Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Samsung NP530U3C-AD3BR / Lotus 13-R Rev 1.3 BA41-02040A / Sem Vídeo

Avalie este tópico:


Hubs

Posts em destaque

Olá senhores,

Peguei o notebook da minha amiga com o defeito de bootloop no logotipo da Samsung, sem poder entrar na BIOS. A única coisa que fazia é reiniciar, voltar para mesma tela e tudo se repetia.
Suspeitei problema de BIOS, então retirei o CI de BIOS (MXIC25L64), tentei fazer a leitura dele usando um Raspberry Pi 3B mas nada. Resoldei o chip de volta e agora a máquina está sem vídeo. LEDs funcionam e aparentemente a CPU também, uma vez que ela esquenta.

Encomendei outro CI com o BIOS do mesmo modelo de máquina, mas ainda segue o problema como descrito.

Alguma opinião? Me cheira a BIOS incorreta...

Editado: por Hubs
typo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, lipehsb disse:

parece realmente ser o bios, mas vc podia ter resetado o bios tirando a pilha cmos ou fazendo o contato no jumper que faz reset na placa.


Quando ainda tinha vídeo fiz o reset de BIOS desconectando tanto a bateria e a pilha CMOS. Fazendo isso agora ainda fica sem vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/02/2018 às 03:14, lipehsb disse:

agora que a placa fica sem video veja se está faltando tensão em alguma bobina


Tem uma bobina que tá dando 0V. O resto tá >0V.
Veja na imagem anexo para ver qual tá dando 0V.
 

 

Em 21/02/2018 às 10:17, wjinformatica disse:

as placas do sansung tem um reset que fazem depois de regravarem a bios que é perto do slot de memória algumas.

ve isso ou mande uma foto da placa amigo

esse reset da pilha como tu falou não da certo nessas placas

Marquei os pads que podem ser jumpados...

IMG_20180223_245943105.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prova ele que essa bobina seja vfxcore que é sempre a última coisa a ser iniciada caso não tenha nenhum problema. Como a BIOS pode estar ratiando ela não aparece

Faça um jumper no reset aperte o Power sem bateria ou ligado na tomada e deixe um tempo parado, tire o jumper e volte a ligar de novo 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Hubs disse:

Acabei de fazer caca e um dos pads de solda do CI de BIOS saiu fora. Era o pad de DI (pino 8).

Duvido que haja algum ponto que possa soldar um fio para funcionar que nem substituto nesse pad. Só olhando o esquemático e o plano da PCB para ver isso finalmente.

IMG_20180223_245943105.jpg.7d5f782ed7e290815c960becac447445.jpg

como foi dito pino 7 e o 8 são alimentação e normalmente são ligado a um resistor que deve ta na mesma trilha amigo

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, erro meu.

É o pino 5, de acordo com o

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, wjinformatica disse:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

qualquer mosfet é contado a partir do ponto de marcação nele sendo numero 1 segue até o 4 e sobe pelo lado que parou sendo 5.

o 8 sempre será em frente ao pino 1

É, eu estava contando que nem numeração de pin header. Falha minha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, wjinformatica disse:

image.pngpior que o pino 5 vem do chipset amigo dificil agora com esse problema


Creio eu que não vai ter um test point para isso, correto?

Bom, de qualquer forma, tentei evitar a troca inteira da placa mãe. Pelo jeito não tem como escapar disso. Próxima vez pego leve com a malha de solda kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Hubs disse:


Creio eu que não vai ter um test point para isso, correto?

Bom, de qualquer forma, tentei evitar a troca inteira da placa mãe. Pelo jeito não tem como escapar disso. Próxima vez pego leve com a malha de solda kkk

mas para ter soltado com malha de solda e ferro de solda já estava com problemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui resoldar o BIOS após algumas horas de paciência e mão firme. Peguei um unico fio de jumper e fui lá. Nunca saberei se deu certo.

Se for precisar reprogramar a BIOS, vou precisar de um clip SOIC. Retirar o CI para botar no soquete e ligar na RPi agora está fora de questão. Se for o caminho agora, acho que vou desistir dessa placa mãe e devolver a máquina.

 

Em 23/02/2018 às 03:24, wjinformatica disse:

Faça um jumper no reset aperte o Power sem bateria ou ligado na tomada e deixe um tempo parado, tire o jumper e volte a ligar de novo 


Com o reparo do CI de BIOS, fiz isso. Agora a máquina liga, ainda sem vídeo, mas logo em instantes desliga.

Editado: por Hubs
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Hubs disse:

Consegui resoldar o BIOS após algumas horas de paciência e mão firme. Peguei um unico fio de jumper e fui lá. Nunca saberei se deu certo.

Se for precisar reprogramar a BIOS, vou precisar de um clip SOIC. Retirar o CI para botar no soquete e ligar na RPi agora está fora de questão. Se for o caminho agora, acho que vou desistir dessa placa mãe e devolver a máquina.

 


Com o reparo do CI de BIOS, fiz isso. Agora a máquina liga, ainda sem vídeo, mas logo em instantes desliga.

veja nesse tempo que ela liga se esta faltando tensão em alguma bobina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...