Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Servidor HP / Proliant ML110 gen9 / placa PEHMNA1D26U09e Não liga

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá a todos. Esse servidor parou de ligar após uma descarga atmosférica. A fonte dele está sem sinal de pg e sem tensão de -12v no tester. Troquei por outra fonte, mas não acende as luzes de alimentação da placa nem do botão power que deveria ficar laranja com ele desliga e verde com ele ligado. A placa não liga. Removi a placa e não tem nada queimado visualmente. Não tem curto na alimentação da fonte. Não tenho esquema. Tem vários chips de eproms demarcados. Não tem tensão nenhuma neles. A bateria está boa 3.3v. Nessa placa tem só dois fusíveis na parte inferior da placa. Os dois estão bons. O SIO é BGA, não deu pra eu medir nada nele ainda. Alguém sabe onde consigo o esquema pra me auxiliar?

Editado: por Sergio Penido
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sergio Penido ,

Acho pouco provável que exista o esquema dessa placa por aí.

Não sei nada sobre essa placa, mas sei que placas de servidores costumam ser muito mais complexas que as de desktop. As fontes também não costumam seguir o padrão do PC, complicando mais ainda.

O que eu faria inicialmente, seria verificar se existe recurso de rede onboard e ver se o CI aquece quando a placa está energizada. Isso porque descarga atmosférica não costuma atingir somente a rede elétrica. A rede de dados cabeada também está sujeita a picos de tensão, por indução.

Verifique também se encontra alguma tensão na placa, tipo o +5VSB.

Então, tente partir daqui.

Essa é minha sugestão...

Boa sorte!

Editado: por Zoom1966
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Zoom1966 disse:

@Sergio Penido ,

Acho pouco provável que exista o esquema dessa placa por aí.

Não sei nada sobre essa placa, mas sei que placas de servidores costumam ser muito mais complexas que as de desktop. As fontes também não costumam seguir o padrão do PC, complicando mais ainda.

O que eu faria inicialmente, seria verificar se existe recurso de rede onboard e ver se o CI aquece quando a placa está energizada. Isso porque descarga atmosférica não costuma atingir somente a rede elétrica. A rede de dados cabeada também está sujeita a picos de tensão, por indução.

Verifique também se encontra alguma tensão na placa, tipo o +5VSB.

Então, tente partir daqui.

Essa é minha sugestão...

Boa sorte!

Obrigado. Referente a fonte, a diferença dela para uma fonte comum é que ela não tem o sinal de -12V. Fora isso ela é igual a uma fonte comum. Ela também está alterada, não apresenta o sinal de PG no tester. Acredito que por causa disso a descarga veio pela rede elétrica. A mobo tem duas portas de lan, porém o CI de rede não aquece nada. Nem mesmo quando eu forço ligar a fonte aterrando o PWRON. Acho que a rede é inocente. A placa não tem tensão nenhuma e deveria acender um led ao energizar. Nem isso ocorre. Esquema realmente não vai ter. Vou procurar por mosfets com problema para ver se encontro algum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sergio Penido

Talvez esse diagrama de uma placa bem mais simples e antiga (que não deve ter muito em comum com essa) possa dar uma pequena ideia de onde procurar tensão. Nesse esquema, o +5VSB alimenta a Ponte Sul, um circuito que rebaixa a tensão para 3V3, que também vai pra Ponte Sul e mais alguns reguladores que funcionam em cascata. Se você tiver esquemas de placas mais modernas, consulte-os também.

Essa placa não deve sair assim tão fora desse raciocínio.

Vê se te ajuda! Boa sorte!

 

alimentação.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Forcei a fonte a ligar no jumper e vi que o CI de rede estava aquecendo depois de um tempo. Removi o CI de rede e surgiu tensão de 5VSB. A tensão no pino de power sw é de 0,05 e estes 0,05 também estão nos pinos de uma das bios e alguns pontos. Mas realmente é uma placa bem mais complexa, ainda meio perdido procurando fontes ruins. Mas como se trata de uma placa de 1500,00 vou procurar mais um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Boa noite. Só pra mostrar que o tópico não está "morto". rsrsrs. Essa semana foi um pouco folgada por aqui e deu pra retomar essa placa.  Depois de procurar tensões de start e não ter sucesso, voltei a atenção para temperatura, onde encontrei um CI que estava aquecendo muito levemente, quase imperceptível. Ele fica atrás dos slots PCI da placa. Apostei na sua remoção. Ele é um lcmxo2280c-3ftn324c fabricado pela LATTICE Semiconductors. Até o momento em que estou escrevendo isso, não sei o que ele realmente faz, mas deve estar ligado ao controle de PCI. Enfim, depois de remover ele, a placa já acende os leds de indicação de energia. E ao tentar ligar ela reage, mas parece que ainda tem algum curto. Estou usando uma fonte de servidor também com proteção, que corta a corrente em caso de curto e elas está indicando isso pelo led. A placa tenta ligar mas a fonte desarma. Mas estou feliz, pois o SIO não está de todo morto e as esperanças aumentam. Agora vou identificar esse CI, encontrar quais tensões ainda faltam e achar o curto. Depois retorno com mais detalhes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olá. Achei um capacitor de filtro em curto no gate de um mosfet na entrada da fonte. Agora a placa liga sem curto, mas ainda sem vídeo e sem processamento.  depois de um tempo ligada, aparecem novos sinais de curto, pois a placa fica em loop tentando ligar. Com a placa ligada, tenho as tensões de 5V 3,3V, 1,01V, 1,5V 1,3V 0,8V   1,8V. Continuo testando aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bom dia. estou finalizando a análise dessa placa, e marcando com devolvido o tópico, devido ter constatado por medições SIO que o mesmo está com problemas, a descarga atingiu o mesmo também e ele apresenta curto. Por não ter outro igual para substituir, A placa será guardada pelo cliente apenas para eventual retirada de peças futuramente. Obrigado a todos que ajudaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...