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em análise LG 50PZ950Z fonte arma e desarma em seguida

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Edit:  Parte objetiva a partir da linha em vermelho ?

 

Boa noite colegas foristas, há algum tempo estou com esta TV Plasma LG 50" PZ950 encostada aqui em casa após ela apresentar o seguinte problema:

 

Ao ligá-la a fonte armava e após poucos segundos desarmava. Não insisti na tentativa para evitar maiores danos. Como sempre gostei de eletrônica, percebi uma excelente oportunidade para estudar o tema e resolvi me aventurar e tentar consertá-la por conta.

 

A primeira etapa foi tentar isolar o problema, desconectando o cabo fonte->Y-SUS a fonte não desarmava. Infelizmente não me lembro qual foi o comportamento religando a Y-SUS à fonte e desconectando a placa Z-SUS(já vai mais de meio ano isso), mas tenho a sensação de que com a Z-SUS desconectada da Y-SUS a tv não desarmava, mas também não apresentava imagem.

 

Na segunda etapa eu baixei o manual de treinamento técnico e comecei os testes. Resumidamente, nessa etapa eu consegui identificar alguns componentes na placa Y-SUS em curto, fiz a troca, consegui que a TV armasse e firmasse.

Porém a tela não estava nítida, estava tremida e emitia um zunido, semelhante ao som emitido por capacitor eletrolítico estourado. Porém não identifiquei visualmente nenhum capacitor com defeito nas placa.

Após isso retirei a fonte para fazer uns testes e cometi um erro na leitura das tensões VA e VS. Fiz isso na escala de CA do multimetro, e acabei tendo um resultado dobrado. Achei que tinha matado a xarada, realizei alguns testes, e identifiquei(hoje creio que identifiquei erroneamente) alguns componentes ruins, comprei novos, alguns "equivalentes" conforme indicação do balconista da loja de componentes, troquei, e quando liguei, bom, quando liguei "bum".

 

Terceira etapa, fui para a internet e comprei uma fonte nova(fui até outra cidade buscar e ainda ouvi do técnico que ele não pega mais plasma para consertar pois "tem muitas placas, muitos componentes para dar problema", apenas mais um estímulo para seguir na empreitada). Quando instalei a placa "nova" me dei conta do erro, mas aí era tarde demais...

Cansado de tentar entender a coisa resolvi comprar uma Y-SUS "nova", instalei com a fonte nova, VA e VS ajustados. Liguei e... Bum, mais um componente fritou, não consegui sequer ver onde foi o estampido.

 

Agora estou entrando em uma nova etapa, tentado ser mais cauteloso e tentando me instruir melhor.

 

Agora que eu já introduzi o assunto tenho algumas indagações:

 

1 - O manual da LG fala bastante em "Diode mode". Eu entendi que devo utilizar o multimetro na escala de teste de diodo e fazer a leitura da tensão de joelho. em relação a isso tenho estas dúvidas: Devo colocar a ponteira positiva do multimetro no GND e a negativa no ponto de teste ou o contrário? Creio que os valores apresentados no multimetro estejam em mV, devo então comparar este valor dividido por 1000 com o valor tabelado com o manual, certo?

2 - Assisti a um tutorial de teste de transistores. Os testes sugeridos eram o de curto entre gate e source e entre gate e drain. Teste do diodo entre source e drain. Teste do chaveamento. Aí vão as dúvidas: utilizava o toque com as ponteiras do multimetro na escala de diodo para chavear o transistor, porém alguns não chaveavam. Após ter realizado vários testes e "condenado" por não chavear, li em algum lugar que existem transistores que o multimetro não forneceria energia suficiente para saturar e chavear. Aí fiz um esqueminha para chavear o transistor diretamente com uma bateria de 9V, aí diversos dos "condenados" voltaram para o páreo. Está correto o meu raciocínio e método? Alguma sugestão mais adequada para tais testes?

3 - Percebi que a maioria dos transistores após chaveados apresentavam resistência nula em um sentido e uma redução significativa na condução no outro sentido. Porém um tal P3506DTF apresentou resistência nula em ambos os sentidos após chaveado. Estaria este comportamento de acordo?

4 - Poderiam dois componentes iguais, no caso o K13A60D, apresentarem tensões de joelho distintas? Um 230mv e outro 1120mV? Quando chaveados ambos 430mV?

5 - Comprei uma fonte de bancada pensando em alimentar as placa Y-SUS e Z-SUS isoladamente com a fonte e analisar o comportamento da corrente para identificar algum curto. Os resultados que eu obtive foram os seguintes:

Na Y-SUS ORIGINAL: M5V=0,35A@5V , VA=0A@0~32V , VS=0A@0~32V

Na Y-SUS "NOVA":  M5V=0A@5V , VA=0A@0~32V , VS=1A@0,8V

Na Z-SUS: VS=0A@0~32V , M5V=0A@0~32V , 18V=0A@18V

Dúvidas: Seria este procedimento correto, ou coerente pelo menos? Posso concluir daí que uma Y-SUS apresenta problemas na linha de 5V e outra apresenta problemas na linha VS e que a Z-SUS está OK? Alguma outra interpretação, sugestão ou instrução?

