Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Potencia de capacitor

Avalie este tópico:


Nilsinho Chagas

Posts em destaque

Tenho uma dúvida sobre a potencia de capacitores. Estou para trocar um capacitor de uma placa mãe, o da placa mãe que retirei é de 6,3V e 1000uF e o que estou para substituir é de 6,3V e 3300 uF, o cara que comprei esse capacitor me falou que não tem problema não. Está certo isso?

Editado: por Nilsinho Chagas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível sim colocar esse capacitor, mas o ideal seria que tivesse um de 1200 uf ou 1500uf. A tensão deve ser respeitada, mas também pode-se em alguns casos colocar um com a tensão um pouco maior. No caso ainda da tensão, o ideal é não colocar um capacitor de 6,3v num circuito que precisa de 10v. Então é analisar o circuito, nos casos em que se tenha um esquema. Nas placas de desktop a gente pode se basear pelas tensões que de um modo geral são sempre iguais ou parecidas.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nilsinho Chagas , amigo, terá maior filtragem , o que não pode é usar com tensão abaixo do valor indicado de 6,3v, nem muito acima, você poderia usar tranquilamente uns de 1000x10v ou 1000x 16v no lugar que são muito fáceis de encontrar no mercado, outra observação que tem de levar em conta é a temperatura de trabalho, a maioria hoje em dia é de 105° graus, o correto mesmo seria o valor marcado no capacitor 1000x6,3v x temp, mas na falta esses que indiquei atenderiam bem, agora 3300uf acho um pouco alto, em fontes funcionariam bem, agora em pcb mãe já não sei direito, os amigos que me corrijam.

Editado: por rampa
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem conhecer o circuito digo que você pode trocar porque esta respeitando a tensão especificada (6,3 V) e o novo valor, 3300 uF também suporta o que estava especificado, mas terá que observar o funcionamento geral, para ver se não ocorre nenhum comportamento anormal na máquina pois o capacitor antigo tinha uma curva de carga e descarga mais rápida que o novo, se não notar nenhum comportamento anormal então tudo bem.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...