alguma outra e poste aqui!

Bom galera achei esse CI PWM SN608098, mas não achei o datasheet, mas achei um topico aqui no forum que a galera diz que ele é equivalente com ISL6236 esse tem o datasheet. Pelo datasheet acredito que seja o ci dos 5v/3.3v

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

@cristi não apresentou curto na pl do 3.3v.

E brabo trabalhar sem esquema, estou com um LG que não bate esquema, pwm, nem nada, praticamente sem bússola na placa, se vc tem simétrica pode aplicar e ver se a entrada (jack) esta em consumo e depois pode aplicar nas linhas de 3V e 5V para ver se tem consumo de corrente. Logo algum componente vai esquentar e vc pode verificar ao redor o que esta em curto, mas veja este componente primeiro, sair aplicando tenção sem ter uma ideia do problema pode ter mais problemas, não queremos mais defeitos.

@anderhodel ah blz, então é um teste de beep por o exemplo, no terminal 6 ele não deve beepar, já o 21 que é o terra tem que beepar já que a ponta preta está aterrada.

se for assim o teste os terminais 2(TON), e  8(LDOREFIN) estão beppando alem dos terminais 21 e 22 que são aterramento GND e PGND.

@anderhodel tem uma pl não é as de 3.3v e 5v e ela está beepando em ambos os lados e ta dando uma resistencia de 006.1oms e do outro lado 005.0oms.

circulei a pl em vermelho na foto abaixo.

EDIT: achei outra pl(pensei que tinha medido todas) ela está beepando em ambos os lados mostrando uma resistência de 004.4oms em ambos os lados.

IMG_20180108_153250(2).jpg

Edited by InfoJconnect

As que estão perto do pch e perto do processador, tem baixa resistência mesmo, porque tem que haver uma corrente bem alta, só não sei se tão baixa assim, não sei se e padrão deste modelo, mas já placas funcionarem normal com resistência até 6 Ohms na linha de vcore. Mas 4 e muito baixa, vamos por partes o terminal TON por padrão da configuração vai ao terra também e LDOREFIN também, lembrando que muito cuidado colega ao medir os terminais para não por em curto os componentes medidos.

Edited by anderhodel

2 horas atrás, InfoJconnect disse:

@anderhodel desculpa a ignorância mas como eu verifico curto nesse componente?

@InfoJconnect amigo boa tarde faça o teste de curto na PL's primeiro é mais fácil e rápido veja se tem curto:

teste se tem curto na liha de bobina.png

nas bobinas de processador, na linha de vcore não da pra medir com BIP pois a impedância é muito baixa então vai bipar igual dai tem que medir em escala de Ohms assim:

Curto_Ohms.png.28996fa7dc50dff6211d8f02326e4318.png

boa sorte amigo ;)