Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia Incompatibilidade em arquivos de BIOS. Saiba como evitar !

Avalie este tópico:


infosquad

Posts em destaque

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Nesse vídeos fizemos uma análise de uma placa mãe ZRW de um Acer E5- 574. Essa análise com osciloscópio, consiste em mostrar que em uma mesma placa mãe e mesma revisão, possui bios diferentes de acordo com o processador que ela usa. São processadores integrados no mesmo chip o PCH.

 

 

 

  • Joinha 7
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/04/2018 às 13:03, newtech.contato disse:

Nesse vídeos fizemos uma análise de uma placa mãe ZRW de um Acer E5- 574. Essa análise com osciloscópio, consiste em mostrar que em uma mesma placa mãe e mesma revisão, possui bios diferentes de acordo com o processador que ela usa. São processadores integrados no mesmo chip o PCH.

 

 

 

Nossa perfeita a explicação.. parabens pelo o video 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Daniel sem destaque neste tópico
  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Caramba, muito boa esta informação! As placas estão cada vez mais complexas, isto lembra os módulos de carros, apesar de vc ver dois carros exatamente iguais, o sistema do modulo é diferente, isto porque o fabricante usa o que o fornecedor tem disponível! Um problema parecido eu tive com um monitor Samsung, eram iguais, as placas tb, mas o display era diferente, as placas eram incompatíveis, o chato é que não tem nenhuma indicação nas placas que especifique a diferença dos displays!

Obrigado!

Bené

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 1 mês depois...

Ótimo iniciativa, assim todos poderemos encontrar os arquivos compatíveis das placas que precisam de reparo.

Foi assim que encontrei uma bios para uma placa de note samsung RV420 aqui no fórum.

Pense num equipamento que dava dor de cabeça? Misteriosamente não pude entrar na bios pra alterar a sequencia de boot.

Caso de UEFI corrompida. Só encontrei com vocês aqui justamente para o modelo que precisava pelo padrão que estão adotando.

Geralmente na internet encontra para outras revisões de placas que não permitiam gravar nesse equipamento que tava com problema.

 :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 anos depois...
  • 11 meses depois...
Em 22/02/2018 às 18:06, infosquad disse:

 

 

 

 


Para poder definir a compatibilidade dos nossos backups de BIOS é vital
que comecemos a tomar nota de todos os detalhes possíveis !


Exemplo:

Placa e revisão: 
ACLU2 - Revisão 1.0
Processador: SR1EK / Core I3-4005U - Verifique no Google se o código realmente é o de referencia do CPU
UMA - DISCRETE :  Algumas placas podem ter o mesmo modelo e ser vendidas em 2 versões :  Com GPU dedicado ou com GPU integrado
Modelo completo do aparelho:  Lenovo G50-70 - Model 20351
REVISÃO:  MUITO IMPORTANTE ! Alguns processadores da Intel estão tendo problemas que são solucionados com atualizações e não reprogramando !
Detalhes adicionais:   Foi testada ? Foi editada ? É Clean ME ? É um clássico backup de maquina funcionando ?  Você estava de bom humor quando fez o backup ? (Dependendo das crenças de cada um, isso pode ser importante ?)
 

 

 "Ahhh Cristian, mas por que essa frescura toda ?"
 

 


Sente o DRAMA !

ACLU2.PNG

Em algumas placas podemos ver que o fabricante especifica compatibilidade inclusive com processadores de gerações diferentes

Agora trabalhando com MCP (Multi Chip Package), quando trocamos o CPU também estamos trocando o PCH, portanto a placa consegue ser compatível com uma quantidade muito grande de processadores. No entanto o Firmware da placa não precisa suportar todos esses CPUs porque apenas 1 vai fazer parte daquela placa e digamos que....."não se troca jamais".

E porque não baixar do site do fabricante ?

Os arquivos do fabricante precisam ser descompactados e editados e nem todos tem esses conhecimentos.  Sem contar que requer muito mais tempo por conta do técnico e tempo é dinheiro !
Vale lembrar também que quando o fabricante começa a utilizar algum método novo na compactação dos arquivos, pode passar um bom tempo até que tenhamos uma ferramenta que possa descompacta-lo.

Nem falemos dos equipamentos de marcas nacionais , aonde se você encontrar um driver que sirva na pagina já pode se considerar uma pessoa de sorte !

Como faco para identificar o modelo do CPU ?

Procure um código como este e jogue no google, se o resultado for um modelo de CPU.... pronto !

imagem CPU.jpg

Arrumei o arquivo em outro canto e só tem o modelo da placa no nome. Como identifico esses detalhes que estão faltando ?

Bom.... jeito fácil, fácil não tem !   O mais importante agora é que nós possamos compreender a importância de organizar nossos backups de maneira eficiente para não ficar dependendo da sorte.

 


 E vale lembrar que agora é mais importante do que nunca o seu comentário depois de ter baixado um arquivo !  Especifique os detalhes
da placa na qual você testou o arquivo e deixe o feedback.  Esta informação pode ser útil para você mesmo no futuro !


 

 

Ajude a fazer deste um novo padrão de organização para que possamos entrar no servidor de arquivos e abrir aquele sorriso quando acharmos a nossa BIOS,  sabendo que o Churrasco do FDS ta garantido !!!!

 

Boa gringo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Comentando o post inicial, a variação de fato é muito grande. Muitas vezes inclusive em bios de um suposto mesmo modelo e marca (a bendita Asus é um exemplo disso). E definitivamente não se pode confiar no nome do arquivo. Já cansei de pegar arquivo e quando vai ver era pra outro modelo diferente do que estava descrito no nome.

 

Antes de regravar uma bios, não confio no nome, sempre tento ler o arquivo binário dando uma olhada no código hexadecimal. Muitas vezes se pode ver ali, ainda que de forma truncada, pra que modelo o bios se destina.

 

E é chover no molhado, mas não custa enfatizar, antes de sair regravando bios confiando no nome do arquivo, faça BACKUP, pois nesse tipo de serviço frequentemente eles são necessários e evitam verdadeiros desastres.

Editado: por Brbios
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...