Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Avalie este tópico:


Thallysson_Eng

Posts em destaque

Olá a todos da comunidade, este é meu primeiro post aqui no forum então pode faltar informações, ou conter muitas desnecessárias ok? kk

Certo, estou desenvolvendo uma PCB para controle de cargas AC (resistivas e/ou Indutivas, mas de baixa indutância). Com base em pesquisas fui montando todo circuito utilizando o 4N25 para transmitir a passagem por Zero para o Arduino, o MOC3021 (Não tem o 3020 no Proteus), como comutador do Triac, enfim um circuito completo. Ele funciona? Sim funciona, se eu fizer a sketch de leitura da passagem de zero com HIGH na porta e uma condição if/else para ligar outra porta quando tiver em HIGH, funciona ele fica comutando várias vezes a a entrada do MOC, só que não é isso que é pra ele fazer, preciso de controlar o ângulo de disparo para que ele comute de acordo com esse ângulo, tipo 0° ele começa em 0seg, mas 90º ele começa em 4,16ms. São dois os meus problemas, o tal do Zero_Crossing_RISING e o Timer1 do Arduino, por mais que eu tente não acho um tutorial bem explicado de como utilizar eles, principalmente para essa tarefa. 

Circuito Triac.jpg

Logo se alguém tiver alguma ideia, ou se tiver essa sketch pronta e puder compartilhar, eu agradeço.

 

PS: Segue em anexo a imagem do meu circuito. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A parte do Zero Cross eu consegui fazer e está funcionando perfeitamente, só falta implementar o tempo agora pra gatilhar o pulso no momento certo.

 

#include <TimerOne.h>

//--- Mapeamento de Portas ---
#define  Gate 9
#define  Zero 2
//--- Rotina de Interrupção ---
void Interrupt()
{  
  digitalWrite(Gate, HIGH);
  delayMicroseconds(500);
  digitalWrite(Gate, LOW);
}

//--- Configuração Inicial do Programa ---
  void setup()
  {
  Serial.begin(9600);
  pinMode(Gate, OUTPUT);
  pinMode(Zero, INPUT);
  digitalWrite(Gate, LOW);

  attachInterrupt(0, Interrupt, RISING);
  }

  //--- Loop Infinito ---
  void loop()
  {
  }

Vlw  nagkiller, partiu entender esse timer1 agora 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...