Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Circuito para acionar carga com proteção

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Bom dia pessoal

 

Sempre acompanho os posts e vejo sempre boas ideias por aqui.

 

Preciso de ajuda com um circuito.

 

No meu projeto a ideia é acionar um botão onde ele gera um pulso em um Mosfet. Porém a carga do Mosfet consome 30A de uma bateria High Drain.

O circuito de controle do Mosfet eu tenho montado com 555 para controle do PWM.

 

Preciso de um circuito onde eu pressione o botão e após 10seg ele corte o sinal que vai para o 555. Dessa forma mesmo continuando pressionado o botão a carga não recebe tensão.

 

Já pensei em algo com 555 porém só funciona se eu soltar o botão para baixar o sinal.

 

Preciso proteger a bateria com essa segurança, assim não terei sobrecarga no circuito, pois com 10seg ele corta. Voltando a acionar novamente somente se eu soltar e apertar novamente o botão.

 

Alguma sugestão?

 

Pode ser com circuitos de eletrônica ou programa em Arduino. (A ideia é abandonar o 555 e fazer toda a programação no Arduino, desde o pulso do Mosfet até a proteção de 10seg, mas falta conhecimento ainda.. hehehe)

 

Segue anexo imagem do circuito PWM

 

Obrigado!

PWM_COMPONITS_5bf7393a-d8f5-429f-8cd3-ca60d8ba964b_grande.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LC R JUNIOR vou deixar minha opinião sobre este tipo de projeto:

 

Além do limite de tempo  (10 seg) para segurança da bateria, vc precisará de outro circuito para interromper o funcionamento geral do aparelho quando a tensão da bateria atingir 3.5V.

 

Usar este tipo de bateria com tensão inferior a isso pode causar um grande estrago!

 

Outro item que precisa ser previsto é um possível curto na carga (pelo que entendi, será uma resistência de NiCR ou Kanthal).

Ou seja, vc irá precisar de mais um circuito para esta função.

 

Com tantos detalhes a serem elaborados, talvez o projeto final não seja tão vantajoso (e seguro) como o esperado.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha ideia é proteger a bateria utilizando um circuito com transistor e tiristor para não iniciar quando tiver abaixo de 3.5v.

 

Também para proteger sobrecarga por curto ou baixa resistência, utilizar um PTC de 20A (ou dois de 10A em paralelo), dessa forma quando tiver curto ele desarma, ou quando algo não for bem ele desarma evitando que a bateria exploda..

 

Um Mod regulável com proteção.. híbrido entre mechmod e voltmod.

4 horas atrás, Hélio disse:

@LC R JUNIOR vou deixar minha opinião sobre este tipo de projeto:

 

Além do limite de tempo  (10 seg) para segurança da bateria, vc precisará de outro circuito para interromper o funcionamento geral do aparelho quando a tensão da bateria atingir 3.5V.

 

Usar este tipo de bateria com tensão inferior a isso pode causar um grande estrago!

 

Outro item que precisa ser previsto é um possível curto na carga (pelo que entendi, será uma resistência de NiCR ou Kanthal).

Ou seja, vc irá precisar de mais um circuito para esta função.

 

Com tantos detalhes a serem elaborados, talvez o projeto final não seja tão vantajoso (e seguro) como o esperado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LC R JUNIOR entendi.

 

Para o circuito de limite de tempo, uma idéia que pode ser aproveitada seria usar um outro 555 no modo pulso único.

Este circuito poderia acionar o PWM da sua imagem por um determinado período.

A regulagem deve ser feita para que este acionamento fique abaixo de 10s.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 


Mesmo assim, ainda acho mais viável adquirir um mod comercial.

A relação entre custo/benefício, segurança e praticidade é sem dúvida, muito maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, nagkiller disse:

Muito mais fácil utilizar um microcontrolador, desses de 8bits mesmo, um pic12Fxxx que são baratos e fáceis de programar, por exemplo...

 

Daí só fazer um estudo da lógica do que deseja fazer.

 

Flw...

Pensei nessa idéia.. mas meu conhecimento em programação de PIC e Arduino é muito vaga.. já fiz alguns projetos mas a maioria adaptando um código pronto ou montando vários prontos em um único..

 

A próxima etapa seria montar em um Arduino Attiny85 que tem 6 IO e é compacto já com gravador embutido.. mas preciso estudar muito pra conseguir montar o programa..

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se quiser continuar com 2 555, use as formulas e exemplos de circuitos desse site:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Infelizmente este site está fora, mas com o acesso acima é possível ver a pagina em cache.

 

Flw...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc tem algum conhecimento em eletrônica digital basta dar um lida em algum livro de microcontroladores como 8051 ou PIC que em dois ou três dias vc já está escrevendo algum código. Vale muito à pena, pois os microcontroladores te dão um quantidade muito grandes de recursos com a programação como timers, disparos controlados, interrupções, etc... Caso contrário vc fica amarrado em circuitos de lógica fixa. Tem ótimos de livros de download gratuito por aí para o 8051 como do Denys Nicolusi em assembly ou C que são de fácil entendimento e muito bem explicativo. Pode talvez não ser uma solução imediata mas com certeza vai te ajudar muito nesse projeto e no futuro .. Abc

Editado: por transuranico
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara... olhando agora meus projetos achei uma coisa interessante:

555 Mono.png

 

Este circuito já está com tempo de 11 segundos ativo...

Ele só funciona depois que solta o botão, ai o circuito mono liga a saída 3 por cerca de seus desejados 10 segundos.

 

No caso ali na saída do pino 3, você liga ele em outro 555 que fará a geração de PWM.

 

Abaixo exemplo com motor dc:

 

555 Mono e PWM novo.png

 

 

Flw...

 

Editado: por nagkiller
Adicionar exemplo de circuito
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...