Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Emachine d728-4079 / Quanta ZQ5 / Não liga com fonte e bateria juntos

Avalie este tópico:


fmandetta

Posts em destaque

Olá.

 

Precisamos trabalhar com hipóteses. Mas antes, vamos entender como a tensão percorre em condições normais.

 

Apenas fonte conectada 


Em VA1 temos o diodo PD10 (diodo snubber) em série com PD11 que creio ser um zener apenas de proteção finita. Então chegamos ao PQ56 que se percebermos está em série com o PQ39, note que VA2 é igual a VIN, nisto vemos que de fato PQ56 e PQ39 são acionados no mesmo instante, isto é, havendo ou não bateria o bloqueio de BAT-V é acionado. É fácil ver que se isso não ocorrer VIN entrará nos pinos do ISL. O PQ5 atua como driver. É importante notar que o PNP enquanto D/C# em 0V não atua em nada, mantendo PQ56 conduzindo (gate "morto"). Por outro lado, quando D/C# estiver > 0V teremos 0V no gate do PNP, isso fará PQ56 receber na fonte e no gate 19V, cortando-o. Note que D/C# deve ter tensão negativa igual a 0 (condição fonte conectada). Fica fácil agora saber que PQ15 mantem-se cortado pois D/C# é 0 e PQ39 como é PNP mantem-se cortado pois a comporta tem o mesmo nível da fonte . Perceba ainda que o sinal D/C# só aparece devido a VA1 em DCIN e ACIN.

 

Apenas bateria conectada

 

Iniciando por PQ39, a tensão chega até PQ56, ou seja, BAT-V vira VIN. Novamente em PQ5 no PNP fica evidente que não faz parte do circuito, VA2 igual a 0, ou seja, circuito "morto". Note que PR14 fornece nível alto ao PQ15, portanto com bateria conectada o PQ5 é inútil. Note que o pino 15 colhe uma amostra da tensão BAT-V, se este pino estiver errado, ele pode fornecer erro ao ISL.

 

Ambas

 

VIN chegará ao source de PQ39 e BAT-V ao dreno do mesmo, a diferença entre source e porta mantém o PQ39 fechado. O MOSFET duplo PQ5 agora é útil, vejamos que quando recebe VA2 no PNP e nível alto em D/C# o NPN conduz e chaveia o PNP que por sua vez chaveia PQ56. Note que aqui PQ15 não satura pois VIN passará por apenas PR40 em série com PR39 (não configura divisor), assim PQ15 não participa ativamente do circuito já que a porta estará negativa em relação ao source. Portanto @fmandetta, é por isso que o sistema funciona normalmente sem PQ15.

 

Citar

 

Como mencionado: 

  Em 08/02/2018 às 23:15, fmandetta disse:

Na verdade me perdi nas medições, fiquei na dúvida do comutador ( se é mesmo o pq39) pois os 10v da bateria chegam até pq56 mesmo com a fonte conectada.

 

 

Absurdo. Se PQ39 é o comutador, como há tensão chegando no PQ56? Desta forma, Verifique se PR40 não está alterado, se ele aumentar de valor, diminui a tensão no gate e assim ele passa a conduzir.

Teste: Apenas bateria, meça se há tensão chegando em VA2. Se isso ocorrer, aí fica nítido o porque de nível alto em D/C#.

 

Sinal ACOK está chegando no I/O ou será ele mesmo? Poderá ser o ISL novamente com defeito?

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, CHACO disse:

    

Apenas bateria conectada

 

Iniciando por PQ39, a tensão chega até PQ56, ou seja, BAT-V vira VIN. Novamente em PQ5 no PNP fica evidente que não faz parte do circuito, VA2 igual a 0, ou seja, circuito "morto". Note que PR14 fornece nível alto ao PQ15, portanto com bateria conectada o PQ5 é inútil. Note que o pino 15 colhe uma amostra da tensão BAT-V, se este pino estiver errado, ele pode fornecer erro ao ISL. 

