Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

diversos Desabafo - Dê a sua opinião (Manutenção de eletrônicos)

Avalie este tópico:


tecno_freitas

Posts em destaque

Bom dia amigos, estou escrevendo para desabafar com os senhores. Sou Técnico em eletrônica formado a oito anos, mas trabalho desde criança com essa fantástica profissão. Sempre gostei de fazer reparos em eletrônicos, especialmente em TV!

Por conta desta habilidade, consegui ingressar e permanecer por oito anos no Exército, hoje sou sargento da reserva. Fiz diversos cursos em áreas ligadas a eletrônica e informática, possuo um curriculum razoável além da minha experiência como militar.

Hoje me sinto triste com a condição atual da profissão de conserto de TV, conversei com alguns colegas e eles estão na mesma situação e já pensam em migrar para outra atividade. Eu não tenho oficina, presto serviço quando os colegas chamam, o problema é que maior parte dos aparelhos estão vindo com defeito no Display e a maioria das vezes só descobrimos quando colocamos o aparelho em funcionamento (uma perda de tempo e dinheiro). Temos dificuldade com aquisição de peças em especial o Display. Um mercado que já foi muito lucrativo, hoje eu vejo perdendo espaço com a cultura do desperdício, as fábricas não querem que consertemos seus aparelhos, não fabricam a peça, muitos aparelhos viram sucata, o conserto por muitas vezes fica caro e o cliente prefere comprar uma nova e dividir em 12x...

Alguém aqui está vivendo situação parecida? Contem as suas experiências e desabafem a situação. Deus abençoe à todos!

Editado: por tecno_freitas
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 - Olá freitas, o trc ( tubo de raios catódicos ), acabou deixando saudades. rsrs

- Os defeitos na tv, ficava quase sempre no tsh ( transistor de saída horizontal ), ou no flyback.

- Agora, com as tvs digitais, embora tenha as placas eletronicas, que apresentam pequenos defeitos, nem sempre soluveis, requerem a troca.

- O display, plasma, lcd, led, quando apresentam defeitos, praticamente a tv será descartada, vira sucata, o custo da tela representa quase o valor total da tv.

- O consumidor, tambem tem ficado no prejuizo, a garantia do fabricante, fica em torno de um ano, salvo pequenos casos, de garantia estendida.

- Enfim, consumidores e técnicos no prejuizo, graças a invasão das fabricas japonesas, em nosso País. Viva a tecnologia. rsrs.

- Enfim, este é um comentário pessoal, e tenho como base, relatos de parentes e amigos.

- Quanto ao mercado de trabalho, o brasileiro tem que ser uma metamorfose ambulante, como dizia Raul Seixas. Tem de vir se adaptando continuamente as formas que são fabricados os novos produtos eletronicos, com qualidade inferior, para prover preços baixos, para tambem serem competitivos, e estes produtos acabam sendo descartados, muitos no primeiro defeito apresentado após a garantia.

- Voltando ao assuntos das tvs digitais, entendo assim, se o defeito é na tela, o consumidor faz as contas, e vai optar por uma tv nova, com grande facilidade de pagamento parcelado.

- Quanto as fabricas japonesas, instaladas em nosso País, espero que pelo menos, se reverta em mais empregos, para os brasileiros.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@regisfatef, Excelente comentário, com certeza as fábricas são uma fonte de emprego, mas é imensamente inferior se compararmos com a quantidade de técnicos que estar "a ver navios"...

Sinto muita falta dos Tvs antigos, consertava todos os problemas, tinha o esquema na cabeça e além disso, era muito fácil achar a peça! Dificilmente tinha um orçamento negado.

Em toda a minha vida eu me dediquei a esta área, pelo visto, acho que vou ter que esperar o mercado se abrir e arrumar um emprego em algo relacionado a minha área e dar adeus a nobre função de reparos em Tvs.

