Jump to content

resolvido STI / IPMH61R3 / A placa liga, gira o cooler do processador mas não inicia

Rate this topic

Share

Recommended Posts

Boa noite amigos.

Preciso de uma ajuda de alguém com conhecimento em placa desktop. Eu não tenho conhecimento nenhum e estou precisando muito de uma ajuda.

Estou com esta placa para serviço e não sei nem por onde começar.

A fonte está boa e funcionando normalmente.

A placa liga pelo f-panel, gira o cooler do processador mas ela não inicia nada. Fica girando o cooler creio que até com uma velocidade um pouco mais rápida que o normal. E não sai disso.

Encontrei um esquema aqui no fórum que um companheiro postou dizendo ser compatível com esta placa. (Arquivo enviado por vlad_itj  /  ECS H61H2-M12 - PCWARE IPMH61R3 - REV 1.0 1.0.0  /   Esquema da placa-mãe ECS H61H2-M12. Serve para a PCWARE IPMH61R3.)

Não tem curto no conector ATX12V.

Tirei processador, memória, bateria cmos e aferi a plac na escala de diodo (bíp). 

Não apresentou curto no ATX12V, não apresentou curto nas bobinas (indutores).

Não apresentou curto nos mosfets do VCORE e nem nos principais capacitores, os eletrolíticos da placa.

O único capacitor que apresentou curto foi o EC30 (serigrafado na placa assim). Encontrei-o no esquema, mas tenho dúvida se o esquema bate mesmo com esta placa.

Bem... Acontece que no esquema o negativo deste capacitor vai para o terra.. E o positivo para o positivo. É um filtro.

Eu tirei o capacitor da placa e vi que ele esta bom (testei fora da placa).(Pelo menos ele carrega e descarrega,. Foi o teste que fiz.)

Porém, por curiosidade fui aferir nos Pads da placa onde fica o tal capacitor e verifiquei que o curto continuava no lado positivo, onde supostamente não era para ter.

Bom, agora não sei se pelo esquema esta certo ou se aquele capacitor da placa , na placa , daria esta continuidade mesmo.

É isto. Preciso tirar esta dúvida e encontrar o que está causando o não funcionamento da placa.