Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Qual fonte de bancada comprar (Fonte assimétrica) ?

Avalie este tópico:


micxnet

Posts em destaque

Ola amigos e amigas!

 

Fazem algumas horas q estou pesquisando aqui no fórum, sobre "Qual fonte assimétrica comprar?", mas quanto mais vejo os tópicos, mais duvidas surgem. Então ficaria muito grato sobre as considerações dos senhores e senhoras para fazer com que esse tópico sirva com um guia na hora da escolha de uma fonte assimétrica tanto para a minha pessoa, quanto para todos os colegas.

 

Minha pesquisa, destacou as seguintes fontes:

 

Hikari HF-3205S (Voltagem de trabalho de até 32V e 5A)

Minipa MPS-3005 (Voltagem de trabalho de até 30V e 5A)

Yaxun PS-305D (Voltagem de trabalho de até 30V e 5A)

 

As fontes citadas a cima trabalham com média 30V e 5A. Ainda existem fontes q trabalham com voltagens e amperagens menores, mas esses casos seriam mais voltados para celulares. Acho interessante focar nas fontes citadas acima, para que sirvam para os profissionais que trabalham com notebooks, Pc´s e celulares, sem falar sobre os outros inúmeros equipamentos.

 

Os valores das fontes citadas a cima, giram em torno do mesmo valor, entao se eu fosse considerar somente esses detalhes, eu ficaria com a Hikari, pelo fato de trabalhar até 32v.

 

Mas existem outros pontos importantes que os compradores citam e outos q deviamos prestar atenção. Poderiam me ajudar? Aqui são eles:

 

Voltagem de alimentação para trabalho(110v, 220V, Automatica)? - ( Isso consigo verificar com os vendedores)

Essas Fontes são Chaveadas ou lineares? O q isso implicaria?- Alguem sabe explicar?

Como saber se a fonte é microprocessada? (Procurei no link do site do fabricante e nao encontrei nada sobre o da Minipa

Estabilidade? - Isso só com a opniao dos srs (a).

Durabilidade? Isso só com a opniao dos srs (a).

Garantia Brasil?  ( Isso consigo verificar com os vendedores)

Peças para reposição? 

 

Ouvi muitos compradores dizerem bem sobre a Hikari HF-3205S, mas se eu fosse escolher entre essas três marcas, eu escolheria a Minipa. Mas ainda tenho duvida sobre os outras questoes...

 

 

Editado: por GBS_Info
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@micxnet

Gosto muito dos fabricantes minipa e Hikari...

Meu osciloscópio é Minipa e nunca me deu problema.

Meu soprador de ar e estação de solda são da Hikari e nunca deram problemas.

Minha fonte de bancada era Yaxum PS-305D e deu problema.... agora comprei uma fonte Minipa.

 

Editado: por Jakers Binder
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola @edward linux! Desconhecia essa....  Dei uma pesquisa sobre ela mas nao achei muitas especificações...O legal dela é q trabalha com até 10A! Só fico com o pé atras caso seja preciso peça de reposição para as desconhecidas....  A qto tempo vc tem ela?

 

Ola @Jakers Binder ! No quesito marca eu escolheria tb a minipa para a fonte. O q deixou a duvida são os reviews falando sobre a Hikari. Até os potenciômetros dela são diferentes.... fico pensando se nao seriam mais fáceis para apresentar problemas....

Editado: por micxnet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, micxnet disse:

A qto tempo vc tem ela?

~1,5 anos

2 horas atrás, micxnet disse:

Só fico com o pé atras caso seja preciso peça de reposição para as desconhecidas.... 

até o momento a minha aqui só estragou os cabos por descuido meu mas comprei novos rsrs...

 

2 horas atrás, micxnet disse:

O legal dela é q trabalha com até 10A!

é para mim é bem usado rsrs 

 

saiba que não estou fazendo propaganda e nem motivando a compra ,todos tem que trabalha com aparelho que enquadram no seu ambiente de trabalho.  

Mas no quesito marca e reposição de peça sempre compre marcas conhecidas , boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@micxnet

Tenho na bancada a

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
. Excelente custo/beneficio.

Uso diariamente a mais de 3 anos ligada o dia todo e nunca apresentou problemas.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, edward linux disse:

~1,5 anos

até o momento a minha aqui só estragou os cabos por descuido meu mas comprei novos rsrs...