Vou lembrar desses momentos com muita saudade, vivi anos de ouro que nunca esquecerei!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, tecno_freitas disse:

Tem algo em vista? O que vc pensa em fazer? é muito duro largar o que amamos e procurar outra atividade...

Ainda não sei, mas algo voltado a eletrônica, eletrônica é uma paixão que não se acaba, nos amamos, com 11 anos fui flechado e até agora com 45 sou apaixonado por essas área, só quem gosta sabe o que é ficar as vezes de madrugada procurando por uma solução, ou aproveitar um feriado ou final de semana para colocar um projeto em pratica. O problema hoje em dia é trabalhar na manutenção sem peças de reposição. 

Editado: por rampa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, tecno_freitas disse:

@rampa Também quero algo voltado a eletrônica, coloquei meu curriculum disponível para o mercado de trabalho, eu amo ser autônomo mas a situação não está nos dando escolhas...

com tv muito pouco peguei, mas acho que a eletrônica em geral esta cada vez mais descartável. Placas com baixo custo para as industrias e com cada vez mais dificuldade em encontrar peças para fazer reposição

mas na area da informática a eletronica ainda é um pouco acessível e com isso conseguimos usar nossos conhecimentos ainda no conserto de placas.

aqui na loja pequena que montei a quase dois anos nesses últimos meses com minha melhora na parte eletrônica cresceu bastante a entrada com placas com problemas e muito dos orçamentos são aprovados

Acho que ainda tu trabalhando legal e sabendo divulgar nas midias mais acessadas hoje em dia te ajuda muito

Tenho uma pagina do face onde divulgo trabalhos que faço na loja e o boca a boca ainda é o melhor amigo de qualquer emprego.

Só o que me deixa irado que muitos te trazem por tu ser um caro honesto, o que isso deveria ser de praxe em qualquer lugar e deveriam levar porque tu é bom no que faz

Mas primeiro a honestidade e depois a qualidade do teu trabalho.

Honestidade hoje é uma qualidade o que deveria ser simplesmente algo normal.

Mas na area da informatica mesmo saturada aqui na cidade estou vivendo tranquilo na eletrônica.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wjinformatica A informática aqui também está saturada, moro em Salvador - BA, o que não falta aqui são os buliçosos nessa área. 

Mas mesmo assim, eu acho que o mercado de recuperação de Placa mãe e placa de vídeo ainda pode ser um bom negócio... 

Estava pensando tbm na área de Games, sempre tive vontade de trabalhar com isso, mas nunca fui à frente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, tecno_freitas disse:

@wjinformatica A informática aqui também está saturada, moro em Salvador - BA, o que não falta aqui são os buliçosos nessa área. 

Mas mesmo assim, eu acho que o mercado de recuperação de Placa mãe e placa de vídeo ainda pode ser um bom negócio... 

Estava pensando tbm na área de Games, sempre tive vontade de trabalhar com isso, mas nunca fui à frente...

acho bem legal também com o conhecimento que conseguii nesse tempo com notebooks até arrumei um xbox360 que não ligava esses dias e já divulguei na página também, nessa área da eletronica temos que estar sempre dispostos a novos desafios e quem realmente gosta consegue supera-los mesmo que as vezes sendo mais dificeis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguma coisa tem que acontecer para que nossa profissão seja salva, precisamos de recursos para consertar nossos eletrônicos.

É inadmissível que não tenhamos acesso à peças, não é justo um aparelho ir para o lixo e o cliente ter que comprar outro.

Como a eletrônica mudou, os fabricantes colocando praticamente todos os circuitos dentro de um chip e deixando a ver navios os profissionais desta nobre área.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje em dia esta cada vez mais complicado fazer os consertos, moro a 150 km de sp e sempre vou a Santa Efigênia fazer compras, mesmo procurando muito um ci smd de áudio por la não achei em nenhuma loja, o jeito é recorrer a internet, fiz a pesquisa encontrei, ate já esta a caminho, componente 9+35 de frete, já é um absurdo, e para ficar melhor ainda, como compro muito no mercado livre, recebo esse e-mail hoje que é para desanimar = 

 

No próximo dia 6, os Correios vão fazer uma entrega que ninguém quer receber. Vão entregar um aumento abusivo que pode chegar a até 51% no frete dos produtos a todos que compram e vendem pela internet.

