Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Positivo premium xs7210 6-71-w5s20-d03 acende somente led laranja e nao liga

Avalie este tópico:


raimundoleao

Posts em destaque

@Gilson Macedo,@IRONMAN, retirei todos os capacitores após a PL6 e mesmo assim o curto persiste, creio que esteja no processador, pois abri o pj2 da linha da PL7 e mesmo assim tambem persistiu o curto do lado do processador.

 

Editado: por raimundoleao
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/04/2018 às 21:51, raimundoleao disse:

boa noite amigos, desculpem a demora em voltar a atualizar este tópico, é que somente agora houve progresso, consegui fazer a placa ligar, com a troca do PU2, e consegui deixar a VDD5 sempre presente, colocando o PQ4, que essa placa não possuia, porém mesmo com todo esse avança, a placa liga por alguns segundos, gira o cooler e logo em seguida deslig, creio ser algo no VCORE, ou 1.05VS, mas preciso da ajuda dos amigos para analisar, pois não tenho muita experiencia com esquema.

É preciso seguir uma linha de raciocínio pra se chegar a uma conclusão na análise de uma placa. Na resposta #9 você diz que a placa liga, então se ela liga não há curto. Você não me falou sobre o teste que pedi para aferir o curto usando uma referência de terra. Quando uma placa liga e desliga eu particularmente começo a tentar gravar bios. Veja se no momento em que ela liga a tensão de Vcore está presente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

É preciso seguir uma linha de raciocínio pra se chegar a uma conclusão na análise de uma placa. Na resposta #9 você diz que a placa liga, então se ela liga não há curto. Você não me falou sobre o teste que pedi para aferir o curto usando uma referência de terra. Quando uma placa liga e desliga eu particularmente começo a tentar gravar bios. Veja se no momento em que ela liga a tensão de Vcore está presente. 

amigo eu havia conseguido fazer a placa ligar após a troca do UP6182AG, porem a placa ligava e desligava em seguida, segui analisando o esque e cheguei no PU6, que nao gerava a tensao de VDDQ, então fiz a besteira de retirar ele da placa e tentar ligar ela sem ele.

O resultado foi um curto que queimou o pq36 e deixou um curto na linha da pl6 e da pl7, na linha das PL'S, o curto fica após elas em direção ao processador, na linhha da pl6, retirei todos os capacitores da linha após a bobina e ainda assim o curto persisti.

Bem em relação ao aferimento que vc pediu, juntando as ponteiras na escala de 200 ohms, da 00,3 o mesmo valor que dá quando encosto as pontas no terra da placa.

Quando testo a linha das pls 6 e 7 em relação ao terra, dá um valor de 00,6 na escala de 200 ohms.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Olá tudo bem ... espero ter entendido o post ... ma vou fazer alguns questionamentos.

 No incio do post que eu entendi que a placa não ligava ao pressionar btpower na o gerava consumo ,teria que focar em que gera  os  5VS

 

 Na resposta #2 nao entendi o motivo de injetar tensão nessa linha tinha curto ? Utilizou seu equipamento de aferição Multímetro para analise da linha ? 

 

E só fazer uma pesquisa em devolvidos para você ver quantos esquipamentos não deu conserto pela pratica  de   injetar tensão em uma circuito sem isolar o local do suposto curto , não condeno a praticar condeno o uso frenético  e exagerado  da mesma para achar curto sem ao menos saber em qual faze da sequencia do start está  o suposto curto......

 

Sobre  PQ4 pelo esquema ele pode ou não existir no circuito vai depender da revisão do circuito pelo motivo da serigrafia estar com ( *) *MTN7002ZHS3

 

 Se o teste  de aferição foi feito corretamente tudo indica que há um curto  na linha da PL6 VCCIN  e PL7 VDDQ

o correto e analisar  uma de cada vez

 

Na linha da  PL6 VCCIN  a uma media de 28 capacitores smd para analise isso e um serviço árduo porque todos ele estão em paralelo  o correto e facilita a vida e retirar o processador do circuito dessoldar

 

Mas você pode ter problema na PU3 porque se você abrir o circuito na PL6 ainda há um pino da PU3 que participa da linha através do PR116 10 Ω a chance e minimas mas não custa tentar abrir o circuito nele e também a linha de VCC_SENSE que participa da linha através do PR7 e R74,

 

Caso queira dessoldar a PU3 do circuito e valido mas  repito que a chance e minima , mas creio eu que não custa tentar

 

 

 

Editado: por tecgess
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, tecgess disse:

 Olá tudo bem ... espero ter entendido o post ... ma vou fazer alguns questionamentos.

 No incio do post que eu entendi que a placa não ligava ao pressionar btpower na o gerava consumo ,teria que focar em que gera  os  5VS

 

 Na resposta #2 nao entendi o motivo de injetar tensão nessa linha tinha curto ? Utilizou seu equipamento de aferição Multímetro para analise da linha ? 

 

E só fazer uma pesquisa em devolvidos para você ver quantos esquipamentos não deu conserto pela pratica  de   injetar tensão em uma circuito sem isolar o local do suposto curto , não condeno a praticar condeno o uso frenético  e exagerado  da mesma para achar curto sem ao menos saber em qual faze da sequencia do start está  o suposto curto......

