Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Análise do esquema elétrico

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Pessoal, boa tarde. Estou precisando tirar uma dúvida sobre o esquema elétrico da foto abaixo, pois não entendo muito bem de análise de esquemas. 

A foto abaixo é um print do esquema FAN CONTROL de uma placa mãe de notebook. A primeira vista parece ser fácil interpretar, pois tem um componente U19 que controla a saída de energia pro J_FAN1. Mas não consigo interpretar da onde a energia vem e para onde ela vai pelos pinos do U19. Me deparei com um notebook com o sintoma que não girava o cooler e se desligava de calor após alguns minutos ligado. Como não tinha outro componente para trocar e testar visualizei o esquema e fiz uma solda entre os pinos 2 e 3 do U19 e o cooler começou a girar. Acredito que desta forma ele vai sempre ficar girando, pois estou alimentando ele continuamente com 5v. Resolveu o meu problema, mas gostaria de entender o funcionamento da coisa. O que são as siglas FON, VIN, VOUT e VSET do U19? O símbolo em vermelho do lado das escritas CPU_FAN e CPU_FANSEN indicam algum sentido de condução da energia?

Obrigado desde já!

FAN.jpg

Editado: por eliasgirardi
Postado

in em inglês é entrada e out é saida meu amigo, e v é de voltagem ,portantanto vin seria a entrada e vout a saida da energia, o vset eh a voltagem q controla a rotação do cooler de acordo com a voltagem se não me engano e o fon se não me engano eh o indicativo se o fan está ligado(on) ou não....

• Joinha 3
Postado

@eliasgirardi a explicação do colega @Jean Garoni está correta, exceto sobre o terminal 1 (FON#).

No datasheet do componente, ele está marcado como VEN (Tensão Enable = habilitação) ou seja, é por este pino que o circuito responsável por acionar o FAN liga ou desliga o mesmo.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

No pino 2 sempre existirá uma tensão de 5V após o start da placa (5VS).

Quando o pino 1 recebe um nível lógico baixo (indicado pelo símbolo #), a tensão do pino 2 sai pelo pino 3.

Um detalhe: Embora no esquema o pino FON# esteja sinalizado para habilitar no nível baixo, não existe esta informação no  datasheet do componente. Estes esquemas da Clevo geralmente são bastante confusos....

• Legal 1
Postado (editado)

Neste caso específico teria a chance deste componente estar com problema? Já fechei o notebook, me lembro de ter encontrado os 5v no pino 2 e algo em torno de 0,16v nos demais pinos, mas não lembro quais. Medi as voltagens nos pinos do conector do cooler e encontrei 3v no pino 3 do mesmo. O que significam estes 3v? Como a placa mãe sabe que o cooler está parado ou girando?

Editado: por eliasgirardi
Postado
9 minutos atrás, eliasgirardi disse:

teria a chance deste componente estar com problema?

Sim. Se ele estiver com defeito, o fan nunca irá ligar (ou permanecer ligado).

9 minutos atrás, eliasgirardi disse:

O que significam estes 3v?

Se o circuito é alimentado com 5V, o pino 3 deve ter uma tensão entre 0 e 5V dependendo da temperatura da placa.

13 minutos atrás, eliasgirardi disse:

Como a placa mãe sabe que o cooler está parado ou girando?

Através de sensor(es) de temperatura.

Nesta placa, o sinal CPU_FAN vem do SIO, que recebe sinais de outros circuitos (W83L771AWG).

Exemplo:

THERM_ALERT# - pág. 62

CRIT_TEMP_REP# - pág. 78.

• Joinha 1
Postado (editado)
13 horas atrás, eliasgirardi disse:

Medi as voltagens nos pinos do conector do cooler e encontrei 3v no pino 3 do mesmo. O que significam estes 3v?

Olha o R273... Ele está fornecendo os 3V3... para a linha do sensor da fan.

Flw...

Editado: por nagkiller
  • Joinha 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...