Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Samsung Rv420 [modelo: Jinmao-R :: rev: 1.0 (110297)-2] Liga sem video

Avalie este tópico:


Raphael Ariga

Posts em destaque

Olá pessoal, sou novo aqui e estou precisando de uma informação bem específica.

 

Tenho um Samsung RV420 que liga e não dá vídeo na tela do notebook (tela escura), porém estava conseguindo usar com um monitor externo.

 

Então tirei a placa pra fazer vários testes. Já fiz as medições das bobinas, já pressionei a BGA pra ver se conseguia o sinal da tela, já coloquei o secador de cabelo em cima da BGA, já medi o mosfet de alta, já testei a tela, troquei a tela por outras LED com o mesmo encaixe... enfim... já fiz várias tentativas e não consegui ligar a tela no notebook.

 

Bom, o que eu pude concluir é que: 1) Não é defeito na tela, porque testei 4 displays LED e todos deram o mesmo resultado. 2) A tela liga, porém sem iluminação nenhuma, até porque quando eu ligo minha luminária em cima da tela eu consigo ver um pouco as informações, mas sem a luz própria da tela. 3) Não deve ser BGA porque estava com vídeo externo na saída VGA. 4) Só não testei o cabo de vídeo porque não possuo outro igual e fiquei sem ter essa resposta.

 

Enfim... A informação que eu queria era a seguinte: quais as tensões corretas nos pinos que encaixam o cabo de vídeo? Minha ideia agora é: saber quais as tensões corretas dos pinos desse soquete pra fazer jumps diretos nos pinos, para que as tensões cheguem na tela e ela acenda.

 

Gostaria muito da compreensão e da ajuda de todos vocês, até porque só tem fera aqui!

 

Obrigado, pessoal... fico no aguardo dos comentários. Valeu!

Editado: por Raphael Ariga
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raphael Ariga de uma olhada novamente no modelo da placa mãe, provavelmente vai está imprensado a placa perto da memória ram pois o o modelo que vc citou no titulo do tópico é de etiqueta e não serve como modelo de placa mãe pois fica facilmente de descolar e perde-la.

no exemplo da img seria: Scala2_EXT

 

para alterar o título, basta editar a primeira mensagem deste tópico.

 

 

image.png

 

Editado: por lipehsb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Raphael Ariga alterou o título para Samsung Rv420 [modelo: Jinmao-R :: rev: 1.0 (110297)-2] Liga sem video

Olá pessoas, fiz as medições do conector do cabo que liga a tela LED. Segue abaixo os dados:

 

Lado superior (da direita para a esquerda):

 

1 - 3,33 V

2 - 3,33 V

3 - 3,32 V

4 - 1,53 V

5 - 0,41 V

6 – 0,90 V

7 - 1,13 V

8 – 0,00 V

9 – 0,00 V

10 – 0,00 V

11 – 0,00 V

12 – 0,00 V

13 - 3,32 V

14 – 0,00 V

15 – 0,00 V

 

Lado inferior (da direita para a esquerda):

 

1 – 0,00 V

2 – 3,32 V

3 – 3,32 V

4 – 1,54 V

5 –0,00 V

6 – 1,56 V

7 – 0,60 V

8 –0,00 V

9 – 0,00 V

10 – 0,00 V

11 – 5,00 V

12 – 0,00 V

13 – 0,00 V

14 – 3,25 V

15 – 0,00 V

 

Essas medições foram feitas conforme indicação da imagem em anexo e a ordem obedece a sequencia descrita na imagem.

 

Na outra imagem temos um componente danificado (dentro do círculo vermelho). Não tenho certeza se é um transistor ou mosfet ou outro, como também não sei a referência dele (até porque não dá pra ler por estar trincado), e também não tenho certeza se esse componente está relacionado com o problema que eu descrevi (que é a falta de luz na tela).

 

Gostaria da ajuda dos amigos para:

 

1) saber as tensões corretas de cada pino do conector de saída do vídeo da tela LED?

2) se esse componente danificado vai influenciar no vídeo?

 

Fico no aguardo de mais informações... toda ajuda é bem-vinda!

 

Obrigado.

 

 

thumbnail_2.jpg

thumbnail_20180201_014242.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Raphael Ariga disse:

2) se esse componente danificado vai influenciar no vídeo?

com certeza amigo esse componente no esquema é o q503 mosfet de canal P responsável pela alimentação do lvds, segue o datasheet dele para analise de substituição:

lembrando que o substituo deve ser igual no caso de ser diferente devera ser levado em conta vdss, rds e ID e o canal obviamente.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Raphael, ficou um tanto confusa as suas medições, no conector lvds.

