Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Ronaldm

dúvida Fonte HP M476 apenas pisca o led

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Eu peguei uma HP laserjet color M476nw para consertar que não ligava. Consertei a fonte de 3V. Porem a impressora não ligava, investigando a fonte de 24V troquei um resistor SMD e o CI SSC9512S. Comparei com a placa boa os dois FETs FKP253 e estão bons. Ao pressionar o botão de liga, a impressora pisca um led da placa de rede e desliga não chega nem a ligar o painel. Coloquei uma fonte NOVA e a impressora liga. Alguma dica?

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites

Essa fonte dos 3v3 as vezes danifica o transformador quando é ligada em 220v. Ele não chega a entrar totalmente em curto, por isso as vezes ela funciona, mas desliga sob carga. Pode testar tirando o transformador da fonte nova e pondo nela.

Compartilhar este post

Link para este post

Sim, rebobinando. Se procurar nas minhas postagens antigas tem um tópico onde postei o esquema dele. Se tiver um indutímetro, meça a indutância do primário com ele fora da placa.

Compartilhar este post

Link para este post

zazulak, Eu estava com 3 fontes HP M476 sem sucesso e encostei, agora entrou mais uma, ou seja, estou com 4. Fui atras e consegui uma BOA emprestada. Vamos la.  Eu peguei a ultima que entrou esta semana, troquei o  FET e uns diodos e a fonte agora tem 3V na ENTRADA do FET de saida de 3V. Mesmo pressionando o botão de LIGAR da impressora, os 3V não aparece na SAIDA do FET. Ou seja, tem 3V no SOURCE, no GATE 3V mas no DRENO Não tem 3V. Ai a fonte nao liga. Sobre os 24V, mesmo eu dando um curto nos opto acopladores (pinos 3 e 4), a fonte de 24V nao aparece. Eu conserto muitas fontes HP CP1215, M401,... alem de Brother, Samsung,....  Mas estas HP M476 estão rasgando meus anos de experiência. Como pode me ajudar?

Compartilhar este post

Link para este post
15 horas atrás, Ronaldm disse:

Ou seja, tem 3V no SOURCE, no GATE 3V

@Ronaldm Qual é o componente? Note que para ele saturar, depende do seu tipo, Canal P ou Canal N, gate maior ou menor que source. Primeiro precisamos saber qual canal e depois, saber de onde vem o sinal que chega no gate. 

Compartilhar este post

Link para este post

Benvindo ao clube.. essas fontes me renderam alguns cabelos brancos até eu descobrir que elas queimam o transformador. 

Para fazer ela ligar os 24v fora da impressora, tem que pôr uma carga nos 3.3, tipo um resistor de uns 10r.

Quando ela é ligada em 220, o que costuma queimar nela é o seguinte: o fet chaveador da fonte de 3v3, o resistor de 0r91 do source, os diodos em paralelo com esse resistor (pode deixar sem eles, não servem pra absolutamente nada), e algum resistor entre o source do fet e o pino 3 do integrado. As vezes abre algum resistor entre o gate do fet e o pino 5 do integrado. O integrado usado nela eu não lembro bem qual é, se é o FA5541 ou 5570, mas qualquer um deles funciona, e também pode usar o FA5571, mais fácil de achar. Nessa fonte, ao contrário das outras de hp laser color, o NCP1207A não serve, por causa da tensão de alimentação dele. 

Se tudo isso foi verificado/trocado e a fonte dos 3v3 insiste em não funcionar, ficar instável, ou funcionar mas ficar combo fet esquentando, o próximo suspeito é o transformador. Ele costuma apresentar curto entre espiras na camada mais interna, que faz parte do primário (ela é enrolada com fio fino, awg 29, por isso queima fácil). O ideal é você medir o primário com um indutimetro. Um primário bom mede mais de 1mH.. Se medir menos o transformador já era.

Compartilhar este post

Link para este post

Criei coragem em mexer na placa boa emprestada. A primeira ruim estava com o led que piscava a placa de rede apenas. Troquei o transformador e RESOLVEU. Agora eu preciso testar as outras 3 com o mesmo transformador para ver se são os mesmos defeitos. Agora encontrar uma empresa DISPOSTA a fazer este rebobinamento talvez seja o problema.

1 - Este seu esquema é olhando o transformado de baixo para cima?

2 - O que significa 2 x 20 (eu sei que 20 é 20awg) ?

3 - No seu desenho tem uma ligação do 2 para o 4, poderia explicar melhor?

4 - Pelo seu desenho eu começo enrolando de baixo (3 e 4) e depois 7 e 9/10,  4 e 5, 8 e 9/10, 1 e 2?

Compartilhar este post

Link para este post

1 - Quando for enrolar, é contado de baixo pra cima. O enrolamento de 62 espiras é o mais interno.

2 - 2 x 20 = 2 fios 20 enrolados juntos.

3 - não é uma ligação entre pinos.. também não sei o que é (esse esquema foi o bobinador que desenhou)

4 - isso mesmo. Por azar, o enrolamento que queima é sempre o de baixo. Se não fosse ele, não precisaria desenrolar todo o transformador.

Atenção para a polaridade (sentido) de cada enrolamento. No início o pessoal que rebobina pra mim errou alguns, aí tive que dessoldar os fios dos pinos e religar na posição certa.

23 horas atrás, Ronaldm disse:

Compartilhar este post

Link para este post

Criei coragem em mexer na placa boa emprestada. A primeira ruim estava com o led que piscava a placa de rede apenas. Troquei o transformador e RESOLVEU. Agora eu preciso testar as outras 3 com o mesmo transformador para ver se são os mesmos defeitos. Agora encontrar uma empresa DISPOSTA a fazer este rebobinamento talvez seja o problema.

1 - Este seu esquema é olhando o transformado de baixo para cima?

2 - O que significa 2 x 20 (eu sei que 20 é 20awg) ?

3 - No seu desenho tem uma ligação do 2 para o 4, poderia explicar melhor?

4 - Pelo seu desenho eu começo enrolando de baixo (3 e 4) e depois 7 e 9/10,  4 e 5, 8 e 9/10, 1 e 2?

Compartilhar este post

Link para este post

Das 4. Duas eram os transformadores mesmo, nao tem como resolver de imediato, se voce tem o contato da empresa que enrola, me passe os dados. As outras duas estavam como NPC1207, so vi agora, ai o FET esquentava. Coloquei o FA5570 e funcionaram perfeito

Compartilhar este post

Link para este post

Cobre bem, porque essa é fonte é cara pra c*, ehe

O pessoal que rebobina pra mim:

Teknoforce Eletro Eletrônica

(51)33378312

Av. Presidente Roosevelt, 369

CEP 90230-001

Porto Alegre - RS

Fale com Alex, pode dizer que eu indiquei

Compartilhar este post

Link para este post

Falei com Alex e estou enviando hoje para ele. Agradeço. Eu coloquei outro post sobre Fonte Kyocera, voce conhece o CI 5522? Nao estou achando ele nem no google.

Compartilhar este post

Link para este post
23 minutos atrás, Ronaldm disse:

Falei com Alex e estou enviando hoje para ele. Agradeço. Eu coloquei outro post sobre Fonte Kyocera, voce conhece o CI 5522? Nao estou achando ele nem no google.

Com esse número, só conheço o LD7522. Abra um tópico aqui (você abriu na area de casos resolvidos), e a gente segue nele.

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...