Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Dell Vostro 5470 - dajw8cmb8e1 REV:E - Defeito no botão ON/OFF

Avalie este tópico:


Dusec

Posts em destaque

Olá pessoal.

 

Eu estava consertando esse notebook, inclusive abri um tópico aqui no fórum sobre a bateria dele, que foi resolvido.

 

O foco aqui nesse tópico é passar a dica de como consertar um defeito comum de série nesse notebook que é o botão ON/OFF.

 

O botão ON/OFF desse notebook é acoplado no teclado e, se for necessário trocá-lo, tem-se que substituir o teclado inteiro. No entanto, essa tarefa de trocar o teclado dessa série é trabalhosa visto que ele é todo "soldado" no chassi.

 

Além disso, ter que custear um teclado novo apenas por causa desse botão pode trazer um gasto acima do esperado porque, além do teclado, o procedimento de troca pode causar outro problema e por aí vai.

 

Enfim, pesquisando na internet, achei um vídeo sugerindo como fazer a troca desse botão por um botão comumente encontrado em sucatas. O vídeo é o seguinte:

 

 

O vídeo é muito bom e esclarecedor mas aproveito para tecer algumas observações sobre esse procedimento.

 

No vídeo o rapaz sugere que se faça um corte na peça que contém o botão mas, da forma como ele sugere, perde-se o LED que ilumina o botão ON/OFF no chassis do notebook. Vejam nas duas imagens seguintes.

 

botao ligar dell vostro 3_1.jpg

 

botao ligar dell vostro 3_2.jpg

 

 

Já o que fiz foi arrancar a peça redonda do botão original. Assim tive acesso às trilhas que seguiam apenas para o botão power. E fiz o corte acima do LED. Vejam abaixo nas duas imagens.

 

botao ligar dell vostro 3_3.jpg

 

botao ligar dell vostro 3_4.jpg

 

 

Assim, como já escrito na imagem, como as trilhas do botão ON/OFF e as do LED são independentes, cortando-se mais acima (como sugeri) o LED continua funcionando perfeitamente.

 

O restante do procedimento é o mesmo do vídeo, ou seja, onde passa-se esses fios do botão ON/OFF novo, bem como onde se solda na placa.

 

Observo que um dos fios, ao invés de soldar no pino da BIOS sugerida pelo autor do vídeo, pode ser soldada no próprio conector do teclado também. Veja abaixo o conector no esquemático da placa-mãe:

 

diagrama.jpg

O pino 29 do conector é o que envia energia para o botão power. Depois que retorna, chega no pino 28.

 

Já o pino 27 é o retorno da energia que segue até o LED pelo pino 26.

 

Notem que os pinos 28 e 27 são ligados ao terra do notebook. Assim como o pino da BIOS sugerido pelo autor do vídeo. Porém, na BIOS é mais fácil fazer a solda do que no conector do teclado.

 

Bom, espero ajudar o pessoal que passar perrengue com essa máquina ou outras parecidas, que possuem esses botões ON/OFF que vivem dando problema.

 

Abraços a todos!

 

  • Joinha 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...