  

Exatamente mas por que só com a bateria o circuito VA2 fica morto? se o diodo interno do PQ56 está permitindo a passagem da tensão mesmo sem chavear... 

Editado: por braucksdiego
Não fazia sentido a minha pergunta anterior HEHE
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, CHACO disse:

Note que aqui PQ15 não satura pois VIN passará por apenas PR40 em série com PR39 (não configura divisor)

Porque se D/C# tem nivel lógico alto? não faz sentido, um Fet canal N vai conduzir quando o gate for maior que o source... ai está o problema.... PQ39 está saturando mesmo com o carregador conectado. Lembrando que D/C# é active low, ou seja quando ele for nivel baixo ai sim o circuito vai funcionar com o carregador e bateria juntos. 

zq5 desliga com bateira e fonte.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando D/C# está em nível alto, o PQ5 libera 19v para o gate do PQ56 e dessa forma o mesmo fica em corte (pode ser que por isso a @fmandetta tenha encontrado a tensão da bateria no PQ56 com carregador e bateria conectados.)

Quando D/C# está em nível baixo, o PQ5 não deixa passar os 19v para o gate do PQ56.... nesse momento prevalece a tensão vinda da queda resistiva formada pelos PR17 e PR19. Aí sim o PQ56 satura.

 

Se eu não estiver enganado.

Editado: por Jakers Binder
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Jakers Binder disse:

Quando D/C# está em nível alto, o PQ5 libera 19v para o gate do PQ56 e dessa forma o mesmo fica em corte (pode ser que por isso a @fmandetta tenha encontrado a tensão da bateria no PQ56).

Quando D/C# está em nível baixo, o PQ5 não deixa passar os 19v para o gate do PQ56.... nesse momento prevalece a tensão vinda da queda resistiva formada pelos PR17 e PR19. Aí sim o PQ56 satura.

 

Se eu não estiver enganado.

exato @Jakers Binder por isso que D/C# mediante minha analise deveria ter tensão somente quando a bateria estaria conectada, quando o carregador e a bateria estão conectados este sinal D/C# deveria ser nivel baixo assim indicando ao EC tensão do carregador e mantendo pq15 em corte, mantendo a tensão da bateria no dreno do pq39. mas isto é minha analise e posso estar errado, se acontecer, por favor me corrijam.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, cristi disse:

@fmandettabom dia amigo, Bom Tópico !

pq56 deve ter 9,5 no pino 1 Gate, em razão do divisor citado na resposta #31 lembrando que PR19 e PR17 são dois resistores de mesmo valor 220k, então se divide a tensão pela metade que no seu caso 19v /2 = 9,5v confere ?

Somente complementando a resposta do colega, deve ter 9,5 quando somente o carregador está conectado e quando há carregador e bateria conectados, que é quando o D/C# está em nivel baixo 0v

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, braucksdiego disse:

Somente complementando a resposta do colega, deve ter 9,5 quando somente o carregador está conectado e quando há carregador e bateria conectados, que é quando o D/C# está em nivel baixo 0v

exato amigo @braucksdiego obrigado pela complementação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Bom dia amigos, o cliente na época quis levar a maquina, e eu expliquei oque estava acontecendo e ele quis que eu entregasse da maneira que estava. Funcionando sem o PQ15. Acontece que logo ele percebeu que a maquina trava ao ponto de não instalar o windows até o final, mas só me retornou a maquina ontem.

Ja foi testado hd e memoria. Enfim, esta semana volta a analise dela para resolver por completo, ou seja, funcionar com o pq15. Conto com a ajuda de vcs.

Vou refazer as medições com as observações de vcs e volto a postar aqui. Muito Obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
Em 10/02/2018 às 18:21, wjinformatica disse:

temos que analisar o circuito em volta amigo, pois deve ter algo ratiando e não ser o pq15

ele deve ta sendo o que chamamos de falso positivo

vamos desfocar dele e ver o resto

Vc poderia me explicar o porque ao trocar o pq15 o circuito volta a funcionar corretamente com bateria e fonte plugados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...