Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Como regular a geração de energia gerada de vários motores.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá, pessoal eu estou desenvolvendo um projeto da faculdade em que consiste produzir uma árvore que ela possa gerar energia, onde a principal fonte de energia gerada por ela é a eólica, porém eu não tou sabendo como resolver o seguinte problema, eu vou usar alguns motor para converter energia, usando a força do vento, no entanto como vai ser vários motores eu não sei como organizar a energia gerada pois um pode girar para um sentido e o outro para o sentido contrario e isso inverte a polaridade, como eu poderia regular isso com componentes eletrônicos, em que independentemente da energia que entra a saída sempre será de uma forma ? Não regular para qual lado o motor vai girar, e sim regular a energia que é gerada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Voce pode se basear no principio de funcionamento dos controladores de motores de corrente alternada, no caso, os famosos inversores de frequencia.

- Quanto a geração de energia, realmente os motores, quando são movidos, acabam gerando energia, porem a forma mais adequada, seria utilizar um gerador, ao invés de motor.

- Quanto a associação de motores, ou geradores, voce tem de acertar a fase dos motores, para trabalhar na mesma linha de tensão.

- Este assunto requer uma pesquisa específica, para obter o resultado esperado. São necessários dados de projeto, como tensão de trabalho, se vai utilizar motores monofásicos, ou trifásicos. potencia que se pretende conseguir, rotação  necessária.

- Enfim, espero ter ajudado, em seu projeto inicial.

- Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Pedro Hao Tavares disse:

inverte a polaridade

pode usar uma ponte retificadora de diodos.

HTB18QmlQXXXXXXhaXXXq6xXFXXXW.jpg?size=7

HTB1XhGJQXXXXXXyXpXXq6xXFXXXQ.jpg?size=7

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

tem mo ML

 

Editado: por slugpoa
  • Legal 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 13/01/2018 às 18:56, slugpoa disse:

pode usar uma ponte retificadora de diodos.

HTB18QmlQXXXXXXhaXXXq6xXFXXXW.jpg?size=7

HTB1XhGJQXXXXXXyXpXXq6xXFXXXQ.jpg?size=7

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

tem mo ML

 

 

Mano eu fiz uma ponte retificadora com diodos, eu posso ligar todos os fios dos geradores que são motores de driver de DVD em uma ponte retificadora ou eu vou precisar de mais pontes ? são 16 motores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Pedro Hao Tavares disse:

eu posso ligar todos os fios dos geradores que são motores de driver de DVD em uma ponte retificadora ou eu vou precisar de mais pontes ?

Tudo vai depender da soma da corrente drenada por estes motores...

 

A ponte indicada pelo colega (KBPC5010) suporta até 50A no máximo.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Manter este limite de corrente bem abaixo do máximo é recomendável.

 

Como está usando outro tipo de diodo, vc deve verificar o datasheet deles para calcular o projeto final.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como são vários motores e cada um deles podem e vão estar defasados entre si, poderá ser possível, ao invés de 16 pontes, apenas 1 diodo por motor, fazendo uma retificação em meia onda por motor... E ligar todos os comuns em um diodo para criar um GND..

 

Não terá a mesma eficiência de pontes de retificação completa, mas com o uso de um banco de capacitores será possível acumular a tensão AC gerada e retificada para acender um barramento de LEDs, por exemplo (dependendo do tipo dos motores, claro). Mas certamente só testando, pois há muitas variáveis, quantos estarão rodando e em que velocidade,  queda de tensão por causa dos diodos, perdas internas dos capacitores, etc...

 

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...