6 - Retomei os trabalhos hoje reavaliando a fonte "nova". Conforme o manual técnico procedi com os testes sob a carga de duas lâmpadas série de 100W entre VS e GND. Realizei três testes. Um com a fonte totalmente isolada, somente com as lâmpadas. Dois outros manipulando o conector que vai para a Main Board, ambos os testes após fazer um jumper entre GND e Auto GND. Primeiro com um resistor de 100 Ohm 0,25W entre 5V Standby e RL-ON, este teste deve habilitar as linhas de 17V e 5V no conector, bem como habilitar 4,06V no AC-Det e 4,1V no Error_Det. As linhas de 17V e 5V oscilaram muito, não fixaram em nenhum valor. AC_Det cravou 4,92V e Error_Det ficou oscilando sem alcançar sequer 1,0V. Um outro acrescentado um resistor de 100 Ohm 0,25W entre 5V e M_ON, neste caso habilitam-se, além das anteriormente habilitadas, VA, VS e M5V. Tensões VS, VA e M5V aparentam estar OK e estáveis. 17V fica estável em 16,62V , 5V estável em 5,15V , AC_Det e Error_Det ambos cravados em 4,87V.

Estaria a placa com problemas na etapa standby? Não consegui interpretar estes resultados deferentemente de "a placa está OK", alguma opinião?

7 - Estou analisando a possibilidade de compra de um osciloscópio para verificar as formas de onda fornecidos pela placa Y-SUS, andei lendo tanta coisa que só me confundi mais. Gostaria de sugestões de configurações mínimas para este uso. Largura de banda, taxa de amostragem, etc etc etc.

 

Conforme eu for avançando vou atualizando o tópico.

 

Desde já agradeço a colaboração de todos, abraço!

 

 

Editado: por Pedro Henrique Wobeto
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10 minutes ago, Gilson Macedo said:

Sou bem sincero, não vou ler todo o seu tópico, e digo que muitos não irão ler. É mais interessante que seja específico, pois a maioria aqui não tem tempo para ler descrições assim. 

 

 

 

 

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Alterei o título, deixei os maiúsculos apenas na marca e modelo, se ainda assim estiver fora dos padrões, por gentileza, avise que alterarei.

 

A "introdução" é aquilo que eu já tentei, a fim de me puxarem a orelha em erros cometidos e evitar sugestões de coisas que já tentei. Como o meu interesse é maior no aprendizado do que no conserto em si, vou mantê-la, porém deixei um pulo para o pessoal mais objetivo. Ademais, como encontrei pouquíssimo material da minha TV sofrendo reparos, a ideia é que fique o material mais completo possível para outros foristas quem venham a ter o mesmo problema. Toda e qualquer ajuda é bem vinda. Obrigado e um abraço!

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Pessoal, atualizando o processo:

 

Placa Y-SUS:

 

- Fiz o teste com a Lâmpada série e fonte de bancada. Constatei o curto na linha VS. Fiz a varredura e encontrei o componente com problemas. Era um dos RJP63K2. Troquei por um da outra Y-SUS que aparentava estar OK. Encerrou-se o curto.

Nos tutoriais que eu assisti na internet sempre se tratavam de componentes SMD em curto, que aquecem rápido e bastante facilitando a identificação. No meu caso não quis arriscar mais do que 12V@1,5A. Com o termômetro infravermelho medi apenas 1°C de diferença no componente que estava drenando a corrente. Dicas para melhorar este teste são bem vindas.

 

Placa Z-SUS:

 

- Identifiquei curto na linha dos 18V. Curto só desapareceu após remover o IC108. É um componente de tamanho muito reduzido, não foi possível identificá-lo com a lupa. Ele estava com um aspecto estranho e partiu ao meio ao ser removido. Se alguém puder fazer a gentileza de informar qual o modelo deste IC serei muito grato.

 

 

 

Por hoje encerrei os trabalhos. Amanhá é dia de trocar rolamentos da caranga na base do DIY. Abraço

 

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Feedback: descobri qual a especificação do componente, trata-se de um Toshiba HN4B101J, troquei por um idêntico que tinha na Y-SUS de sucata. Devido ao tamanho reduzido e a minha falta de habilidade não consegui realizar todos os testes no substituto. Porém, a princípio, eliminei o curto na linha dos 18v. Torço para os diodos não estarem simplesmente abertos...

 

Pelo que vi, o circuito é controlado pelo circuito de 5v através do acoplamento ótico Toshiba TLP155E. Aproveitei e troquei o resistor SMD 10ohm da saída do acoplador, que pelo multimetro continuava fornecendo a resistência nominal, porém estava com aparência de queimado.

 

Na leitura no modo diodo da placa na linha dos 5v não ocorre leitura (infinito). tentei fazer o caminho do circuito de 5v mas logo na entrada ele passa por um CI NXP 74AHCT541. Não faço a mínima ideia de como testar este componente. Alguma sugestão?

 

Eu posso injetar diretamente 5v na linha que alimenta o acoplador para fins de teste?

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  • 2 semanas depois...

Feedback: Aprendi um teste para descobrir curtos nos circuitos que dependem de VS. Colocar uma lâmpada de 150W em série na saída do VS na fonte. Se brilhar intensamente tem curto. Com a lâmpada o circuito é amortecido e a fonte não desarma. Me parece um bom teste para se realizar as devidas medidas de tensão quando a fonte insiste em desarmar.

 

Fiz o teste eliminando o fornecimento de VS para a Y-SUS e alimentando a Z-SUS diretamente na fonte. A TV ligou e a lâmpada não acendeu. Presumi que a Z-SUS não possui mais curtos na linha de VS. A minha TV tem diversas tensões que são produzidas pela Y-SUS a partir do VS, então não foi possível avançar muito nos testes.

 

Créditos da dica: canal "csr eletronica" do Youtube

Editado: por Pedro Henrique Wobeto
faltou dar os créditos ao autor da dica
  • Joinha 2
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  • 2 anos depois...

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