Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Fonte OCZ / ZT Series 650W Reais / sinal power good indicando erro

Avalie este tópico:


Oseiasgs22

Posts em destaque

2 minutos atrás, Alessandrovert disse:

... PGin é por onde entra uma tensão de analise no CI e PGout é por onde sai o PG...

 

Pois é, amigo.  Tanto na entrada como na saída desses terminais estão zerado, cremos que o defeito seja nesse CI mesmo, já que não tem nada ligado a ele. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...Oseias, as tensões de saída da sua fonte já diz muito sobre a ausência do PG. este CI monitora as tensões p poder liberar PG, se estiver recebendo tensões abaixo do especificado não libera PG, que é o caso seu. Certeza que vai comprar esse componente, vai troca-lo e não vai resolver. Precisa é  descobrir o motivo das tensões estarem baixas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... vc disse que PGI não tem sinal nenhum??? então vc messa na escala de diodo se há curto desse pino p o GND, se houver é ele mesmo que está ruim, se não, vc tem que seguir a trilha desse pino e analisar onde a tensão está morrendo, pois segundo o datasheet,  o sinal que vai p PGI vem da saída dos diodos de retificação...

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Alessandrovert disse:

... vc disse que PGI não tem sinal nenhum??? então vc messa na escala de diodo se há curto desse pino p o GND, se houver é ele mesmo que está ruim, se não, vc tem que seguir a trilha desse pino e analisar onde a tensão está morrendo, pois segundo o datasheet,  o sinal que vai p PGI vem da saída dos diodos de retificação...

 

Esse datasheet é do CI e não da fonte, então não vamos encontrar nada ligado a ele (como vemos no datasheet). As tensões de saídas estão todas normais, como poderá verificar numa foto anexada lá na primeira página, mesmo aplicando carga à fonte. A ausência de tensão ao qual me refiro, é nos terminais PGO e PGI do CI, e também no terminal 3 que está zerado e no terminal 15 que está marcando 11,57v, onde era pra ter 5v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Alessandrovert disse:

...Oseias, as tensões de saída da sua fonte já diz muito sobre a ausência do PG. este CI monitora as tensões p poder liberar PG, se estiver recebendo tensões abaixo do especificado não libera PG, que é o caso seu. Certeza que vai comprar esse componente, vai troca-lo e não vai resolver. Precisa é  descobrir o motivo das tensões estarem baixas...

 

-12 = 11.6
+12V2 = 12.0
5VSB = 4.9
+5V = 4.9
+12V1 = 12.0
+3.3V = 3.3

 

Como pode observar, não existe instabilidade nas saídas dos conectores de alimentação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Alessandrovert disse:

... normais mesmo; essas  de 400w com 12v nem liga a placa mãe, a tensão cai. Tenho um canal no youtube com vários vídeos sobre  ATX. Vc sabe se posso postar aqui o link do canal p vc ver???

 

Quando você for enviar um comentário, nos botões de formatação do texto, entre eles tem um que parece uma corrente, entre o T e aspas, você clica nele que vai aparecer um campo, onde você vai colar o link (URL) do vídeo. Medi na escala de diodo e bipe, e não apresentou curto entre GND e PGI.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oseias é só uma dica do que eu faria. Seguiria a trilha desse pino e ver p onde ela vai, pois o datasheet sugere ao engenheiro que aplique uma tensão nesse pino, e essa tensão viria da saída do diodo retificador passaria por um diodo, diretamente polarizado, tbém por um zener ou um resistor e um capacitor em paralelo com um resistor e a entrada; pode ser que algum desses componentes estejam abertos. Sei que o datasheet não é da ATX e sim do CI, mas a pagina 5 diz que no PGI tem que ter de 0.5 a 16v, e na pagina 9 mostra a configuração dos componentes no pino 1 PGI, dificilmente o engenheiro ignoraria a orientação do fabricante... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Alessandrovert disse:

Oseias é só uma dica do que eu faria. Seguiria a trilha desse pino e ver p onde ela vai, pois o datasheet sugere ao engenheiro que aplique uma tensão nesse pino, e essa tensão viria da saída do diodo retificador passaria por um diodo, diretamente polarizado, tbém por um zener ou um resistor e um capacitor em paralelo com um resistor e a entrada; pode ser que algum desses componentes estejam abertos. Sei que o datasheet não é da ATX e sim do CI, mas a pagina 5 diz que no PGI tem que ter de 0.5 a 16v, e na pagina 9 mostra a configuração dos componentes no pino 1 PGI, dificilmente o engenheiro ignoraria a orientação do fabricante... 

 

Mas mesmo as tensões de saída estando ok? Pois se elas estão normais, isso não sugere que o circuito da fonte estão ok e que só o CI responsável por emitir  sinal de power good possa estar ruim? Pois se tivesse algum resistor ou diodo aberto, capacitor seco e etc... Isso não iria afetar as voltagens lá na saída??? Tô perguntando isso porque não sou experiente, e se essa fonte não fosse tão cara e boa, deixaria de lado. Cadê o vídeo que iria postar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo datasheet vejo que este ci não tem comunicação com o ci de PWM, ele só é um  monitorador para liberação de PG. A minha sugestão acima é p vc descobrir se é mesmo o ci, que está ruim, ou se é somente algum componente na linha de PGI que está impedindo de chegar tensão no pino 1 e travando o PG...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Alessandrovert disse:

Pelo datasheet vejo que este ci não tem comunicação com o ci de PWM, ele só é um  monitorador para liberação de PG. A minha sugestão acima é p vc descobrir se é mesmo o ci, que está ruim, ou se é somente algum componente na linha de PGI que está impedindo de chegar tensão no pino 1 e travando o PG...

 

 Vou tentar tirar uma foto dessa fonte e mandar, ela não parece ter aquele monte de resistor e diodo igual vemos em fontes genéricas, só se tiver um capacitor ligado a ele que esteja com defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Alessandrovert disse:

... postado antes do link

 

 

 Boa noite, amigo. Não sei se vai dar pra reparar direito, mas observe nas fotos que a fonte não possui aquele monte de componentes como diodos, zener, resistores e etc... Não parece haver nada ligado as linhas do powergood.

 

l-080ltIdFr6OerQ4o-aV30d8Mxux168C4Qfh6xN

 

wwi-6lXQuBuKTCOYddI2U6HBNhIMkB8Y8Svlz0Lg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Alessandrovert disse:

na escala de continuidade vá seguindo a trilha do pino PGI e medindo tudo q der continuidade com essa linha...

 

Certo... Se puder me dar uma luz de como faço isso, eu agradeço. Fonte não é meu forte, e sempre que consertei algumas, foi defeito de curto no primário ou capacitores estourados, que são muito mais fáceis de identificar. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Alessandrovert disse:

na escala de continuidade vá seguindo a trilha do pino PGI e medindo tudo q der continuidade com essa linha...

 

Digamos assim, sem o esquema dessa fonte. Como posso saber pra onde vai a trilha desse PGI? e a ponteira preta vai aonde, no pino PGI ou GND? E depois a ponteira vermelha vai em quais posições dos componentes lá atrás? Obrigado pela ajuda. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...