Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo Premium / MB E4120-D02 / Às vezes liga, às vezes não...

Avalie este tópico:


Igor Isaias Banlian

Posts em destaque

Estou precisando resolver um defeito muito bizarro, em um notebook Positivo Premium, com a placa-mãe E4120-D02:

 

Ao apertar o botão de power, ele tem comportamentos meio que aleatórios, diversos, aparentemente dependendo de quanto tempo ele passou ligado antes de se tentar ligar ele novamente, vou explicar melhor:

 

=> Ao ligar ele frio, ele liga normal, inicializa o Windows até certo ponto, da tela azul e reinicia, e fica nisso em loop, ou inicializa o Windows até o Desktop e em seguida desliga;

=> Ao ligar ele quente, ou ele apenas pisca o led azul e não liga, ou ele liga e não da vídeo, porém esquenta tudo normal, como se estivesse dando vídeo, mas não inicia o POST;

=> Ele apresenta comportamentos diferentes ao ligar ele somente pela fonte, sem a bateria, somente pela bateria, sem a fonte, e tanto com a fonte quanto com a bateria encaixadas.

 

Eu já testei display LCD (OK), memórias RAM (OK), HD (OK), fonte (OK), bateria (OK), já tentei ligar sem nenhum periférico adicional, como sem HD nem placa Wi-Fi (não mudou nada), já efetuei limpeza completa da placa-mãe com álcool isopropílico (de forma apropriada), e já testei a plaquinha do botão de Power com seu respectivo flat cable, que também estão OK!

 

Antes que alguém fale o que 99% dos técnicos costumam falar neste caso (ao menos para mim), ou seja, que é defeito de BGA na GPU, já vou adiantando que não é, pois a GPU é uma Intel HD 4000, integrada no mesmo chip da CPU Intel Core i5, e na placa-mãe fica apenas o chipset PCH (BD82HM55), sem GPU, e que não está apresentando problema de solda BGA, pois já dei aquela famosa pressionadinha nele com o dedo, quando o notebook está em um momento em que ele resolve não ligar, e mesmo assim (fazendo isso da forma correta), ele continua não ligando, ou seja, não é mal contato nas esferas de solda do BD82HM55!

 

Eu penso que pode ser alguma coisa relacionada a parte de potência da placa-mãe, como MOSFETs, chip PWM, ou qualquer coisa nesse estágio, pois aparentemente quando o note puxa mais carga ou esquenta, ele buga tudo, e quando está praticamente sem carga, sem HD e bem gelado, ele inicializa direitinho...

 

O que acham que pode ser isso? Alguém já viu algum defeito semelhante antes?

 

Atenciosamente,

Igor Isaias Banlian

Editado: por Igor Isaias Banlian
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá bom dia amigo, esse seu caso me lembrou um que eu peguei aqui na minha assistência, que meu deu muita trabalho testei tudo assim como você fez e nada de resolver, então regravei o BIOS e pronto funcionando até hj cliente satisfeito assista o vídeo e ver se te ajuda

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Jardel Aureliano disse:

olá bom dia amigo, esse seu caso me lembrou um que eu peguei aqui na minha assistência, que meu deu muita trabalho testei tudo assim como você fez e nada de resolver, então regravei o BIOS e pronto funcionando até hj cliente satisfeito assista o vídeo e ver se te ajuda

 

Amigo, a placa-mãe desse meu note é EXATAMENTE essa do seu vídeo!!! Você teria o arquivo do BIOS dela para me passar?

 

Atenciosamente,

Igor Isaias Banlian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, lipehsb disse:

segue o link do propio autor do video

Só que eu não tenho nenhum joinha para conseguir comprar o Download ainda... Vou ter que esperar conseguir um joinha por alguma participação minha no fórum... Mas, mesmo assim, obrigado pela ajuda!

 

Atenciosamente,

Igor Isaias Banlian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, desculpe protagonizar o momento "ignorância técnica do dia", porém até hoje eu só troquei BIOS de placa-mãe de PC, nunca de Notebook, pois bem, o problema é que não estou conseguindo identificar qual o chip do BIOS na placa-mãe do Note... Tem meia dúzia de C.I.s que eu suspeito que possam ser o BIOS, aí complica... Não tem nada na placa que identifique algum C.I. como sendo o do BIOS, nada escrito "BIOS", nada com etiqueta de BIOS em cima, etc...

