Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise APC Back-UPS 1200 Bi N cospe fusível fora da placa

Avalie este tópico:


FACamargo

Posts em destaque

Alguém já viu um problema semelhante: tenho várias unidades desse APC Back-UPS 1200 Bi N com vários anos de uso. Recentemente algumas unidades começaram a dar defeito por ocasião de falta prolongada de luz. Provavelmente a corrente em cima dos transístores de saída foi muito alta, por muito tempo, aquecendo os terminais do fusível (30A) que não abriu, mas derreteu a solda e fez o fusível cair da placa. Isso aconteceu com pelo menos 3 unidades. No final deu na mesma como que se o fusível tivesse  aberto, mas tenho certeza que o calor excessivo deve ter estragado mais alguma coisa. Não sei se o problema foi ao exaurir a bateria, ou se foi no retorno da força. Também não medi nada ainda, pois nem sei por onde começar. Gostaria de susgestões sobre essa unidade, e também de ver se alguém tem um esquema da mesma. A placa indica Rv 02 - Número 23812 PS1200 22/02/2011. Essa é uma unidade projetada e fabricada pela antiga Microsol. Penso que elas estão chegando no limite da sua vida útil, mas quem sabe consigo esticá-las um pouco mais. Agradeço por qualquer ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá João, obrigado por se interessar. Com baterias instaladas, e ligado na tomado, o nobreak acende a luz de power (verde) e fica com a luz amarela (carga) piscando, com algum relé também produzindo um som de liga/desliga na mesma frequência do led, o que me parece compreensível, dado que ainda não coloquei os fusíveis de volta na placa, e portanto o circuito não encontra as baterias... (eu acho).  As soldas nos transístores estão muito comprometidas, e a placa tem algumas regiões escurecidas por sobre-aquecimento - mas longe da área dos transístores. De resto, tudo parece em boas condições e não suspeitaria de nenhum outro componente, nem mesmo eletrolíticos estufados ou algo assim O que você sugere: soldar tudo de volta e ver o que acontece?

Quanto às baterias, estava usando 2 baterias de 12V9Ah ligadas em série (24V) dentro da caixa do nobreak. O padrão nesse inversor é 12V7Ah. Não pensei que pudesse fazer muita diferença.  Sabe onde posso encontrar o esquema desse nobreak?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entao tive o mesmo problema com um de apc 700va (nao é o mesmo que estavam com as baterias de 60a), porem nao foi o fusivel quem caiu foi um transistor, resoldei tudo e troquei o transistor , no seu caso eu recomedo medir a placa principalmento os transistor de regulador de tensao e se tiver tudo certo ai armar novamente com o fusivel . 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente tenho esse problema justamente em casos de falta de energia prolongada. Pois se os equipamentos ligados sempre pedem a mesma potência, e a carga das baterias só diminui, a corrente tende a aumentar gerando calor em vários pontos da placa (Mesmo efeito de bateria de alta corrente!). Esse calor solta fúsível, mosfet e até trafo da placa. Em alguns casos esse efeito danifica o controlador da placa por trabalhar com corrente alta nos circuitos. O ideal é mesmo recolocar o fúsível, testar o restante dos componentes e o principal: Depois do nobreak funcionando, pensar em usar uma bateria externa mais adequada para este cenário de período longo sem energia ou substituir o nobreak por um modelo mais robusto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois bem, agora que eu tive um tempo livre, recoloquei os fusíveis de volta na placa, garantindo que houvesse uma boa soldagem. Rezei um pouco, re-instalei as baterias e liguei a unidade, que de início parecia estar funcionando bem (uff, um alívio ver que nada saiu fritando quando liquei a tomada).

De fato, as luzes no painel indicavam que estava carregando a bateria (luz verde e amarela acesas). No entanto, ao medir a tensão sobre as baterias, obtive a leitura de 25.6V, que é maior do que 24V, mas me parece insuficiente para recarregar as baterias (problema-1). 

