Jump to content

devolvido SamsungNP270E5J -XD1BR - LAMPARD-15HSW REV 1.0- apenas com 1,5V

Rate this topic

m4yur1

Recommended Posts

Boa tarde. Estou com esse SamsungNP270E5J -XD1BR na bancada, complicado >:( , basicamente única tensão que encontro na placa é 1,5V...
Nada de tensão na bios.
Nenhum curto na entrada.
Fusíveis ok.
Fiz marcações na foto, mas se precisarem de mais informação eu upo, pois a placa nao tem marcações de posição do componente.
Qualquer ajuda é bem vinda j+.

27048194_1877696578931374_333648328_o.jpg

Edited by m4yur1

21 minutos atrás, brunoinforec disse:

Boa tarde,

Verifica se tem curto do lado que está dando 0V desse primeiro mosfet. 

Caso na tenha curso faz um jumper conforme a foto e veja se a placa liga.

27048194_1877696578931374_333648328_o.jpg.2645222d4f9e6f70ac02d09705e34f3d.jpg

Primeiramente MUITO obrigado pela resposta rápida em pleno sábado.
Não há curto no ponto citado, fiz o jumper, porém a placa ainda não liga, muito estranho,..
Após o jumper o 1,5v aparentemente tenta chegar em 3V3 mas não consegue, fica pulsando até 2,7V (meu multimetro nao pega subidas e descidas com precisão)

Edited by m4yur1

12 minutos atrás, brunoinforec disse:

Ok, vou dar uma olhada no esquema.

Esse primeiro mosfet da muito defeito. se tiver outro já faz a troca pra ver se resolve.

Puxa, idêntico eu  não tenho, posso procurar algum similar aqui na sucata, só confirmando, com o jumper citado, fica 19V nos pinos 1,2,3,5,6,7,8  , só o 4 que não correto?

3 minutos atrás, m4yur1 disse:

Puxa, idêntico eu  não tenho, posso procurar algum similar aqui na sucata, só confirmando, com o jumper citado, fica 19V nos pinos 1,2,3,5,6,7,8  , só o 4 que não correto?

Correto.
Os 19V precisa chegar até esse resistor para continuar alimentando a placa.
Você pode trocar por qualquer outro canal N 30v 40A ou superior a isso.

Inked27048194_1877696578931374_333648328_o.jpg.2645222d4f9e6f70ac02d09705e34f3d_LI.jpg

• Like 1

2 horas atrás, m4yur1 disse:

@Jandson Lopes @brunoinforec Inseri os 19V direto no resistor (fusistor?), o mesmo acontece, a tensão fica oscilando entre 1V7 e 2V6...
Triste é algo derrubar a tensão assim, mas não apresentar curto1f914.png 

amigo, faça como eu te falei, no mosfet que chega os 19v de um lado e 0v do outro faça um jump que vai dar certo.

@FLAVIOTECH   @Sergio Penido  estou ligando com a fonte do próprio note, estou sem assimétrica... 

@Jandson Lopes  fiz o jumper mas mesmo assim os 19V é derrubado para 1,5V a 2,7V (jumpiei até os pinos 1,2,3 dos primeiro regulador, e depois até o resistor da foto)

@Carlos Porto  Não sei onde fica esses controladores, além de não ter o esquema, a placa nao tem informação da posição dos componentes...

• Moderator

Lampard-AMD INT BA41-XXXXXX@m4yur1 não tenho o esquema exato dessa placa apenas o esquema lampard14/15, nesse esquema alguns componentes batem (charger ic, aquele mosfet que você jumpeou, o controlador de Power do chip set, o tps51117) Nesse esquema o controlador de 3V e 5V é o TPS51225, veja se tem um e se tiver veja as tensões dele (além de 3V e 5V é necessário ter 2V VREF e 3V VREG1 e 5V VREG2).

Edited by Carlos Porto
Inclusão de esquema elétrico
  • Like 1

15 minutos atrás, Carlos Porto disse:

Lampard-AMD INT BA41-XXXXXX@m4yur1 não tenho o esquema exato dessa placa apenas o esquema lampard14/15, nesse esquema alguns componentes batem (charger ic, aquele mosfet que você jumpeou, o controlador de Power do chip set, o tps51117) Nesse esquema o controlador de 3V e 5V é o TPS51225, veja se tem um e se tiver veja as tensões dele (além de 3V e 5V é necessário ter 2V VREF e 3V VREG1 e 5V VREG2).

Vou chegar , obrigado, 3V e 5V nao tem em nenhum lugar da placa, o cliente relatou que chegou de viagem, tirou da bolsa e ja nao ligava mais, meu medo é ser algum chip com solda BGA que trincou etc.

