Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell Inspiron 15R 5520 - LA-8241P - Não Liga / Morto

Avalie este tópico:


Max SV-Tec

Posts em destaque

Olá boa tarde colegas do fórum.
Peguei esse notebook sem ligar nada, morto, sem acender os leds, o cliente foi atualizar a bios, travou no meio do processo e não ligou mais.
Fiz os procedimentos de gravação dos dois chips da bios, porém o notebook continua na mesma, não liga nada.
Para efeito de teste, temos outro notebook idêntico, funcionando, para trocar tela e HD e fazer limpeza geral na placa e cooler, então fiz o teste de trocar as duas bios dele para esse, porém ficou na mesma, não liga nada.
Também fiz copias dessas bios funcionando e gravei em dois chips novos, soldei e também não resolveu.

O notebook não apresenta nenhum curto de entrada, possui algumas tensões básicas inclusive no botão power, 3.3 v nas duas bios e está gerando 3 e 5v.

Algumas tensões encontradas:
Botão power:  (1) 5v - (2) 0.6v  - (3) 3v - Ao pressionar o botão ele zera a tensão no pino 3 como se estivesse ligando normal.
BIOS UH2 e UH6 - 3.3v 

KB9012QF - UE1 -  (pino 33) 3.3v - alimentação ok 
(pino 64) - 3.3v  - VCIN0_PH_R - também ok

PU 200 (pino 1) 1v e (pino 7 e 8 ) 3,3v
PL 200 - 3.3v
PL 201 - 5 v
PL 202 - 19v

Tenho a suspeita que o problema da bios possa ter corrompido o SIO Kb9012qf, mas não tenho como fazer a gravação dele e não tenho essa placa de sucata, e para comprar e trocar o chip acho melhor ter certeza. 
Preciso ter uma ideia de quais pinos dele verificar a tensão para saber se a comunicação com a bios está funcionando (não tenho osciloscópio).

Se alguém puder me ajudar a pelo menos identificar o causa do problema, agradeço.
Abraços!

 

Max SV-Tec
 

Editado: por Max SV-Tec
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Max SV-Tec disse:

Olá boa tarde colegas do fórum.
Peguei esse notebook sem ligar nada, morto, sem acender os leds, o cliente foi atualizar a bios, travou no meio do processo e não ligou mais.
Fiz os procedimentos de gravação dos dois chips da bios, porém o notebook continua na mesma, não liga nada.
Para efeito de teste, temos outro notebook idêntico, funcionando, para trocar tela e HD e fazer limpeza geral na placa e cooler, então fiz o teste de trocar as duas bios dele para esse, porém ficou na mesma, não liga nada.
Também fiz copias dessas bios funcionando e gravei em dois chips novos, soldei e também não resolveu.

O notebook não apresenta nenhum curto de entrada, possui algumas tensões básicas inclusive no botão power, 3.3 v nas duas bios e está gerando 3 e 5v.

Algumas tensões encontradas:
Botão power:  (1) 5v - (2) 0.6v  - (3) 3v - Ao pressionar o botão ele zera a tensão no pino 3 como se estivesse ligando normal.
BIOS UH2 e UH6 - 3.3v 

KB9012QF - UE1 -  (pino 33) 3.3v - alimentação ok 
(pino 64) - 3.3v  - VCIN0_PH_R - também ok

PU 200 (pino 1) 1v e (pino 7 e 8 ) 3,3v
PL 200 - 3.3v
PL 201 - 5 v
PL 202 - 19v

Tenho a suspeita que o problema da bios possa ter corrompido o SIO Kb9012qf, mas não tenho como fazer a gravação dele e não tenho essa placa de sucata, e para comprar e trocar o chip acho melhor ter certeza. 
Preciso ter uma ideia de quais pinos dele verificar a tensão para saber se a comunicação com a bios está funcionando (não tenho osciloscópio).

Se alguém puder me ajudar a pelo menos identificar o causa do problema, agradeço.
Abraços!

 

Marcelo Silva
 

tensões nos pinos 1,7,8 da bios principal amigo

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo Ele não tem a BIOS de 128 (UE4) só o espaço para soldar ela na placa, acho que é opcional.

Imagino que o SIO KB9012QF faça essa função, no esquema da placa seria a referência "SPI Flash ROM" como no anexo ? 
Se for o caso já vou verificar. Obrigado pela atenção!

 

 

esquema.png

Editado: por Max SV-Tec
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato, é a spi flash rom. Essa bios é que vai ligar essa placa. É a bios de 128 kb. Talvez se gravar esse arquivo essa placa volte a funcionar. O esquema, pelo que entendi, não está dizendo que esse sio tem gravação interna, ele está dizendo que há uma comunicação do sio com essa bios. 

Editado: por Gilson Macedo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O dono do note veio retirar hoje e estava com pressa para uma solução, para não enrolar muito fechei e entreguei.

Vou encerrar o tópico.


Obrigado @Gilson Macedo e @wjinformatica  por responderem e tentado ajudar.

 

Fica o aprendizado dessa placa para outras situações semelhantes.

Um boa semana e bom trabalho pra todos vocês.

 

Max SV-Tec

 

Editado: por Max SV-Tec
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...