Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Fonte HP M476 apenas pisca o led

Avalie este tópico:


Ronaldm

Posts em destaque

Eu peguei uma HP laserjet color M476nw para consertar que não ligava. Consertei a fonte de 3V. Porem a impressora não ligava, investigando a fonte de 24V troquei um resistor SMD e o CI SSC9512S. Comparei com a placa boa os dois FETs FKP253 e estão bons. Ao pressionar o botão de liga, a impressora pisca um led da placa de rede e desliga não chega nem a ligar o painel. Coloquei uma fonte NOVA e a impressora liga. Alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

zazulak, Eu estava com 3 fontes HP M476 sem sucesso e encostei, agora entrou mais uma, ou seja, estou com 4. Fui atras e consegui uma BOA emprestada. Vamos la.  Eu peguei a ultima que entrou esta semana, troquei o  FET e uns diodos e a fonte agora tem 3V na ENTRADA do FET de saida de 3V. Mesmo pressionando o botão de LIGAR da impressora, os 3V não aparece na SAIDA do FET. Ou seja, tem 3V no SOURCE, no GATE 3V mas no DRENO Não tem 3V. Ai a fonte nao liga. Sobre os 24V, mesmo eu dando um curto nos opto acopladores (pinos 3 e 4), a fonte de 24V nao aparece. Eu conserto muitas fontes HP CP1215, M401,... alem de Brother, Samsung,....  Mas estas HP M476 estão rasgando meus anos de experiência. Como pode me ajudar?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Ronaldm disse:

Ou seja, tem 3V no SOURCE, no GATE 3V

@Ronaldm Qual é o componente? Note que para ele saturar, depende do seu tipo, Canal P ou Canal N, gate maior ou menor que source. Primeiro precisamos saber qual canal e depois, saber de onde vem o sinal que chega no gate. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Benvindo ao clube.. essas fontes me renderam alguns cabelos brancos até eu descobrir que elas queimam o transformador. 

 

Para fazer ela ligar os 24v fora da impressora, tem que pôr uma carga nos 3.3, tipo um resistor de uns 10r.

 

Quando ela é ligada em 220, o que costuma queimar nela é o seguinte: o fet chaveador da fonte de 3v3, o resistor de 0r91 do source, os diodos em paralelo com esse resistor (pode deixar sem eles, não servem pra absolutamente nada), e algum resistor entre o source do fet e o pino 3 do integrado. As vezes abre algum resistor entre o gate do fet e o pino 5 do integrado. O integrado usado nela eu não lembro bem qual é, se é o FA5541 ou 5570, mas qualquer um deles funciona, e também pode usar o FA5571, mais fácil de achar. Nessa fonte, ao contrário das outras de hp laser color, o NCP1207A não serve, por causa da tensão de alimentação dele. 

 

Se tudo isso foi verificado/trocado e a fonte dos 3v3 insiste em não funcionar, ficar instável, ou funcionar mas ficar combo fet esquentando, o próximo suspeito é o transformador. Ele costuma apresentar curto entre espiras na camada mais interna, que faz parte do primário (ela é enrolada com fio fino, awg 29, por isso queima fácil). O ideal é você medir o primário com um indutimetro. Um primário bom mede mais de 1mH.. Se medir menos o transformador já era.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Criei coragem em mexer na placa boa emprestada. A primeira ruim estava com o led que piscava a placa de rede apenas. Troquei o transformador e RESOLVEU. Agora eu preciso testar as outras 3 com o mesmo transformador para ver se são os mesmos defeitos. Agora encontrar uma empresa DISPOSTA a fazer este rebobinamento talvez seja o problema.

1 - Este seu esquema é olhando o transformado de baixo para cima?

2 - O que significa 2 x 20 (eu sei que 20 é 20awg) ?

3 - No seu desenho tem uma ligação do 2 para o 4, poderia explicar melhor?

4 - Pelo seu desenho eu começo enrolando de baixo (3 e 4) e depois 7 e 9/10,  4 e 5, 8 e 9/10, 1 e 2?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Quando for enrolar, é contado de baixo pra cima. O enrolamento de 62 espiras é o mais interno.

2 - 2 x 20 = 2 fios 20 enrolados juntos.

3 - não é uma ligação entre pinos.. também não sei o que é (esse esquema foi o bobinador que desenhou)

4 - isso mesmo. Por azar, o enrolamento que queima é sempre o de baixo. Se não fosse ele, não precisaria desenrolar todo o transformador.

 

Atenção para a polaridade (sentido) de cada enrolamento. No início o pessoal que rebobina pra mim errou alguns, aí tive que dessoldar os fios dos pinos e religar na posição certa.

23 horas atrás, Ronaldm disse:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Criei coragem em mexer na placa boa emprestada. A primeira ruim estava com o led que piscava a placa de rede apenas. Troquei o transformador e RESOLVEU. Agora eu preciso testar as outras 3 com o mesmo transformador para ver se são os mesmos defeitos. Agora encontrar uma empresa DISPOSTA a fazer este rebobinamento talvez seja o problema.

1 - Este seu esquema é olhando o transformado de baixo para cima?

2 - O que significa 2 x 20 (eu sei que 20 é 20awg) ?

3 - No seu desenho tem uma ligação do 2 para o 4, poderia explicar melhor?

4 - Pelo seu desenho eu começo enrolando de baixo (3 e 4) e depois 7 e 9/10,  4 e 5, 8 e 9/10, 1 e 2?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Ronaldm disse:

Falei com Alex e estou enviando hoje para ele. Agradeço. Eu coloquei outro post sobre Fonte Kyocera, voce conhece o CI 5522? Nao estou achando ele nem no google.

Com esse número, só conheço o LD7522. Abra um tópico aqui (você abriu na area de casos resolvidos), e a gente segue nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...