Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia Kaspersky encontra malware incrivelmente avançado para Android

Avalie este tópico:


cgsp1989

Posts em destaque

17122317537088-t1200x480.jpg

A Kaspersky publicou ontem (16) um relatório descrevendo um malware recentemente encontrado pelo laboratório da empresa desenvolvido para Android. A ferramenta foi considerada uma das ameaças mais avançadas já encontradas na plataforma do Robô. De acordo com o laboratório de segurança digital, o malware se chama Skygofree e tem nada menos que 48 comandos de espionagem diferentes.

 

O desenvolvimento dessa ferramenta teria começado em 2014 e, até agora, ela não teria sido descoberta, o que explica a quantidade de funções acumuladas ao longo dos anos.

 

Essencialmente, o Skygofree depende de cinco falhas de segurança encontradas em versões do Android para conseguir acesso root ao aparelho. Depois disso, o software tem acesso total ao dispositivo, driblando praticamente todos os recursos de segurança desenvolvidos pela Google.

 

 

O que ele faz

Esse malware é capaz de roubar dados de apps de terceiros, tais como o WhatsApp e vários outros mensageiros

O Skygofree é capaz de realizar uma série de atividades de espionagem, todas sem que o usuário tenha conhecimento. Com ele, é possível tirar fotos, fazer vídeos, roubar registros de ligações, obter mensagens de texto, monitorar a localização via GPS, espionar todos os eventos agendados no calendário e obter informações corporativas armazenadas na memória do dispositivo.

 

Esse malware é capaz inclusive de roubar dados de apps de terceiros, tais como o WhatsApp e vários outros mensageiros. Para isso, a ameaça usa indevidamente o serviço de acessibilidade do Android para ler a tela do aparelho e repassar as informações para os criminosos remotamente. Essa ferramenta consegue também forçar o smartphone infectado a se conectar a redes WiFi comprometidas para que todo o tráfego web seja interceptado.

 

O ‘implante’ para Android Skygofree é uma das ferramentas de spyware mais poderosas que já vimos para essa plataforma

O Skygofree ainda oferece recursos avançados para entregar mais controle sob o aparelho infectado, tais como shell reverso. Há também alguns componentes desenvolvidos para comprometer computadores Windows conectados ao smartphone infectado.

“O ‘implante’ para Android Skygofree é uma das ferramentas de spyware mais poderosas que já vimos para essa plataforma”, diz o relatório da Kaspersky. “Como resultado do processo de desenvolvimento a longo prazo, existem múltiplas funcionalidades excepcionais”.

 

Infecção

Segundo o laboratório de segurança, o Skygofree só infecta aparelhos que tentam instalar apps a partir de fontes desconhecidas, isto é, de fora da Google Play Store. As vítimas normalmente são convencidas a instalar o malware através de sites falsos de operadoras de telefonia celular europeias. Essencialmente, ele infecta smartphones através de golpes de phishing.

 

Apesar de avançado, o código do Skygofree não é perfeito. A Kaspersky conseguiu encontrar várias referências aos desenvolvedores, incluindo o endereço de um domínio de propriedade da empresa italiana Negg International. Todas as referências apontam para essa empresa como autora do malware, que possivelmente teria vendido o software para governos e agências de espionagem. A Negg se recursou a comentar o assunto ao Ars Technica.

 

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/seguranca/126230-kaspersky-encontra-malware-incrivelmente-avancado-android.htm

  • Joinha 1
  • Perplexo 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...