Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Notebooks com dual BIOS

Avalie este tópico:


Oseiasgs22

Posts em destaque

Boa noite, amigos. A pergunta é simples, mas de extrema importância à título de conhecimento. Por qual motivo existem notebooks que possuem duas BIOS, e como saber ao certo qual está com defeito? No caso quando se descobre que o defeito é numa, é necessário substituir ou regravar os dois chips de BIOS, ou basta apenas regravar o que está sabidamente com defeito? Pois teve uma vez um amigo aqui mesmo do fórum, disse que eu tinha que regravar as duas, sendo que o defeito era apenas em uma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Oseiasgs22 disse:

Boa noite, amigos. A pergunta é simples, mas de extrema importância à título de conhecimento. Por qual motivo existem notebooks que possuem duas BIOS, e como saber ao certo qual está com defeito? No caso quando se descobre que o defeito é numa, é necessário substituir ou regravar os dois chips de BIOS, ou basta apenas regravar o que está sabidamente com defeito? Pois teve uma vez um amigo aqui mesmo do fórum, disse que eu tinha que regravar as duas, sendo que o defeito era apenas em uma.

os notebooks com o que chamasse de dual bios na verdade tens que entender que problema que estas tendo ppara saber qual deves regravar

Temos a bios MAIN que é a que controla a maioria das funções gerais do notebook, tanto se ela estiver corrompida a maioria dos notes tendem a não ligar e alguns poucos ligam mas sem vídeo.

a outra bios EC é com funções especificas para o SIO. 

Para te falar a verdade todos problemas que eu tive com BIOS até hoje gravei a main e voltou a funcionar normalmente, foram raras as vezes que tive que gravar a EC.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, wjinformatica disse:

os notebooks com o que chamasse de dual bios na verdade tens que entender que problema que estas tendo ppara saber qual deves regravar

Temos a bios MAIN que é a que controla a maioria das funções gerais do notebook, tanto se ela estiver corrompida a maioria dos notes tendem a não ligar e alguns poucos ligam mas sem vídeo.

a outra bios EC é com funções especificas para o SIO. 

Para te falar a verdade todos problemas que eu tive com BIOS até hoje gravei a main e voltou a funcionar normalmente, foram raras as vezes que tive que gravar a EC.

 

Valeu, amigo. Era essa a minha dúvida, mas tem como saber ao certo qual está com problema, antes de sair gravando as duas? Tipo, quais sintomas de problemas específicos na EC e na MAIN?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na realidade depende, tem casos em que gravar apenas a main vai fazer com que fique em modo de fábrica, ou gerar delay no surgimento do vídeo...

Se for uma main bios clear ME normalmente não vai dar qualquer problema, mas se for backup de outro note pode gerar alguns inconvenientes.

As duas bios nesse caso tem versões de firmware própria individuais, e a MAIN bios armazena a versão da EC bios, se a versão da sua EC bios já no chip for diferente da problema, se for igual vai de boa.

A recomendação de gravar o par é por isso, pra evitar incompatibilidades entre a MAIN e a EC.

Hoje em dia com a facilidade que temos para limpar o ME das bios com as novas ferramentas, talvez seja mesmo uma ideia melhor deixar a EC intocada, e limpar o ME da MAIN caso apresente problema.

Mas antigamente a única solução era regravar o par. ;D 

 

 

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...