@m4yur1

11 horas atrás, m4yur1 disse:

@Jandson Lopes @brunoinforec Inseri os 19V direto no resistor (fusistor?), o mesmo acontece, a tensão fica oscilando entre 1V7 e 2V6...
Triste é algo derrubar a tensão assim, mas não apresentar curto1f914.png 

Aqui você informa que colocou 19v direto no resistor, deu a entender que foi com uma fonte assimétrica.

O que eu faria: 

1 tentava trocar esses dos mosfets de entrada.

2 removeria esse resistor que eu sitei e verificaria a resistência. Nem sempre acusa curto. pode estar com uma resistência mais baixa que o normal. 

3 se a resistência nos dos pads do resistor que você removeu estiver ok, vai injetando tensao aos poucos em ambos os lados dos pads desse mesmo resistor e verifica como o consumo se comporta.

4 se nao tiver assimétrica, voce pode fazer o jumper como já foi sitado, remove o resistor esse mesmo resistor e verifica se a tensão dos 19 se estabiliza nos mosfets.

Não sei se já testou, mas testaria com outro carregador também.

• Like 2

21 minutos atrás, brunoinforec disse:

@m4yur1

Aqui você informa que colocou 19v direto no resistor, deu a entender que foi com uma fonte assimétrica.

O que eu faria: 

1 tentava trocar esses dos mosfets de entrada.

2 removeria esse resistor que eu sitei e verificaria a resistência. Nem sempre acusa curto. pode estar com uma resistência mais baixa que o normal. 

3 se a resistência nos dos pads do resistor que você removeu estiver ok, vai injetando tensao aos poucos em ambos os lados dos pads desse mesmo resistor e verifica como o consumo se comporta.

4 se nao tiver assimétrica, voce pode fazer o jumper como já foi sitado, remove o resistor esse mesmo resistor e verifica se a tensão dos 19 se estabiliza nos mosfets.

Não sei se já testou, mas testaria com outro carregador também.

Eu fiz um jumper até o pad esquerdo do resistor, a resistência dele deve ser zero correto?ela atua como um "fusível" certo?pq o resistor circulado da foto acusa "curto".
 Vou colocar outro carregador por via das dúvidas também.

@Carlos Porto @brunoinforec @Sergio Penido @FLAVIOTECH @Jandson Lopes
Primeiramente obrigado pelo esquema, tem algumas diferença mas da pra analisar.
Gostaria da opinião de vcs antes do próximo passo.
Meu teste: Primeiro removi o R571 (resistor da foto anterior) e com uma fonte 19V comum inseri 19V antes e depois do resistor para identificar aproximadamente a posição do componente causador da queda de tensão, os resultados não são animadores...Inserindo 19V antes e depois do resistor (um teste de cada vez obviamente) o resultado é o mesmo, o problema continua (tensão cai pra 2,5V), pelo oque entendi, a única ligação possível que faria o problema persistir é o CI U509 correto?Seria prudente remove-lo para verificar se a tensão estabiliza?(obs: minha versão da placa nao tem o R570 e R572).
Obrigado

teste2.png

Edited by m4yur1

1 hora atrás, brunoinforec disse:

@m4yur1
O defeito de mesmo ser no U509. Mesmo assim, eu removeria o Q506 e faria o mesmo teste (injetando 19v antes de onde estaria o resistor.)

Removi os dois, agora esta acusando curto na linha.... contornei  o Ci com aluminio para nao aquecer os outros componentes,  porém deve ter fritado algo...

• Moderator
27 minutos atrás, m4yur1 disse:

Removi os dois, agora esta acusando curto na linha.... contornei  o Ci com aluminio para nao aquecer os outros componentes,  porém deve ter fritado algo...

Calma amigo, vamos por partes. No datasheet do U509 (BQ24735) você vê que ele recebe a tensao 19V e chaveia o Q505 (o primeiro mosfet) liberando a tensão para o segundo mosfet (Q506) que conduz através do diodo interno para o resistor (R571). Pelo esquema os 19V passam por um divisor resistivo e chega no pino 6 do U509, para então o CI chavear o Q505 e Q506. Já a alimentação passa pelo D505 e pelo R577 até o pino 20. Verifique se está chegando tensão corretamente no U509 antes de trocá-lo.

Sem oU509 a tensão pode até estabilizar mas o SIO vai ficar sem sinal ACOK do CI. Se ele estiver ok (gerando as tensões e sinais corretos) verifique só com a bateria conectada se continua na mesma.

• Like 1