 

Sobre  PQ4 pelo esquema ele pode ou não existir no circuito vai depender da revisão do circuito pelo motivo da serigrafia estar com ( *) *MTN7002ZHS3

 

 Se o teste  de aferição foi feito corretamente tudo indica que há um curto  na linha da PL6 VCCIN  e PL7 VDDQ

o correto e analisar  uma de cada vez

 

Na linha da  PL6 VCCIN  a uma media de 28 capacitores smd para analise isso e um serviço árduo porque todos ele estão em paralelo  o correto e facilita a vida e retirar o processador do circuito dessoldar

 

Mas você pode ter problema na PU3 porque se você abrir o circuito na PL6 ainda há um pino da PU3 que participa da linha através do PR116 10 Ω a chance e minimas mas não custa tentar abrir o circuito nele e também a linha de VCC_SENSE que participa da linha através do PR7 e R74,

 

Caso queira dessoldar a PU3 do circuito e valido mas  repito que a chance e minima , mas creio eu que não custa tentar

 

 

 

bom dia amigo, obrigado pela ajuda de todos os amigos, bem @tecgess, no inicio do post, nao havia 5v e nao sabia como proceder, por isso que injetei tensao, pra ver consumo, quanto ao pq4, realmente nao existia na placa, depois de assistir um video sobre start, passei a entender o esquema dessa placa, entao queria deixar os 5v sempre presente, pra ver se a placa nao desligava justamente quando eles eram gerados.

 

Bem na linha da PL6 VCCIN, retirei todos os 28 capacitores e mesmo assim o curto persistiu, a pl116, abri ela e sumiu o curto do pino do pu3.

Porem permaneceu na linha da pl06, quanto ao VCC_SENSE, eu nao havia observado essa ligação, vou abrir elas para ver.

 

Quanto a dessoldar o processador, é uma opção, mas nao possuo material para reballing do mesmo, me parece que é um processador com PCH integrado nele.

 

Note que ao abrir o pj2, nao possui nenhum componente antes dos pinos do processador nessa linha, e  mesmo assim os pinos do processador continuam em curto em relação ao terra.

 

Qualquer informação e dica a mais agradeço aos amigos, essa placa ja havia sido dada como morta, mas eu realmente gostaria de colocar pra funcionar, uma vez que ja havia chego perto, so faltava manter ela ligada.

 

Outra informação é que ao retirar o pq3 da placa, e ligar ela sem ele a placa permanecia ligada, e nao desligava, a placa so desligava quando possuia 5v no pino4 do pq3, e essa linha ia para o pu6, que nao gerava a tensao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, wjinformatica disse:

Ligar sem o ci da problema

A resistência tá dando muito baixa mesmo e se for dos dois lados quase certo que seja curto sim 

amigo tenho quase certeza de o processador está em curto, vc sabe informar a quantos graus é que consigo dessoldar um processador bga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/04/2018 às 18:52, wjinformatica disse:

tens a maquina para fazer isso?

se sim em torno de uns 280 graus a 300

nao tenho a maquina amigo.

consegui desfazer parte da besteira, a placa liga gira o cooler por um tempo, aciona o monitor externo que uso e depois desliga, fiz um ME no processador e confirmei que o curto está nele, a PL10 que ate o momento nao acusava curto, apos o ME a linha dela apareceu curto, então cheguei a conclusao que as esferas estão com solda fria no processador BGA.

Confesso que fiquei feliz por trabalhar nessa placa, pois aprendi muita coisa nesses dias de pesquisa.

Vou deixar o topico em aberto e tentar comprar a maquina para dar continuidade, creio que será um bom investimento, haja visto que é cada vez mais comum essas placas com processador integrado.

 

gostaria de fazer uma pergunta aos amigos, vejo sempre o pessoal falar em reballing, mas a minha pergunta é:

 

chips BGA não queimam? pergunto porque sempre o pessoal comenta em fazer esse reballing e não vejo falarem em troca do chip.

 

obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, raimundoleao disse:

nao tenho a maquina amigo.

consegui desfazer parte da besteira, a placa liga gira o cooler por um tempo, aciona o monitor externo que uso e depois desliga, fiz um ME no processador e confirmei que o curto está nele, a PL10 que ate o momento nao acusava curto, apos o ME a linha dela apareceu curto, então cheguei a conclusao que as esferas estão com solda fria no processador BGA.

Confesso que fiquei feliz por trabalhar nessa placa, pois aprendi muita coisa nesses dias de pesquisa.

Vou deixar o topico em aberto e tentar comprar a maquina para dar continuidade, creio que será um bom investimento, haja visto que é cada vez mais comum essas placas com processador integrado.

 

gostaria de fazer uma pergunta aos amigos, vejo sempre o pessoal falar em reballing, mas a minha pergunta é:

 

chips BGA não queimam? pergunto porque sempre o pessoal comenta em fazer esse reballing e não vejo falarem em troca do chip.

 

obrigado a todos.

Queimam sim e há muita troca de chip. Tenho uma aqui mesmo que preciso trocar. Logo que coloco o carregador o processador chipado já ferve. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...