Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell Studio 1557 / DA0FM9MB8D1 Rev D / Liga sem vídeo por 4 segundos e desliga

Avalie este tópico:


Marlon Selistre de Souza

Posts em destaque

Boa noite a todos,

 

Estou com um note Dell Studio 1557 na bancada.

O defeito apresentado é que os leds ligam, o cooler não gira, não dá vídeo, dura 4 segundos e desliga.

Plugando a fonte, ele carrega a bateria.

 

Tensões verificadas:

- Todas as tensões 3.3v encontradas no PWM (3.3 ALW);

- Tensões da BIOS OK

- Ao ligar, tensão PWR_GOOD OK

 

FAN JACK (4 pinos, essa placa controla a rotação do cooler)

PINO 1 - FAN1_TACH = 5V ENCONTRADO;

PINO 2 - GND OK

PINO 3 - FAN1_PWM = 1.8mv ENCONTRADO

PINO 4 - +5v_RUN = 5V ENCONTRADO

 

Estou com dúvida que pode ser esse pwm, o que acham?

 

Não tentei regravar a BIOS ainda e se alguém tiver o esquema dela, lembrando que é DA0FM9MB8D1 rev D, agradeço.

 

Alguma luz para o problema?

Obrigado

 

 

Editado: por Marlon Selistre de Souza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gilson Macedo disse:

Observou se tem vcore nesses poucos segundos? Há uma probabilidade de ser bios.

Analisando o VCore, temos:

VID0 - 1.09V
VID1 - 1.09V
VID2 - 1.09V
VID3 - 1.09V
VID4 - 1.09V
VID5 - 1.09V
VID6 - 1.09V

VCCSENSE - 0.87V
+VCC_CORE - 0.87V

 

Observando mais especificamente no boardview, notei que existe uma discrepância no PU6, conforme abaixo:

PINO 1 (+1.8V_RUN_PWRGD) - 3.3V  (DEVERIA TER 1.8V ???)
PING 2 - 3.3V
PINO 3 (3.3_ALW) - 3.3V OK
PINO 4 - 5.0V OK
PING 6 (+1.8V_RUN) - 1.8V OK
PINO 7 - 0.79V ??

 

Aparentemente não encontrei curto algum, nem na fonte assimétrica. A placa liga, fica 4 segundos e desliga.

- Troquei processador e memória - NADA

- Testei o cooler - OK

- Placa lavada e colocada na estuda - NADA

 

Alguma outra luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

O certo é baixar o esquema do pwm de vcore e verificar se todos esses pinos indicam o processador correto inserido. Há uma tabela para cada processador aceito na placa, então é preciso saber qual processador está usando e comparar com os sinais VID.

Certo Gilson, farei isto, porém não tenho nem o esquema dessa placa (revisão D), somente a FM9 e FM9B.

Estou tentando ver o que há nela.

 

O que se sabe é que o i7 que estava nele está funcionando e era o processador original da dell, logo, compatível (confirmei na service tag).

Mesmo ocorre com um i5 da mesma linha porém PARECE que ele demora uns 6 a 8 segundos para desligar, enquanto o i7 original desliga em 4 segundos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Não estou conseguindo baixar esse arquivo, todas as vezes dá falha.

Eu não peguei eles aqui do fórum mas de outro site. O arquivo é o mesmo porém de uma revisão diferente (rev D).

Tenho a boardview exata dela (arquivo .brd) e por ele estou me orientando MAS sem esquema fica quase impossível.

 

Uma dúvida:

Este cooler tendo 4 fios (vermelho, azul, preto, amarelo) retorna o RPM e Voltagem dele para o pwm que controla a temperatura/rotação do mesmo.

Procurei no datasheet do Super-IO  IT8502E e vi que a tensão vai do pino 28 dele para o pino 3 do FAN_JACK (FAN1_PWM) MAS não sei que tensão seria esta.

 

No caso de o cooler estar com problema no retorno do RPM ou Voltagem dele, o PWM desarmaria? Vou providenciar um cooler novo para descarte dessa possibilidade.

 

Obs.: Testei o cooler com 5v na fonte assimétrica (preto e vermelho) e ele ligou normal MAS não sei como testar os demais pinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, é o seguinte: eu não compraria um cooler, pois o teste que fez já demonstrou que ele está funcionando. Olhando o datasheet do pwm pude perceber que tendo tensão em todos os pinos VID, indica que na verdade não tem processador inserido. Eu começaria a me concentrar em duas opções: 1 o processador está com defeito. 2 a bios não é a correta. 

Dá uma olhada nesse datasheet.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Cara, é o seguinte: eu não compraria um cooler, pois o teste que fez já demonstrou que ele está funcionando. Olhando o datasheet do pwm pude perceber que tendo tensão em todos os pinos VID, indica que na verdade não tem processador inserido. Eu começaria a me concentrar em duas opções: 1 o processador está com defeito. 2 a bios não é a correta. 

Dá uma olhada nesse datasheet.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Bem, em relação ao datasheet, esse não é o da placa, pelo que vi. Esse ponto entendi, em relação as tensões VID. Lembrando que as medi nos resistores que circulam o socket do processador e vem do Super-IO

 

Em relação as bios, peguei as mesmas em outro fórum que inclusive foram citadas por vários como funcionais para o exato modelo da placa (DA0FM9MB8D1 Rev D).

 

Só fico pensando como posso testar o retorno do cooler para o pwm, afim de constatar que ele, por estar com defeito, não retorna a informação e o Super-IO desliga a placa.

 

O processador foi testado em outro note e está ok, é o original da dell (veio com o note). Testei com um i5 mas o problema continua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O SIO trabalha com 3v no máximo, então FAN1_PWM deve ter no máximo 3v. Você pode usar a fonte assimétrica e ir aumentando a tensão aos poucos. Qual é o pwm que está nessa placa? Você baixou o datasheet dele? Talvez esse caso seja um daqueles nos quais será necessário fazer um processo de bios ME. Algumas bios após inserido um processador guardam a informação daquele processador, fazendo com que a placa não aceite outro. Alguns

colegas do fórum podem falar um pouco mais sobre esse assunto. @tecgess @Jakers Binder @Paulo Noce

Editado: por Gilson Macedo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

O SIO trabalha com 3v no máximo, então FAN1_PWM deve ter no máximo 3v. Você pode usar a fonte assimétrica e ir aumentando a tensão aos poucos. Qual é o pwm que está nessa placa? Você baixou o datasheet dele? Talvez esse caso seja um daqueles nos quais será necessário fazer um processo de bios ME. Algumas bios após inserido um processador guardam a informação daquele processador, fazendo com que a placa não aceite outro. Alguns

colegas do fórum podem falar um pouco mais sobre esse assunto. @tecgess @Jakers Binder @Paulo Noce

É o IT8502E.

 

Abri o cooler agora e para verificar os componentes smd do mesmo. Existe um transistor nele que está furado (o único). O restante está ok. 

Estou com uma leve desconfiança que esse transistor é o cara que retorna o RPM e Voltagem para o Super-IO monitorar e talvez por este problema ele apenas ligue mas não repasse, forçando o Super-IO a desligar a placa para evitar superaquecimento.

 

Irei providenciar um cooler novo e repasso a todos se funcionar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...