De todo modo, resolvi acionar a unidade, pressionando o botão frontal até ouvir os beeps de teste (luz amarela piscando), e acender a luz azul. A unidade respondeu adequadamente (parte lógica parece OK), e apresentou 108V na saída AC (lembro que estou alimentando-a com ~220VAC).


No entanto, desliguei a força e a leitura caiu imediatamente para 88V, indicando algum problema em um  ou mais dos transístores de saída (problema-2). De fato, esta deve ter sido a causa do problema com os fusíveis desde o início. Não verifiquei ainda quais transistores estão bons, e quais estão pifados. Mas realmente creio que essa é a parte fácil do problema.

 

Gostaria de alguma dica, qualquer dica, com relação ao problema-1(i.e., o circuito carregador das baterias), visto que não sei por onde começar. Já identifiquei a região do circuito carregador na placa, mas não tenho a menor idéia do que pode estar errado, do que devo procurar, de como posso diagnosticar esse circuito. 

 

Estou aguardando chegar o meu 1º osciloscópio analógico para ver se com ele consigo descobrir mais alguma coisa (vai levar uns 10 dias ainda para chegar). Mas gostaria muito de contar com a ajuda de vocês, que tem mais experiência com essa unidade, para ver se juntos conseguimos consertá-la.

 

Como tenho várias outras unidades idênticas com problemas diferentes e semelhantes, espero que no final dessa brincadeira eu terei adquirido alguma experiência em Nobreaks APC BR1200 Bivolt, e certamente irei compartilhar todo o processo aqui neste forum. 

 

Por hora aguardo suas idéias e sugestões. Por enquanto, muito obrigado.

 

 

/FAC.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o problema do carregador: 25,6 me parece a tensão das próprias baterias: 25,6/2 = 12,8 que é a tensão que geralmente tem nas baterias novas. Isso indicaria que a tensão que o nobreak está gerando no carregador é 0V... Vc mediu desconectando um dos terminais da bateria? Se medir conectado vai ter leitura incorreta. Se mediu certo com um lado desconectado, então está baixo mesmo, deve verificar se a placa tem trimpot de ajuste e se não tem, precisa verificar se tem algum transistor do carregador aquecendo muito ou alterado. Referente ao problema 2. A tensão de saída em modo bateria de nobreaks de 1200va costuma variar de 110v a 120v. 88V seria a tensão de um nobreak de menor, ou nobreak velho ou nobreak com defeito. Isso pode ser resultado de baterias com carga incompleta (referente ao problema 1), ou pode ser que o inversor não esteja funcionando bem. Também deve verificar os transistores dele. Mas eu verificaria o problema 1 primeiro e deixaria o problema 2 por último.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia ,normalmente se mede a saida do inversor com um multimetro TRUE RMS pois este modelo de nobreack e de onda quadrada e ao se medir em um multimetro comum e normal aparecer menos volts na saida em modo inversor pois nao mede a onda quadrada corretamente.

Para carregador em modo :

flutuação de 13,6v a 13,8v por bateria.

ciclico de 14,5 a 14,9 v por bateria

no caso deste equipamento e flutuação. normalmente abre o fet do carregador. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Pessoal, fiz um upload do circuito carregador desses nobreaks APC Back-UPS 1200 Bi N. O esquema foi levantado pelo meu colega Raphael Coelho Marques, mas eu montei um circuito simulado no Proteus a partir do desenho dele. Deu um pouco de trabalho para acertar alguns detalhes de sinais vindos do micro-controlador (que não está representado no circuito), mas no final consegui que o simulador reproduzisse a mesma forma de onda na saída que um nobreak em bom estado de funcionamento. Isso me ajudou muito a compreender o circuito e já consegui consertar algumas da unidades que estavam com problema nesse circuito. 

Agora faltam unidades com problemas em outras partes. Depois eu volto ao assunto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

olá amigo estou com problema em três nobreak apc back ups 1200bi,e estou precisando urgente do esquema eletrico,já procurei na internet e nada,alguém pode mim ajudar.enviando para meu email,jjustinopm@hotmail.com fico muito agradecido.abraço

 

Editado: por Antonio jose justino
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...