Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Fonte ajustável de 0 a 30v/5a

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Não... 

O Borne negativo recebe apenas o fio azul do volt/amp. 

O fio preto vai na saída negativa da placa.

Veja na gravura do meu projeto mais acima, o amperímetro é ligado em serie com a saída negativa, não fosse assim não haveria como medir a corrente que circula pelo fio.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Azul-Preto de bitola maior fazem leitura de corrente, por isso são ligados em serie com a saída negativa.

Vermelho-Preto de bitola maior fazem a leitura de tensão por isso são ligados em paralelo com as saídas positiva e negativa respectivamente.

Os finos são a alimentação do volt/amp que devem ser ligados em fonte separada.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na teoria o fio vermelho de bitola maior poderia ter uma bitola bem menor, mas se fosse assim alguém poderia confundir qual dos dois vermelhos era a alimentação do volt/amp então pra identificar o que era leitura e o que era alimentação eles colocaram ele mais grosso do que precisaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz ta dando 41v que trem e esse...Não tenho tensão nem corrente na saida. O trafo ta dando 25vac  na saida dele, 1v  a mais que os 24vac  que tinha que ser e ta dando tudo isso ao invés dos 33v.Coloquei 3 capacitores 2200ufX50v em paralelo.Porque será que está tão alta essa tensão?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No U1 eu tenho 29v no pino 6, e  a trilha vai até o R18  que é um resistor de 33k  que eu mudei do projeto original pois eu quero 5a na saída.Só que para testes,eu coloquei um trafo  que da 20vX4a,então tenho 29v de alimentação,oscila um pouco.Acontece que notei que ao sair a tensão do pino 6 de U1 29v quando chega no R18 ela não passa para o outro lado onde está o ponto de ligação do Pot2.Vou trocar esse resistor pra ver oque acontece,mas creio que não seja só isso que  deixa a fonte zerada na saida.Curto se tiver, não aparece nada,nenhum componente queimou nem esquentando esta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tensões no tl071: 
U1

P1,2 e 3=0v, 
P4=-5v, 
P5=0v, 
P6=28v, 
P7=29v, 
P8=0v. 

U2- P
1,2 e 3=0v, 
P4=-5,6v, 
P5=0,6v, 
P6=0,18v, 
P7=28,8v, 
P8=0,1v.   

U3-
P1=0,1v,  
P2=5,6v, 
P3=5,5v, 
P4=ov, 
P5=0,1v, 
P6=11.1v, 
P7=28,8v, 
P8=0v.

No coletor dos 2n3055 eu tenho estes 28v, mas não tem nada dai pra frente.

Editado: por Neo
reorganizada resposta para melhor visualização.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui encontrar um problema,tinha um resistor com solda fria.Agora eu consigo variar a tensão e o voltimetro mostra a tensão setada.Fiz um teste com um cooler 12vX0,22a  e setando a tensão em 12v e liberando o pot de corrente,a tensão cai para 4v  e o cooler roda lento,não consigo controlar a corrente,nem mostra nada no display.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caro, o seu volt/amp pode ter fiação diferente dos outros, não é nenhum dos dois modelos com os quais já trabalhei anteriormente, não faria muito sentido mas... Tente verificar onde comprou. Só pra ter certeza.

Sobre a questão da saída estar caindo, se o led conectado ao r22 acender é porque está limitando a corrente, será que ligaste os fios do potenciômetro invertidos? 

Editado: por Neo
verificaR
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu mudei o led que estava invertido he he he... ai  eu liguei a fonte e coloquei uma carga 12vX0,22a ela começou a trabalhar certinho sem baixar os 12v, eu desliguei para fazer outras verificações e ela parou de ler a corrente.Qdo conecto uma carga por ex:12vX0,22a a tensão cai para 5v mesmo o pot de corrente estando todo aberto.O potenciômetro de corrente do jeito que está ligado,qdo eu giro para a direita ele diminui a resistência entre o pino do meio e o de uma extremidade,esquerda por ex, e em relação ao pino do meio e o da outra extremidade,direita, a resistência aumenta.Está correto?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...