Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Fonte ajustável de 0 a 30v/5a

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Vi um tópico neste fórum referente a uma fonte ajustável feita ha  alguns anos pelo membro Bruno Faria e me interessei em tentar fazê-la.

Tenho dúvidas noque diz respeito aos resistores para os CIs de potência e o shunt.Preciso do arquivo com o layout da PCB.Quem puder ajudar fico agradecido.PCB.png

Editado: por claudio070
Concluído
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa fonte ela foi projetada para até 3a de corrente e para suportar 5a ou mais algumas modificações precisam ser feitas nas resistências e capacitores etc.Que valor de resistência preciso colocar na saída do transistor 2N3055 que utiliza essa fonte?

Como setar em 5a a corrente da fonte mesmo que o trafo possa entregar mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando que não é de minha autoria este projeto,estou apenas tentando copiar para utilização própria e que se por algum motivo eu violar (sem intenção) alguma regra do site,por favor me corrijam.

O link do tópico aberto pelo integrante:Bruno Farias.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@claudio070 não é permitido o envio de arquivos por email ou qualquer outro meio diferente do gerenciador do fórum.

 

@junior4001 para compartilhar seu projeto recomendo que abra um novo tópico (caso prefira, pode postar aqui mesmo).

 

Contamos com a colaboração de todos para manter a organização do fórum. j+

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Hélio disse:

@claudio070 não é permitido o envio de arquivos por email ou qualquer outro meio diferente do gerenciador do fórum.

 

@junior4001 para compartilhar seu projeto recomendo que abra um novo tópico (caso prefira, pode postar aqui mesmo).

 

Contamos com a colaboração de todos para manter a organização do fórum. j+

Obg pela orientação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz estas alterações nas trilhas de alimentação do TL071,bem amadora no paint kkkk  acho que da de entender,pretendo regular a alimentação dos operacionais para obter uma saída mais estável.Aqui a tensão AC da rede é muito instável,já medi 114vac e 126vac no mesmo dia em períodos muito curto de tempo.Pergunto:será que está correta estas alterações he he he...vai dar certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, claudio070 disse:

Você também acompanhou a montagem e até disse que faria também uma

Pelo que lembro, a PCB estava em formato CDR (acho) e como não possuía conhecimentos de Corel, desisti do projeto.

 

Segue o link de um projeto semelhante. O tópico possui muitos detalhes que podem ajudar.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

PCB >

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um trafo 120v primário e saída 24v secundário.A rede ac oscila muito aqui onde moro e algumas vezes chega nos 127vac,mas na maior parte do tempo fica entre 114vac e 126vac.Será que pode danificar o trafo entrando por ex:126vac sendo que calculei para o primário 120vac??Este trafo pretendo utilizar na fonte,era de um nobreak SMS ele tem P=180va.está configurado para 120vac primário e 24vac secundário com 5a de corrente.

20180313_114037.jpg

20180313_114050.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que nao queima, tem a tolerância pra mais e pra menos 

pode e diminuir a vida do travo em momentos que a rede estiver alta ele ira esquentar mais

coloca um fusível de proteção na entrada e saida dele e um dos fusivel poe aqueles de calor iqual de estabilizador 

 

que os amigos mim corricha si estiver errado

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, sobre aumentar o limite de corrente e ao mesmo tempo limitar para no máximo 5A.

Para que a fonte tenha a capacidade de entregar mais do que os 3A precisas adicionar mais 1 2n3055 ( ou mais um do equivalente que for usar no lugar dele, se não tiver originais antigos é melhor procurar outro pois a quantidade de falsificações deste transistor é gigante. )

Como deves ter acompanhado no tópico do Farinha, o que faz a fonte ficar limitada a 3.6A é o resistor R7, e se não estou enganado ele acabou substituindo por 0.22 ohms ou 0.33 ohms, teria que conferir lá nas respostas.

Quanto aos resistores de emissor que servem para equiparar a corrente que passa por cada um evitando sobrecarga de apenas 1 e por consequência a queima, o ideal é usar um resistor de baixo valor, 0,15r talvez...

Quanto menor o valor da resistência mais corrente pode passar por ele e menos ele esquenta, como já tem no projeto o R7 como limitador da corrente máxima não fará diferença desde que os dois transistores dividam a corrente.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente.Eu utilizarei no R7 um valor de 0,33 ohms  que dá uma corrente de 4,54 amperes.No emissor do 2n3055 ou 2n3773,ainda vou ver qual colocar,eu colocarei resistor de 0,15 ohms 10w em cada transistor pois utilizarei dois em paralelo.também vou tentar fazer a regulação dos pinos 7(+30v) do TL071  e pino 4 de U2 e U3 com (-5v) para evitar oscilação na saída por conta da oscilação da entrada.Em breve irei postar fotos do andamento do projeto.Toda dica e ajuda que puderem dar será muito bem vinda.OBG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse,está ai  algumas fotos da fonte em construção.Utilizei um gabinete de pc,cortado ao meio e rebitado formando o cese.O trafo de 120vac X24vac X5A.Coloquei ventoinha de fonte de pc 10X11cm que será alimentada por uma fonte 12v auxiliar.Também utilizarei uma fonte 12v aux...para o voltimetro amperímetro.Faltam alguns componentes para soldar na PCB e os transistores de potência. Potenciômetro multivoltas para V e A...quem tiver dicas para melhorar o projeto eu agradeço.

20180316_124632.jpg

20180316_124652.jpg

20180316_124743.jpg

20180316_124831.jpg

20180316_124844.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...