Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Fonte ajustável de 0 a 30v/5a

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Faz uma coisa pra gente, consiga ai uma lampada 12v de carro, com uns 50w (incandescente, não pode ser led).

50 / 12 = 4,166666666666667A

12 /4,166666666666667 = 2.88 Ohms 

Dessa forma com uns 14.4 volts vamos conseguir consumir até os 5A e baixando a tensão conseguiremos testar pra ver se a corrente vai de 5A a 0A.

2r88 * 5A = 14.4V

Lembrando que esta fonte é controlada pela corrente, se a corrente setada não for suficiente pra alimentar a carga ela baixa a tensão e mantém a corrente no valor que estiver ajustado.

Com uma carga resistiva conseguiremos testar melhor essa bagaça.

 

Editado: por Neo
corrigido 15 para 50
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Neo disse:

Meu caro quando puder testa uma coisa pra gente, ligue o r21 somente ele entre o borne negativo (junto com o fio azul), e o U3, o resto permanece como no esquema original... Teste novamente.

Desculpe-me a ignorância mas,não entendi.Ligo um lado do R21 sem levantá-lo da placa mesmo?E na saída do operacional pino 6 e borne negativo onde está o fio azul do amperímetro, é isso?Tipo em série?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neo,analisando a fonte percebi que um resistor estava alterado,o R22 que liga o led...então ela limitava a corrente.Não sem porque cargas d´agua este resistor alterou mas agora esta funcionando.Só que eu constatei que o amperímetro esta medidno a metade da corrente consumida de fato,no mínimo estranho.Segue fotos da fonte fechada já.

20180413_162440.jpg

20180413_162502.jpg

20180413_162518.jpg

20180413_162654.jpg

20180413_162708.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns desses volt/amperímetros tem regulagem com trimpots atrás um pra corrente e um pra tensão.

Outros tem uns jumpers pra resetar e ele se auto reajustar, eu daria uma olhada nisso, ficar com a amostragem de corrente errada tira metade da função huaeuaehuae ;D

Mas se já está funcionando, mais da metade do caminho ta percorrido, na pior das hipóteses trocas depois esse volt/amp e fica tudo legal.

Parabéns pela persistência.

 

Agora uma curiosidade por que os 3 leds? 

 

Olhando daqui e pensando do que eu gostaria pro meu uso em bancada, eu preferiria que tivesse apenas o led de sobrecorrente, caso contrário o fato de já estar muito iluminado poderia me confundir...

Pra saber se está ligada ou não bastaria o próprio volt/amperímetro estar iluminado, isso claro desde que colocasse uma chave de 4 contatos pra ligar ambas as fontes ao mesmo tempo.

 

Gosto é gosto, cada um tem o seu, é só uma sugestão hehehe. 

 

Editado: por Neo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim vdd kkk.Primeiro muito obrigado por todas as suas sugetões e por  tirar-me as dúvidas todas.Os dois leds a mais é pura moagem mesmo kkkkk...o amarelo é o de sobrecorrente da fonte mesmo,o que está aceso mostra que a fonte do cooler está ok e o verde é para tapar um buraco que eu não gostei do lugar que eu o fiz por enquanto até eu fazer um layout para a frente dela kkkkkk.Vou tentar ajustar esse amperímetro amanhã,valew...abraço mermão....

Ainda não irei finalizar o tópico....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neo, o voltimetro da fonte mesmo com o potenciometro zerado fica nos 20v, somente dai pra frente que regula,isso depois que encostei as pontas de prova da fonte sem querer.Será que foi pro saco este pot?Eu testei ele fora da fonte e varia a resistência normalmente para os dois lados até chegar nos 10k. Dos 20v aos 30v  varia normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o gate dos transistores é condizente com essa saída de 20v mínima? 

 

Tem que medir a saída do U2, o gate do Q2, e o gate do Q4.

Se a tensão na saída do U2 não for uma tensão de uns 23V não deveria haver 20V na saída dos transistores, então necessariamente um dos transistores estará em curto, ou o Q2 ou Q4 ou Q5.

Se a tensão na saída do U2 for de aproximados 23v então os transistores tão fazendo o que deveriam e o problema está justamente na etapa de controle de tensão da saída.

Teria que verificar os componentes do circuito do U2 e o próprio inclusive. ;D 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O 2n2219 está em curto entre coletor e emissor´eu acho, pois a tensão é quase igual nos três pinos,com diferença de 1,5v mais ou menos entre a base e o emissor.E com teste na escala de diodo ele esta dando bibe entre coletor e emissor.Na

Eu tenho um BD139 aqui vou colocar pra tirar a dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já testei todos os componentes e não encontrei o problema,a fonte não regula a tensão na saída.Tem os 11v pino 6 de U1, Pino 7 a alimentação 30v, no pino 4 0v. No U3 tem 28v pino 6, 30v pino 7,pino 4 -5,6v, no U2 tem 30v pino 7, pino 6 28v e -5,6v pino 4.Troquei os pots, o 2n2219 por BD139 mas não regula a tensão que fica em 30v.Será que os transistores 2n3055 estão com defeito?Com o pot no máximo tem os 30v no coletor, na base e no emissor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara vamos lá. U1 é referencia de tensão.

U2 controla a corrente máxima, e interfere na entrada de U3 para fazer cair a tensão e manter a corrente, quando a carga tentar consumir mais do que deve.

U3 faz o controle de tensão enquanto não houver sobre-consumo. 

 

Espera se portanto que variando o potenciômetro de tensão conectado ao U3, a tensão varie no pino de entrada + do U3 e na saída em resposta.

O mesmo em relação ao potenciômetro de corrente do U2.

Se as tensões de entrada estão variando conforme roda os potenciômetros, eliminas que o problema esteja nos pots...

Se a tensão de saída do U3 estiver variando conforme rodas o pot beleza, se não estiver troque U3.

Como o U2 influencia diretamente no U3 caso não funcione após a troca do U3 eu trocaria U2.

Depois disso só resta os transistores abertos, testa eles com multímetro.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...