Jump to content
FACamargo

em análise APC Back-UPS 1200 Bi N cospe fusível fora da placa

Rate this topic

Recommended Posts

Alguém já viu um problema semelhante: tenho várias unidades desse APC Back-UPS 1200 Bi N com vários anos de uso. Recentemente algumas unidades começaram a dar defeito por ocasião de falta prolongada de luz. Provavelmente a corrente em cima dos transístores de saída foi muito alta, por muito tempo, aquecendo os terminais do fusível (30A) que não abriu, mas derreteu a solda e fez o fusível cair da placa. Isso aconteceu com pelo menos 3 unidades. No final deu na mesma como que se o fusível tivesse  aberto, mas tenho certeza que o calor excessivo deve ter estragado mais alguma coisa. Não sei se o problema foi ao exaurir a bateria, ou se foi no retorno da força. Também não medi nada ainda, pois nem sei por onde começar. Gostaria de susgestões sobre essa unidade, e também de ver se alguém tem um esquema da mesma. A placa indica Rv 02 - Número 23812 PS1200 22/02/2011. Essa é uma unidade projetada e fabricada pela antiga Microsol. Penso que elas estão chegando no limite da sua vida útil, mas quem sabe consigo esticá-las um pouco mais. Agradeço por qualquer ajuda.

Share this post


Link to post
Share on other sites

boa tarde @facamargo,  tive problemas parecido por usar bateria de altas correntes , usei baterias estacionaias de 60a fechando pra 24v . tive que diminuir pra 45a , qual o estado do no-break hj ? esta com algum led aceso ?

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá João, obrigado por se interessar. Com baterias instaladas, e ligado na tomado, o nobreak acende a luz de power (verde) e fica com a luz amarela (carga) piscando, com algum relé também produzindo um som de liga/desliga na mesma frequência do led, o que me parece compreensível, dado que ainda não coloquei os fusíveis de volta na placa, e portanto o circuito não encontra as baterias... (eu acho).  As soldas nos transístores estão muito comprometidas, e a placa tem algumas regiões escurecidas por sobre-aquecimento - mas longe da área dos transístores. De resto, tudo parece em boas condições e não suspeitaria de nenhum outro componente, nem mesmo eletrolíticos estufados ou algo assim O que você sugere: soldar tudo de volta e ver o que acontece?

Quanto às baterias, estava usando 2 baterias de 12V9Ah ligadas em série (24V) dentro da caixa do nobreak. O padrão nesse inversor é 12V7Ah. Não pensei que pudesse fazer muita diferença.  Sabe onde posso encontrar o esquema desse nobreak?

Share this post


Link to post
Share on other sites

entao tive o mesmo problema com um de apc 700va (nao é o mesmo que estavam com as baterias de 60a), porem nao foi o fusivel quem caiu foi um transistor, resoldei tudo e troquei o transistor , no seu caso eu recomedo medir a placa principalmento os transistor de regulador de tensao e se tiver tudo certo ai armar novamente com o fusivel . 

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites
44 minutos atrás, FACamargo disse:

Vou tentar, e te reporto o que aconteceu...

 

esperamos retorno e boa sorte.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Geralmente tenho esse problema justamente em casos de falta de energia prolongada. Pois se os equipamentos ligados sempre pedem a mesma potência, e a carga das baterias só diminui, a corrente tende a aumentar gerando calor em vários pontos da placa (Mesmo efeito de bateria de alta corrente!). Esse calor solta fúsível, mosfet e até trafo da placa. Em alguns casos esse efeito danifica o controlador da placa por trabalhar com corrente alta nos circuitos. O ideal é mesmo recolocar o fúsível, testar o restante dos componentes e o principal: Depois do nobreak funcionando, pensar em usar uma bateria externa mais adequada para este cenário de período longo sem energia ou substituir o nobreak por um modelo mais robusto. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pois bem, agora que eu tive um tempo livre, recoloquei os fusíveis de volta na placa, garantindo que houvesse uma boa soldagem. Rezei um pouco, re-instalei as baterias e liguei a unidade, que de início parecia estar funcionando bem (uff, um alívio ver que nada saiu fritando quando liquei a tomada).

De fato, as luzes no painel indicavam que estava carregando a bateria (luz verde e amarela acesas). No entanto, ao medir a tensão sobre as baterias, obtive a leitura de 25.6V, que é maior do que 24V, mas me parece insuficiente para recarregar as baterias (problema-1). 

De todo modo, resolvi acionar a unidade, pressionando o botão frontal até ouvir os beeps de teste (luz amarela piscando), e acender a luz azul. A unidade respondeu adequadamente (parte lógica parece OK), e apresentou 108V na saída AC (lembro que estou alimentando-a com ~220VAC).


No entanto, desliguei a força e a leitura caiu imediatamente para 88V, indicando algum problema em um  ou mais dos transístores de saída (problema-2). De fato, esta deve ter sido a causa do problema com os fusíveis desde o início. Não verifiquei ainda quais transistores estão bons, e quais estão pifados. Mas realmente creio que essa é a parte fácil do problema.

 

Gostaria de alguma dica, qualquer dica, com relação ao problema-1(i.e., o circuito carregador das baterias), visto que não sei por onde começar. Já identifiquei a região do circuito carregador na placa, mas não tenho a menor idéia do que pode estar errado, do que devo procurar, de como posso diagnosticar esse circuito. 

