Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia Processadores neuromórficos começam a levar aprendizado a sério

Avalie este tópico:


Jaimeletron

Posts em destaque

 

As notícias abaixo nos fazem reviver de  modo quase imediato alguns filmes tais  como:  2001, Uma Odisséia no Espaço;  Eu,Robô;  O Exterminador do Futuro; Blade Runner e outros.


Para muitos, trata-se de mera Ficção Futurista. Para algumas personalidades de projeção - Bill Gates, Stephen Hawking, Elon Musk - O futuro do homem pode estar sob ameaça real pelas máquinas de inteligência artificial. 

 

As três diretivas que Asimov fez implantarem-se nos "cérebros positrônicos" dos robôs em seus livros são :
1ª Lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal.
2ª Lei: Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.
3ª Lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou Segunda Leis.
Mais tarde Asimov acrescentou a “Lei Zero”, acima de todas as outras: um robô não pode causar mal à humanidade ou, por omissão, permitir que a humanidade sofra algum mal. 

 

Stephen Hawking deve estar certo em suas preocupações  [ Elucubrações minhas ] , provavelmente porque deve ter visto uma dedicatória de Asimov para um tal de Major Edward Alvar Murphy Jr. - "Qualquer coisa que possa ocorrer mal, ocorrerá mal, no pior momento possível".    Um exemplo disto:  Uma máquina poderia se questionar o significado de humanidade sob o ponto de vista dela (máquina).


Para  resolver isso o homem terá que superar a si mesmo no quesitos Ética, Honestidade, Justiça, Compreensão e Compaixão. Enquanto o homem quebrar suas próprias Leis, não haverá nada que possa obrigar uma máquina com "vida própria" a cumpri-la  todo o tempo. Terá que se debruçar em alguma ciência com misto de Direito, Ética, Filosofia, História e Intuição divina.


Referente à notícia (uma delas) das preocupações de Hawking.

Fonte: https://www.huffpostbrasil.com/james-barrat/por-que-stephen-hawking-e-bill-gates-morrem-de-medo-da-inteligen_a_21674822/


 
Uma notícia curiosa referente à capacidade premonitória do cinema: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2015/07/03/interna_diversao_arte,488879/morte-de-homem-por-robo-se-torna-viral-em-semana-de-exterminador-do-fu.shtml

 

 

Não acredite em toda mensagem subliminar que você vê. Um homem consciente sabe seu caminho.

 

 

Aqui segue a matéria do Título:


Processadores neuromórficos começam a levar aprendizado a sério


Redação do Site Inovação Tecnológica -  06/03/2018

 

Processadores neuromórficos começam a levar aprendizado a sério

 

O chip Loihi da Intel já está disponível para pesquisadores e desenvolvedores.      [Imagem: Intel/Divulgação]

 
Processadores que aprendem

 

Engenheiros das universidades de Heidelberg e Dresden, na Alemanha, e da Intel, apresentaram três novos processadores neuromórficos durante um evento realizado na semana passada nos EUA.

 

Os novos chips podem imitar aspectos mais amplos dos cérebros biológicos do que as versões anteriores, sendo, segundo as equipes que os construíram, "mais energeticamente eficientes, mais resilientes e com maior capacidade de aprendizagem."

 

Os computadores são muitas vezes mais rápidos do que os humanos na resolução de problemas aritméticos, mas não competem quando se trata da capacidade analítica do cérebro - os computadores não conseguem aprender continuamente e, portanto, não podem melhorar-se.

 

Este é um dos objetivos da computação neuromórfica, cujos componentes tentam imitar o funcionamento das redes neurais humanas. E o progresso na área vem se acelerando tanto que alguns especialistas já dizem que a computação neuromórfica pode deixar a computação quântica para trás.

 

BrainScales

 

O primeiro chip é uma versão mais recente do projeto BrainScales, que está construindo processadores inspirados no cérebro humano há vários anos.

 

O BrainScaleS possui um design analógico e digital misto e funciona de 1.000 a 10.000 vezes mais rápido que a versão anterior, dependendo do algoritmo. O processador neuromórfico de segunda geração possui funções de aprendizagem livremente programáveis, bem como um modelo de hardware analógico de neurônios complexos com árvores dendríticas ativas, que - assim como os neurônios - são especialmente valiosos para reproduzir um processo de aprendizado contínuo.

 

 

SpiNNaker

 

O segundo processador é a mais recente versão do cérebro eletrônico SpiNNaker, construído por um consórcio liderado pela Universidade de Dresden.

 

O novo chip SpiNNaker é baseado na tecnologia multinúcleos. Um único chip contém 144 núcleos neuromórficos com um sistema inovador de gerenciamento de energia, o que o permite disponibilizar uma capacidade computacional de 36 bilhões de instruções por segundo por watt.

 

Loihi

 

Finalmente, a Intel anunciou os detalhes técnicos do seu processador Loihi, que a empresa apresenta como a ferramenta que finalmente levará a inteligência artificial para o hardware. O processador já está disponível para equipes de desenvolvedores e universidades e conta com 130 milhões de sinapses artificiais.

 


Fonte: 


Inovação Tecnológica


http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=processadores-neuromorficos-comecam-levar-aprendizado-serio&id=010150180306#.WqC8m2rwZph

 

chip-loihi-intel.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...