- Por dedução, parece que a contagem ficou inversa, por exemplo, os ultimos pinos, de numeros 13, 14 e 15,  seriam, 1,2 3, que teriam de receber os 19 V, o qual não foi encontrado nas medições.

- Voce tem de inspecionar, este cabo flat, da tela, o curto pode ter sido causado por ele, e danificado o mosfet da linha 19 V.

- Se somente, substituir o mosfet, o curto pode voltar, temos de verificar a possível causa.

des q503_19V_rv420_jinmao.png

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite a todos...

 

Gostaria de atualizar a minha situação. Eu fiz a substituição do mosfet, porém não foi pelo AO3409 como @lipehsb tinha sugerido porque a loja só tinha disponível o AO3407, que o vendedor disse que era um pouco melhor porque dava uma corrente maior...

 

Pois bem, eu troquei o mosfet e a tela ainda não deu sinal de vida.?

 

Quanto as medições que eu havia feito e postado antes, talvez eu não expliquei direto. Mas é simples, a ordem que eu fiz a medição foi começando da direita para a esquerda. Logo, eu botei na imagem acima uma numeração que foi: ...5 4 3 2 1. Eu quis dizer que o primeiro pino medido estava do lado direito e os demais seguiam a ordem até o último (que no meu caso seria o pino nº 15) do lado esquerdo. Assim como na sequencia inferior (conforme a foto acima). Espero que vocês entendam melhor agora...?

 

Quanto ao mosfet substituído, eu medi no Source: 18,95V, no Gate: 18,45V e no Drain: 0,00 V.

 

E aí, pessoal? O que posso fazer agora?

 

Minhas dúvidas:

 

1) Era pra ter quantos volts no Drain? 19V?

2) Se caso era pra ter 19V no Drain, eu poderia "puxar" um fiozinho de outro terminal que possui 19V e ligar direto nesse Drain?

3) Quais as tensões corretas desse meu conector lvds (no qual possui 15 pinos superiores e 15 pinos inferiores)?

 

Agradeço novamente toda ajuda. Obrigado.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) no drain vc tem q ter 19v

2) não é aconsolhavel seria melhor fazer um jumper do source para o dreno, mas isso para efeito de teste pois a placa ainda está com Defeito

3) vc precisa das principais que estão faltando as outras variam de tela pra tela

as principais são 3,3v e a alimentação que na maioria dos casos são 19v ou 12v

 

agora voltando ao caso... veja se quando startado a placa o Q504 chaveia terra para o dreno, o q504 tem um papel importante ai para que o Q503 funcione.

resumindo o q503 não pode ter 19v no seu gate, ali deve ter entre 6v a 12v.

Editado: por lipehsb
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal... boa noite.

 

Eu gostaria de atualizar a situação do pc que estou tentando consertar.

 

As medições do mosfet continuam as mesmas das que eu tinha dito no último post... daí eu fiz um jumper do source para o dreno como @lipehsbhavia comentado, mas aconteceu que saiu uma faísca do mosfet. O mosfet não foi danificado porque fiz o teste no multímetro e ele continua armando e desarmando e além disso, percebi que aconteceu como se a fonte estivesse querendo curto-circuitar, porque o led de power estava piscando, então ficou normal depois.

 

Outra coisa... eu não consegui identificar qual é o q504... estou com o pdf do esquema dessa placa mãe, mas ainda não sei como encontrá-lo.

 

Bom... são essas as novidades quanto ao problema que estou tendo.

 

Eu também gostariade saber se existe alguma possibilidade de que outro componente esteja danificado? E também se alguém poderia me dar alguma dica de como eu posso examinar essa placa? Por onde começar? Vai que eu encontrei um outro componente ruim...

 

Preciso muito dessa ajuda... conto com todos que podem colaborar. Obrigado.

 

 

 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/02/2018 às 11:33, regisfatef disse:

- Raphael, ficou um tanto confusa as suas medições, no conector lvds.

- Por dedução, parece que a contagem ficou inversa, por exemplo, os ultimos pinos, de numeros 13, 14 e 15,  seriam, 1,2 3, que teriam de receber os 19 V, o qual não foi encontrado nas medições.

- Voce tem de inspecionar, este cabo flat, da tela, o curto pode ter sido causado por ele, e danificado o mosfet da linha 19 V.

- Se somente, substituir o mosfet, o curto pode voltar, temos de verificar a possível causa.

des q503_19V_rv420_jinmao.png

- Verifique o cabo flat, pode haver um curto.

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...