Mas se a inflação do último ano foi em torno de 3%, como pode o aumento da taxa de entrega chegar a ser até dezessete vezes maior?Para dar uma ideia do abuso, este aumento fará o frete brasileiro ser 42% mais caro do que o da Argentina, 160% mais caro do que o México e 282% mais caro do que o da Colômbia (países em que também operamos).

Ao escolher repassar os custos da sua ineficiência operacional, os Correios causam um retrocesso na forma de comércio que mais cresce no mundo. Um retrocesso que impacta diretamente os pequenos e médios empreendedores, importante fonte geradora de empregos no Brasil. Só no Mercado Livre mais de 110 mil famílias têm as vendas no marketplace como sua principal fonte de renda. Além disso, essa medida vai prejudicar os mais de 50 milhões de consumidores que compram online no Brasil - principalmente aqueles que vivem em áreas distantes dos grandes centros. Para eles, o comércio eletrônico é muito mais do que uma comodidade. É uma necessidade.

Se o número de pessoas atingidas é grande, nosso barulho também deve ser. Venha com a gente e utilize a hashtag #FreteAbusivoNão em suas redes sociais. Espalhe no Facebook, Twitter, Whatsapp. Conte aos seus familiares e amigos. Apenas mostrando nossa insatisfação podemos pressionar os Correios a voltar atrás neste aumento abusivo.

Afinal, um comércio livre na internet só pode acontecer se o frete for justo.

Mercado Livre

 

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rampa Muito Bem comentado, tinha até esquecido desse provável aumento abusivo do frete nos correios. Isso causará um impacto negativo em diversos segmentos, pois praticamente compramos tudo pela internet.

E assim nós vamos retrocedendo, e assim vão nos sufocando e afundando o nosso país.

Que Deus tenha misericórdia de nós.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Os equipamentos hoje em dia, como TVs noteboks, tablet, smartphone, câmeras, são muito sensíveis e descartáveis em sua maioria, e as peças de reposição, caras no mercado. É realmente assustador a tela de uma TV ser tipo 50% ou mais do valor de uma TV. Tenho amigos que consertam TVs e quando aparece tela quebrada, o cliente desiste, ele acaba comprando o TV por um preço baixo, para peças.

Já pensei em reparar TVs, mas acabei ficando com os notebooks e iphones, que ainda tem jeito de fazer pelo menos "pagar as contas" da loja e de casa...rsss

É muito triste a indústria ir para este lado... Antigamente uma TV de tubo valia muito a pena consertar. Ainda tenho em casa uma TV de tubo que sempre quando deu defeito, ia para o conserto e voltava guerreira da silva...

Fico pensando como será daqui a alguns anos....como será  para os técnicos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rampa gostei da colocação sobre o frete, realmente é um absurdo. Tem coisas por exemplo no mercadolivre que o frete é exageradamente caro. Já paguei frete de componente que foi mais caro do que o componente, então para compensar o frete acaba-se pedindo mais de um componente. O que tenho feito é comprar componentes pelo ebay e aliexpress, saem mais barato, e pelo preço+frete no Brasil você consegue comprar mais peças lá fora, tipo um componente aqui no Brasil você compra pelo menos uns 5 no aliexpress, com o valor total. Tenho feito "estoque"dessa forma.

É muito desanimador você descobrir o defeito do aparelho, e quando vai ver o preço das peças + frete, e ainda precificar orçamento, o cliente as vezes se assusta.

Fazer o que né... Vamos nos adaptando, e levando o barco... rumo ao que não sei....rsss

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...