Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial Como editar e adicionar recursos em BIOS, adicionando suporte a Virtualização

Avalie este tópico:


heli

Posts em destaque

Apresentação

Olá a todos os amigos do fórum, esses dias passei por uma necessidade comum, que é ter um note que falta algum recurso importante na Bios do sistema, muito comum nos Positivos.

No meu caso, como não encontrei a bios precisava, resolvi procurar informações para editar a BIOS do note, no meu cenário, precisava ativar a Virtualização Hyper-V.

Sem mais delongas, esse tutorial vou ensinar como eu fiz para extrair a BIOS do sistema; modificá-la; e inserir novamente no computador para que funcionasse corretamente.

 

Vale dizer; cuidado com esses procedimentos, ele pode te matar a placa.

Importante ressaltar também que a ferramenta que usei funciona para BIOS American Megatrends (AMI), ainda não tive tempo de fazer o procedimento em muitos modelos, mas certamente terão sucesso nesse modelo de bios.

 

Mãos a obra.

-----Salvando a Bios original para fazer a alteração.-----

1 – Antes de qualquer coisa,

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
para baixar os programas para fazer o procedimento.

2 – Execute o Afudos.exe confira se o programa consegue ler as informações que esta dentro de System information, se sim, a bios é compatível para os próximos passos.

3 – Ainda no Afudos clique em save, e escolha uma pasta qualqeur no seu PC para salvar a sua Bios.

 

----Agora que temos a Bios, precisamos modificá-la para receber as mudanças que queremos.----

1 – Abra o Amibcp.exe, clique em open e selecione sua bios.

2 – Na aba Setup configuration, você pode fazer as modificações que precisar, ainda mais se você dispuser de um gravador de bios para caso de algo der errado. Mas para o nosso exemplo, vou apenas ativar o recurso de virtualização de hardware.

3 – Para Virtualização, siga nos campos ADVANCED>CPU INFORMATION. Vá na coluna Failsafe e Optimal e sete para ENABLED.

3 – Gravando a bios de volta para o note.

 

----Gravando a bios de volta para o sistema----

1 - Novamente no Afudos, clicamos  em open, e ao aparecer as informações da bios na tela, clicamos em flash. Certifique-se que tem bateria e fonte ligadas.

2 – Após o procedimento terminar, só reiniciar o computador e aproveitar.

 

 

Detalhes: Esse procedimento não habilita a opção no menu Setup, mas o deixa ativo tanto por padrão, quanto para as definições personalizadas. Se algum aventureiro descobrir como fazer aparecer no menu, poste abaixo, seria de grande valia.

Não deixem de deixar o feedback de vocês, se deu certinho, se conseguiram ativar algo a mais que também é útil, vamos tornar esse tópico uma forma de melhorar esses notes capados.

 

Editado: por heli
Faltou adicionar o Link.
  • Joinha 13
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 04/03/2018 às 10:03, heli disse:

Mãos a obra.

-----Salvando a Bios original para fazer a alteração.-----

1 – Antes de qualquer coisa,

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
para baixar os programas para fazer o procedimento.

@curtolo  como faço para baixar este arquivo , diz que não posso baixar ! @heli

 

 

erro.JPG

Editado: por Rovany Rovany
add Imagem
  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@Rovany Rovany , lhe dei um joinha para baixar os arquivos.    Antes, clique 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, faça a compra do pacote e finalize o cadastro, após, poderá baixar os arquivos.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 04/04/2018 às 13:50, Rovany Rovany disse:

@heli @curtolomeus Sistema Operacional é o 7 64bits, e não é compativel vou ter que usar uma versao de 32 bits, e ao executar o afuwin 64 ele me retorna essas mensagens das imagens abaixo!

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

e ao executar o afudos da outra pasta me volta esse erro !

Amigo, desculpe pelo tempo, conseguiu resolver?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

@Ronaldo 61 é contra as regras dar ou receber joinhas sem o devido merecimento, ou seja, é contra as regras fazer pedidos de joinhas, sob pena de banimento e/ou suspensão de créditos.

 

Leia esse tópico, ele pode te ajudar:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

@heli Boa tarde, estou com um Positivo N190i tentando habilitar a virtualização seguindo os procedimentos que constam na postagem. Quando pressiono o botão FLASH inicia a gravação, mas apresenta mensagem solicitando que todos os programas sejam fechados e trava. Estou usando a versão 4.55 do AMIBPC, eu poderia efetuar o procedimento dando um boot pelo pendrive e entrando no MS-DOS?

Em um vídeo no youtube explica como efetuar os procedimentos de atualização de um outro modelo da Positivo, como o arquivo já foi alterado e a virtualização já está setada como HABILITADO, eu poderia usar esse procedimento com o meu arquivo que já está alterado?

Segue o link com o vídeo: 

 

Desculpem se fiz algo errado, essa é a minha primeira postagem.

 

Desde já agradeço!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • 1 ano depois...

Eu fiz esses procedimentos, Mas msm assim a virtualização não mudou, Eu até fiz um teste mudando um texto de exibição e realmente fez mudança na BIOS, Será que tem q mudar mais alguma coisa nela pra ativar ?

Editado: por Alailton Brandão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...