Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise [Notebook Positivo XRC3520 / MB H14BT01 4L / Não Liga.

Avalie este tópico:


Sputnik38

Posts em destaque

Galera, boa tarde, estou com esse notebook Positivo XRC3520 na bancada com o seguinte defeito: equipamento não liga. Ao colocar o carregador, o LED power acende mas a bateria não carrega. Ao pressionar o botão power, o notebook acende por 3 segundos e apaga (mas o cooler não gira e não dá imagem). Eu sei que o problema é provavelmente no circuito de charge, porém eu não possuo um esquema elétrico dessa placa para identificar o circuito e as tensões dele. Também notei algumas linhas em curto, porém já retirei todos os componentes dessas linhas e não matei o curto, precisaria do esquema pra saber pra onde ir porque só consigo seguir a trilha até um certo ponto. 

 

 

Testes realizados:

1 - Ligar o notebook sem HD e RAM

2 - Medir as tensões da fonte (24v), tudo OK.

3 - Medir curto, encontrei alguns na placa, ainda não foi resolvido.

4 - Teste das tensões das bobinas, algumas apresentam tensões duvidosas (3.8v, 1,9v, tensões variando e etc).

5 - Temperatura dos componentes (tudo OK).

 


Componentes trocados. (se houver):

Troquei só um capacitor que estava em curto, acreditava que era ele o culpado pela linha de capacitores em curto mas não era. Capacitor C599 na placa.

 

 

Suas suspeitas e dúvidas:

Suspeito principalmente do circuito de charge, pois não existe tensão de saída nos pinos da bateria. Também não estão em curto, então creio que seja algum componente como um resistor ou capacitor com valores alterados, gerando uma tensão/corrente/frequência errada, alterando o funcionamento do CI charge, impedindo ele de enviar o sinal de power para o super I/O.

 


Se alguém puder me ajudar com o esquema dessa placa ou alguma dica, eu seria bastante grato.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Com o notebook sem energia, multiteste digital, em escala de medição de diodo, faça medições direto nas bobinas.

- Valores abaixo de 10 ohms, o circuito deve ser analisado.

- Se voce fez testes, e suspeita de circuitos em curto, ou fuga, voce vai precisar de uma fonte assimétrica, para injetar tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, assdigitale disse:

O jumper sugerido pelo amigo acima, que eu me lembre é de placa que começa com 71R...

71R-J14IM6-T811

@Sputnik38 amigo poste as tensões do Ci de charger que vc tem baixe o esquema vou lhe dar um j+ para que possa baixar o arquivo mas lembrando que melhro maneira de ter acesso aos arquivos do forum é sendo participante do mesmo !

veja se este serve: boa sorte !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode remover o ci e fazer esse procedimento que a placa irá liga aí você já sabe que é o Ci de charger que é o defeito. 

Isso se ele não estiver com 19V nos pinos mostrando na imagem, é ele que gera VIN pra alimenta o restante da placa. 

Você deve fazer o jamper da imagem direto ao capacitor C303.

Se estiver com 19V no pino 21 não faça o jamper, aí você deve verificar o pino ADAP_IN deve estar com 3V indicado que o carregador está conectado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...