 

Estou aguardando chegar o meu 1º osciloscópio analógico para ver se com ele consigo descobrir mais alguma coisa (vai levar uns 10 dias ainda para chegar). Mas gostaria muito de contar com a ajuda de vocês, que tem mais experiência com essa unidade, para ver se juntos conseguimos consertá-la.

 

Como tenho várias outras unidades idênticas com problemas diferentes e semelhantes, espero que no final dessa brincadeira eu terei adquirido alguma experiência em Nobreaks APC BR1200 Bivolt, e certamente irei compartilhar todo o processo aqui neste forum. 

 

Por hora aguardo suas idéias e sugestões. Por enquanto, muito obrigado.

 

 

/FAC.
 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sobre o problema do carregador: 25,6 me parece a tensão das próprias baterias: 25,6/2 = 12,8 que é a tensão que geralmente tem nas baterias novas. Isso indicaria que a tensão que o nobreak está gerando no carregador é 0V... Vc mediu desconectando um dos terminais da bateria? Se medir conectado vai ter leitura incorreta. Se mediu certo com um lado desconectado, então está baixo mesmo, deve verificar se a placa tem trimpot de ajuste e se não tem, precisa verificar se tem algum transistor do carregador aquecendo muito ou alterado. Referente ao problema 2. A tensão de saída em modo bateria de nobreaks de 1200va costuma variar de 110v a 120v. 88V seria a tensão de um nobreak de menor, ou nobreak velho ou nobreak com defeito. Isso pode ser resultado de baterias com carga incompleta (referente ao problema 1), ou pode ser que o inversor não esteja funcionando bem. Também deve verificar os transistores dele. Mas eu verificaria o problema 1 primeiro e deixaria o problema 2 por último.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia ,normalmente se mede a saida do inversor com um multimetro TRUE RMS pois este modelo de nobreack e de onda quadrada e ao se medir em um multimetro comum e normal aparecer menos volts na saida em modo inversor pois nao mede a onda quadrada corretamente.

Para carregador em modo :

flutuação de 13,6v a 13,8v por bateria.

ciclico de 14,5 a 14,9 v por bateria

no caso deste equipamento e flutuação. normalmente abre o fet do carregador. 

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal, fiz um upload do circuito carregador desses nobreaks APC Back-UPS 1200 Bi N. O esquema foi levantado pelo meu colega Raphael Coelho Marques, mas eu montei um circuito simulado no Proteus a partir do desenho dele. Deu um pouco de trabalho para acertar alguns detalhes de sinais vindos do micro-controlador (que não está representado no circuito), mas no final consegui que o simulador reproduzisse a mesma forma de onda na saída que um nobreak em bom estado de funcionamento. Isso me ajudou muito a compreender o circuito e já consegui consertar algumas da unidades que estavam com problema nesse circuito. 

Agora faltam unidades com problemas em outras partes. Depois eu volto ao assunto aqui.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Posted (edited)

olá amigo estou com problema em três nobreak apc back ups 1200bi,e estou precisando urgente do esquema eletrico,já procurei na internet e nada,alguém pode mim ajudar.enviando para meu email,jjustinopm@hotmail.com fico muito agradecido.abraço

 

Edited by Antonio jose justino

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By Anderson Bottesini
      Preciso de ajuda com um esquema pra essa placa nao consigo baixar, encontrei um curto, ultimos casos boto tensao ate esplodir o componente skaljdlkajslkdjaslk. se alguem puder dar um help, nao liga, nao tem  tensao em bobina alguma
    • By aguiartecba
      Olá pessoal, estou trabalhando em uma placa que controla um motor DC, nela eu tenho uma ponte H onde 2 MOSFETs queimaram. Aparentemente só foi esse o problema, bastando substituir os mesmos para reparar a placa, mas, não consigo encontrar o datasheet dos MOSFETs em lugar nenhum.
       
      Queria encontrar algum equivalente, mas, sem o datasheet fica difícil...
       
      Vou deixar as fotos de ambos para ver se alguém conhece.
       
      Obrigado.
       
       
       
       


    • By Rhuan
      Olá, estou com esse nobreak que as vezes está alternando entre rede e bateria sem oscilação de energia. Já troquei o ventilador, reles, transistores dos reles e diodos, e também os 2 lms 324. Placa resoldada e bateria nova.
       
      No pino 1 do bd139 tem 14.4v
      Pino 2 tem 25v
      Pino 3 tem 14.8v
      Pino 7 do pic tem 3.3v
      Pino 20 do pic tem  5v
       
    • By helptech
      Hola.. les traigo esta placa.. en donde sucede algo raro.. cuando esta conectado a los 19v por jackpower.. solo presenta un consumo de 100ma estables y en la salida del oz8690ln estan presente los 19v.. pero no enciende ni emite imagen..
      cuando se conecta la bateria sin conectar los 19v.. el equipo enciende y emite imagen normal.. pero al conectar los 19v se crea conflicto y no enciende..pero los 19v estan presente en la salida del oz... alguien me podria guiar en el funcionamiento del oz? creo q el problema viene por ahi..
      si necesitan mas datos.. los subo sin problemas
       
       
    • By MSInfoHelp!
      Boa tarde, estou com essa placa com o defeito liga e desliga em loop, já regravei bios, troquei o chip, troquei memória, processador, ligar sem o auxiliar 12v, tenho 5v no power, tenho standby, porém não tenho tensão na bios com a placa desligada, ao ligar a tensão aparece e some conforme a placa liga e desliga, alguma dica?

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...