Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido STI / IPMH61R3 / A placa liga, gira o cooler do processador mas não inicia

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa noite amigos.

Preciso de uma ajuda de alguém com conhecimento em placa desktop. Eu não tenho conhecimento nenhum e estou precisando muito de uma ajuda.

Estou com esta placa para serviço e não sei nem por onde começar.

A fonte está boa e funcionando normalmente.

A placa liga pelo f-panel, gira o cooler do processador mas ela não inicia nada. Fica girando o cooler creio que até com uma velocidade um pouco mais rápida que o normal. E não sai disso.

Encontrei um esquema aqui no fórum que um companheiro postou dizendo ser compatível com esta placa. (Arquivo enviado por vlad_itj  /  ECS H61H2-M12 - PCWARE IPMH61R3 - REV 1.0 1.0.0  /   Esquema da placa-mãe ECS H61H2-M12. Serve para a PCWARE IPMH61R3.)

 

Não tem curto no conector ATX12V.

Tirei processador, memória, bateria cmos e aferi a plac na escala de diodo (bíp). 

Não apresentou curto no ATX12V, não apresentou curto nas bobinas (indutores).

Não apresentou curto nos mosfets do VCORE e nem nos principais capacitores, os eletrolíticos da placa.

O único capacitor que apresentou curto foi o EC30 (serigrafado na placa assim). Encontrei-o no esquema, mas tenho dúvida se o esquema bate mesmo com esta placa.

Bem... Acontece que no esquema o negativo deste capacitor vai para o terra.. E o positivo para o positivo. É um filtro.

Eu tirei o capacitor da placa e vi que ele esta bom (testei fora da placa).(Pelo menos ele carrega e descarrega,. Foi o teste que fiz.)

Porém, por curiosidade fui aferir nos Pads da placa onde fica o tal capacitor e verifiquei que o curto continuava no lado positivo, onde supostamente não era para ter.

Bom, agora não sei se pelo esquema esta certo ou se aquele capacitor da placa , na placa , daria esta continuidade mesmo.

 

É isto. Preciso tirar esta dúvida e encontrar o que está causando o não funcionamento da placa.