 

é para mim é bem usado rsrs 

 

saiba que não estou fazendo propaganda e nem motivando a compra ,todos tem que trabalha com aparelho que enquadram no seu ambiente de trabalho.  

Mas no quesito marca e reposição de peça sempre compre marcas conhecidas , boa sorte.

 Obrigado pelos toques @edward linux

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Obrigado pelas opiniões pessoal. Depois de ler todas elas e tb depois de assistir vários vídeos, acabei optando pela Hikari HF-3205S. Escolhi ela por conta das seguintes características:


-Possui proteção contra curtos.

-O sistema de ajuste é ótimo e muito preciso. É possível fazer o ajuste facilmente até dos décimos de voltagem e amperagem. Se por um acidente, esbarrarmos no potenciômetro, a alimentação não será alterada pelo fato de ser preciso primeiro dar um toque no botão, para depois selecionarmos a voltagem.

- É possível programa-la para cortar ou não a alimentação com a presença de curto.

- Possui ajuste para limite de amperagem

- Trabalha de  0 a 32 V podendo gerar até 5 A

- Possui display de 4 dígitos um para voltagem e outro para amperagem

- É Bivolt (Seleção da voltagem por meio da chave de seletora de voltagem).

- Cabo de alimentação removível.

 

A seguir um vídeo que encontrado no youtube. Achei bastante esclarecedor!

 

Espero que esse Post ajude vários colegas no esclarecimento de duvidas. E por favor, fiquem a vontade em apresentar pontos positivos e negativos desta fonte e de outras tb. Nada mais justo do que um Joinha para os colegas que me ajudaram até aqui. Obrigado!

?

Editado: por micxnet
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Bom dia Pessoal, estou começando agora no ramo de Manutenção de Notebooks e estou querendo adquirir uma fonte de bancada. Olhei esta fonte no site da Aliexpress e o preço está muito bom, mas gostaria de um conselho de alguém com experiencia.

 

Fonte de Bancada 30V 5A - Valor R$ 275,00 ja incluso o frete para o Brasil.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Ola @dionathaikki ! Verifique a amperagem máxima de trabalho da fonte que vc está vendo. Normalmente as fontes com preços inferiores trabalham com no máximo 2 amperes. Isso ja seria suficiente para encontrar curtos, mas recomendaria uma que tb alimentasse o equipamento. Vc só vai trabalhar com consoles? Fontes com amperagem maior, seria tb possível alimentar o equipamento e monitorar o seu consumo, dando uma ideia da atividade do circuito através da amperagem que será consumida.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso a uns 5 anos como fonte principal na bancada uma dps3012 do fabricante Rui Deng / RD.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Tensões de saída muito precisas, proteção contra sobre consumo na entrada (ela desliga e rearma com a saída desligada caso a fonte que a alimenta reinicie sozinha),  tensão máxima 32v corrente máxima 12A. Nada a reclamar do produto.

Trabalha em modo tensão constante até que a corrente atinja o valor setado, então entra em modo de corrente constante, é um buck converter microprocessado com display colorido e possibilidade de programar algumas coisas, e é muito prática na seleção da tensão e corrente desejadas, dispõe de botão para ativação da saída.

Foi uma das melhores compras que fiz na vida, por isso recomendo. ;D

Montei em um gabinete de nobreak e usei duas placas de fontes atx com as saídas de 12v modificadas para 16.25v em serie para alimentá-la com 32.5V x 12A.

Se levar em consideração o preço, aí mesmo é que vale apena.

 

Vale lembrar que muitos curtos das placas atuais só aparecem com correntes acima de 7A, volta e meia to pegando placas aqui que outros já mexeram e não encontraram o curto.

Isso por causa das tensões baixíssimas que temos nos processadores, e com o fato de agora eles serem soldados na placa, tens que trabalhar com uma tensão bem baixa como 0.45V as vezes, 5A não da pra nada, 5A x 0.45V = 2.25W visto que o próprio processador acaba atuando como carga na linha e consumindo bastante corrente, não sobra corrente pra localizar o curto. 

 

Cada um pensa e trabalha de um jeito, mas eu não recomendaria a compra de uma fonte com menos de 10A, em virtude do que citei acima.  

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo.

