Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Fonte ajustável de 0 a 30v/5a

Avalie este tópico:


Posts em destaque

  • 2 semanas depois...

O jeito mais fácil de resolver esta questão após a substituição de R7 por valor menor é substituir R18 por um potenciômetro de 100K setado inicialmente com multímetro em 56k, aumentando e diminuindo o valor dele vais entender como funciona o controle da corrente. Acredito que o valor dele tenha que subir um pouco no meu projeto R7 tem 0r15 e PR2 tem 62K.

O PR2 pode ficar com 10k mesmo que os ajustes sejam feitos para 10A. ;D 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Neo disse:

O jeito mais fácil de resolver esta questão após a substituição de R7 por valor menor é substituir R18 por um potenciômetro de 100K setado inicialmente com multímetro em 56k, aumentando e diminuindo o valor dele vais entender como funciona o controle da corrente. Acredito que o valor dele tenha que subir um pouco no meu projeto R7 tem 0r15 e PR2 tem 62K.

O PR2 pode ficar com 10k mesmo que os ajustes sejam feitos para 10A. ;D 

Me corrija se estiver errado por gentileza, nessa trilha do R7 há de se fazer a seguinte conta: I=V/R fica: I=1,5v/0,33R que dá uma corrente de 4,54A.No seu caso esta setado para 10A não é??Outra coisa é o Tip35C que pretendo utilizar 2 em paralelo com resistor de emissor de 0,15r 5w, há uma diferença entre coletor e base que no TIP35C  é Coletor Base(5v) e no 2n3055 é Coletor Base(7v) , a dúvida é: que problemas poderá causar no circuito?E sem me esquecer,obrigado pelas instruções e duvidas que vens me tirando.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja essa dica do site russo desse mesmo esquema que estou usando?

 Em vez do resistor R18 (56k) que determina a corrente de saída máxima, que pode então ser precisamente limitada a um valor menor com o potenciômetro P2, um resistor com um valor de 33k deve ser usado.

 

Ele diz que é uma das modificações que podem ser feitas para conseguir os 5A na saída é diminuir os 56k para este valor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só o tópico pra ver:  

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
.

Me esqueci de perguntar,sem querer abusar kkk....este pot de 100k que vc falou,ficaria como um ajuste fino da corrente é isso?Eu vou tentar essa sua dica primeiro para ver o resultado, e o terceiro pino como ficaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia do potenciômetro de 100k é definir o novo valor de R18, podes até usar um trimpot 100k multivoltas fixo para manter um ajuste fino, mas a ideia inicial era apenas definir qual o valor ideal de R18 para ficar com limite de 5A ;D 

Editado: por Neo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Neo disse:

Meu R16 62k é quivalente do teu R18

Meu R6 equivalente do teu R7

Faz bastante tempo que mexi no projeto não lembro com riqueza de detalhes, hoje em dia se fosse montar ia usar uns buffers ao invés de repetir a etapa final para cada bloco de 2 2n3055.

Entendi.vamos aos testes e vamos ver noque dá kkk...valeu...semana que vem posto o resultado.Ja estou com todos os componentes no jeito...Só vou trocar estes TIP35C  por um 2N3773  original,disse o vendedor que é né....R$25,00 que tá o bichinho,  tem que ser original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Neo disse:

A ideia do potenciômetro de 100k é definir o novo valor de R18, podes até usar um trimpot 100k multivoltas fixo para manter um ajuste fino, mas a ideia inicial era apenas definir qual o valor ideal de R18 para ficar com limite de 5A ;D 

Sim vou tentar,mas e no caso onde ligaria o terceiro pino?Do trimpot 100k

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou para testar o funcionamento da fonte,todos os componentes já estão soldados na PCI,só tenho dúvidas quanto a ligação em paralelo dos transistores de potência.Já que tenho que interligar também os coletores,posso fazê-lo colocando os coletores diretamente em um mesmo dissipador somente com a pasta térmica e sem mica??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém poderia dar uma força ai na ligação do voltimetro amperimetro?To ligando a uma fonte externa para alimentá-lo,está dando algum erro...FIOS: VA preto,azul,vermelho...alimentação: fios finos vermelho e preto.Vermelho grosso no borne positivo,Preto grosso no borne negativo e azul grosso no borne negativo.

Alimentação do VA vermelho positivo e preto negativo da fonte externa.Está correto??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...