Como eu faço pra saber qual é o chip do BIOS dessa placa, pra eu não dessoldar o chip errado? ?

Atenciosamente,

Igor Isaias Banlian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, curtolo disse:

@Igor Isaias Banlian , uma pergunta, vc tem uma gravadora de bios e ferramentas para dessoldar o chip e voltar a solda-lo depois da regravação?

Tenho ferro de solda, estanho de solda e malha para dessoldagem, porém não tenho gravador de EEPROM, mas vou comprar aquele USB que custa menos de R$ 30,00 no Mercado Livre (que me falaram que vai servir numa boa para isso)... Não tenho soprador de ar quente (estação de retrabalho SMD), mas acho que consigo dessoldar e soldar esse chip só com ferro de solda comum mesmo, pois já dessoldei e ressoldei coisas piores com esse mesmo ferrinho de solda velho...

Atenciosamente,

Igor Isaias Banlian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Ferramentas adequadas, como estação de retrabalho smd, e estação de solda, ajudam a fazer um trabalho sem riscos ou danos a placa eletronica, devido ter muitos componentes pequenos, próximos.

- Quanto ao programador de bios, vou colocar um modelo básico de baixo custo, que voce pode utilizar, no caso, ch341a.

- Localize a bios, e após confirme.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, curtolo disse:

@Igor Isaias Banlian , sobre a localização da bios, procure pelo componente com a serigrafia U10 na placa.

Aeeeeeeeeeee, agora sim eu achei! O U10 é o C.I. MX25L3205D! ?

 

Agora só falta eu comprar o gravador de EEPROM USB... ?

 

Atenciosamente,

Igor Isaias Banlian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É ele mesmo que vi no Mercado Livre a R$ 21,00 + R$ 12,00 de frete fixo via Carta Registrada, totalizando R$ 33,00! ?

 

Pessoal, a nível de curiosidade técnica, eu achei o Manual de Serviço desse notebook na seção de downloads daqui do fórum, é este aqui (para a MB E4120-D02):

 

 

Atenciosamente,

Igor Isaias Banlian

Editado: por Igor Isaias Banlian
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom, pessoal, vamos lá:

 

A alguns dias chegou o gravador de EEPROM que comprei no M.L. (foi comprado o modelo citado acima, o de R$ 33,00), e eu já executei o procedimento de regravação do BIOS com o arquivo fornecido pelo colega @Jardel Aureliano, porém o problema continuou EXATAMENTE o mesmo!

Sobre a regravação do BIOS, quero dizer que simplesmente executar o procedimento conforme o tutorial, ou seja, clicar primeiro em "Detectar", depois em "Abrir", selecionar o arquivo .bin, clicar em "Auto" e pronto, porém isso não funcionou, pois sempre ao clicar em "Auto", o programa todo travava e eu tinha que "matar" o programa e inicializar ele novamente (estou usando ele no Windows 10 de 64 bit, seria esse o problema?), mas eu descobri que se eu clicar em "Apagar" e depois em "Programar", funciona perfeitamente, sem erros, e, pelo que entendi, ele faz o mesmo que a função "Auto"!

Sobre o arquivo do BIOS fornecido pelo @Jardel Aureliano, a única diferença que senti é que antes o logo do POST era um escrito POSITIVO, e agora é um escrito SIM+ (que é o nome de uma linha de microcomputadores e notebooks da Positivo)...

Enfim, resumindo, agora o notebook se comporta exatamente assim:

=> Ao ligar ele apenas com a bateria conectada (nota: a bateria está 100% carregada e está boa), ele não liga, de jeito nenhum, ele apenas pisca o LED azul de Power e não sai disso;
=> Ao ligar ele apenas com a fonte conectada (nota: a fonte é a original do note e foi testada com carga, estando 100% boa), ele liga depois de umas 5 a 10 tentativas, sendo que, quando ele não liga, ele apenas pisca o LED de Power, mas quando ele liga, ele corrompe arquivos do Windows ao tentar fazer uma instalação e da tela azul depois de um tempo ligado, aparentemente quando ele fica mais quente;
=> Ao ligar ele com a bateria e com a fonte conectada, ele costuma ligar mais facilmente, geralmente entre 3 a 5 tentativas de ligar, porém continua com o mesmo problema de corromper arquivos, dar tela azul da morte, etc.;
=> Depois de um bom tempo ligado, ao tentar ligar ele novamente, não liga de jeito nenhum, só esperando esfriar bem...