Trabalho com  AFR FA3005T. Ela consegue gerar 5A e 32V, Trabalho com ela a uns 2 anos, quase todo dia, muito boa mesmo! Na parte de corrente, ela mostra 4 dígitos, então acho bem mais precisa, comprei ela pois notei que nos vídeos de grandes técnicos, ela sempre aparecia em uso, ou no fundo do vídeo na bancada. Dei uma pesquisada sobre ela e curti bastante.

Ela possui algumas funções muito úteis, assim como a trava dos botões, para caso esbarrar sem quebrar e algum deles, não injetar tensão a mais. Exstem inúmeras funções bem úteis também, vale muito a pena estudares esta fonte. Gosto bastante da AFR por isso também optei pela fonte.

 

Vale a pena o investimento. Abraços amigo!! 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, micxnet disse:

Ola @dionathaikki ! Verifique a amperagem máxima de trabalho da fonte que vc está vendo. Normalmente as fontes com preços inferiores trabalham com no máximo 2 amperes. Isso ja seria suficiente para encontrar curtos, mas recomendaria uma que tb alimentasse o equipamento. Vc só vai trabalhar com consoles? Fontes com amperagem maior, seria tb possível alimentar o equipamento e monitorar o seu consumo, dando uma ideia da atividade do circuito através da amperagem que será consumida.

no meu caso é so videogame acho que terei que pegar uma mais forte!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 11/02/2019 às 06:29, Neo disse:

Uso a uns 5 anos como fonte principal na bancada uma dps3012 do fabricante Rui Deng / RD.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Tensões de saída muito precisas, proteção contra sobre consumo na entrada (ela desliga e rearma com a saída desligada caso a fonte que a alimenta reinicie sozinha),  tensão máxima 32v corrente máxima 12A. Nada a reclamar do produto.

Trabalha em modo tensão constante até que a corrente atinja o valor setado, então entra em modo de corrente constante, é um buck converter microprocessado com display colorido e possibilidade de programar algumas coisas, e é muito prática na seleção da tensão e corrente desejadas, dispõe de botão para ativação da saída.

Foi uma das melhores compras que fiz na vida, por isso recomendo. ;D

Montei em um gabinete de nobreak e usei duas placas de fontes atx com as saídas de 12v modificadas para 16.25v em serie para alimentá-la com 32.5V x 12A.

Se levar em consideração o preço, aí mesmo é que vale apena.

 

Vale lembrar que muitos curtos das placas atuais só aparecem com correntes acima de 7A, volta e meia to pegando placas aqui que outros já mexeram e não encontraram o curto.

Isso por causa das tensões baixíssimas que temos nos processadores, e com o fato de agora eles serem soldados na placa, tens que trabalhar com uma tensão bem baixa como 0.45V as vezes, 5A não da pra nada, 5A x 0.45V = 2.25W visto que o próprio processador acaba atuando como carga na linha e consumindo bastante corrente, não sobra corrente pra localizar o curto. 

 

Cada um pensa e trabalha de um jeito, mas eu não recomendaria a compra de uma fonte com menos de 10A, em virtude do que citei acima.  

 

No caso ela necessita de uma fonte externa atx para alimentação ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EletroX Ela precisa de alimentação, pode ser uma fonte chaveada ou um transformador com a devida retificação e filtragem. O ideal do meu ponto de vista é usar fonte chaveada pra garantir que o limite máximo de tensão de entrada nunca seja ultrapassado, se bem me recordo o limite máximo é 36V.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, recomendo uma Hikari HF 3205 vai te servir pra tudo, porém existem diversas com qualidade. Eu uso até hoje uma yaxun 1502D modificada, com cooler de processador de Pc cravado um transistor tip 35c nele , um transformador 127/10v individual para os displays e uma fonte de Notebook no lugar dos 24 volts que alimenta o sistema elétrico geral. Depois disso nunca mais me deu problema, acho curto com ela e tudo mais. 

Editado: por Jone Melo de Lima
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Sempre tive desse modelo mais basicos as 305 chinesas que so muda o adesico por fora ..pra setar voltagem e amperagem e foda....

 

 

Mas depois que conheci a da AFR 3005 com 4 dígitos wue da pra setar voltagem e amperagem ..tranquilos 30v por 10 amperes ti falar . temmm sido muito bom  mudo minha vida kkkkk

 

Custo dela tBM é bom 

 

Mais futuramente pretendo investir em umas mais top que tenho visto ...

 

 

Editado: por Marcos Fonelg
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...