É importante eu salientar que, embora pareça um erro de pente(s) de memória, eu testei eles em outro note e estão OK e, embora também possam achar que pode ser problema de superaquecimento, te garanto que não é, pois o cooler funciona normalmente, a pasta térmica é nova e está tudo bem limpinho...

Tenho quase certeza que é algum problema no sistema de alimentação da CPU/RAM/etc. da placa-mãe, pois ela aparentemente se comporta diferente ao tentar ligar ele quente e frio, bem como, se comporta diferente ao usar apenas bateria, apenas fonte, e bateria + fonte, portanto suspeito de alguma coisa relacionada aos MOSFETs, a algum circuito PWM, ou alguma outra coisa nessa etapa...

O que vocês acham? O que eu deveria testar agora? Será que só vai ter jeito trocando a placa-mãe mesmo?

Atenciosamente,

Igor Isaias Banlian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Igor.

- Verifique se o chip é de 3 V ou 1,8 V. No caso de 1,8 V precisa adaptador, ou ligar com resistores de 68 ohms nos terminais, exceto gnd.

- Quanto ao programador ch341a, funciona bem estável, com o windows 7 de 32 bits. Acredito que o driver (software ), foi desenvolvido para o W7.

- A sequencia, do programador, seria no caso de ter a bios, com o programa original, preservar, isto é, voce detecta a bios, solicita a leitura, e após salva o arquivo original.  Voce pode precisar retornar com este arquivo.

- Após, voce pode verificar a integridade deste chip, fazendo uma verificação, caso não tenha erro, solicite apagar, e após gravar o arquivo que voce  baixou do banco de dados, do eletronicabr, o qual voce acha correto, para a sua placa.

- No caso de arquivos de 4 Mb ou 8 Mb, voce tem de verificar a capacidade do chip, para uma possível substituição.

- Deve-se retirar a bateria do c-mos, e com a placa sem energia, fechar um curto, nos terminais da bateria do c-mos, por uns 30 segundos.

- Religar a placa, e após recolocar a bateria do c-mos.

- Quanto a ligar pela bateria, ou pelo carregador, verifique se esta placa tem o chip controlador de carga da bateria, OZ 8602, caso seja este, faça medições, pois quando há defeito neste chip, causa instabilidade, não carrega bateria, não liga.

- Entre outros fatores, faça medições de tensão nos circuitos primários e secundários, pode medir direto nas bobinas.

- Em caso de duvida, em relação a memoria ram, faça teste com a PC3 e PC3L.

- Poste o resultado.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bom, pessoal, eu preciso dar um feedback final sobre este caso, então vamos lá:

 

Até hoje eu não consegui descobrir onde estava o problema, só tive certeza que não era problema no BIOS e que provavelmente era problema em alguma etapa de regulagem de tensão de entrada, como circuito PWM ou MOSFETs de potência, ou algum outro componente relacionado a eles...

 

O problema do notebook foi resolvido hoje, ao chegar uma placa-mãe nova, que comprei no MercadoLivre por R$ 260,00 (incluindo o frete) e que está funcionando 100%! Quanto a placa antiga, com defeito, ela ficará mesmo aqui na minha sucata!

 

Agradeço a todos que tentaram ajudar de alguma forma, e, embora não tenha dado certo, ao menos eu aprendi a gravar BIOS com aquele gravadorzinho externo USB! Valeu, pessoal e caso encerrado!

 

Atenciosamente,

Igor Isaias Banlian

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Igor, quanto a placa que ficou como sucata, voce pode abrir futuramente um novo tópico.

- Caso tenha interesse em recuperar a mesma. Quando voce não tem o cliente pedindo prazo de entrega, a análise da placa fica mais tranquilo, dando um espaço de tempo, para estudar e analisar os vários defeitos, que podem ter uma unica placa.

- Boa sorte.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...