Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia 1ª Live EletronicaBR - Uso do osciloscópio na manutenção - TIRE SUAS DUVIDAS !

Avalie este tópico:


infosquad

Posts em destaque

  • Daniel Destaque, sem destaque e Destaque this tópico

ficou massa galerinha, perdi estou muito arrependido.  ?

Mas espero que na próxima  eu participe.

será que podemos falar um pouco sobre o frequencímetro na próxima? 

muito bom o que o Paulo falou no minuto 56:40, levar o scope para dentro do forum nas analises dos tópicos. 

Editado: por ElianLaptop
  • Joinha 9
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Boa iniciativa! Sobre o uso do Scope eu só bem novato. Peguei algumas materias para ler mas eu não li ainda gostaria de saber mais sobre o assunto.

Mas ele me ajudou muito pra não perder tempo em alguns reparos. Um deles eu até registrei aqui. Porque eu vi falar em alguns fórum. Mas foi muito legal poder ver isso na bancada aqui.

 

https://eletronicabr.com/forums/topic/78358-dell-inspiron-14-13269-1-cedar_intel-não-carrega/

 

Ultimamente eu tenho usando muito ele pra verificar o circuito charger. Em alguns casos é muito arriscado você falar para o cliente comprar a bateria e no final tinha defeito no circuito charger e bateria do cliente estava boa.

 

Boa iniciativa ai pessoal parabéns a todos. 

j+ pra todos!

Editado: por K0rTy
  • Joinha 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@infosquad  muito show após assistir essa live comprei o meu osciloscópio, agora só estudar muito e praticar, valeu amigos do Eletrônica BR, não marquei todos das live por não sei o nome de todos mais valeu a todos que tavam na live, obrigado por compartilha os seus conhecimentos!

Editado: por Jardel Aureliano
  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

    Olá, vi a live depois, foi muito legal. Obrigado a todos que participaram por contribuir com o tempo e com o conhecimento. Sei que esta semente foi plantada e muitos poderão colher bons frutos. O tema foi interessante e as pautas foram boas. Para mim, o osciloscópio se resume na seguinte frase( quem assistiu Tundercats vai alembrar): Osciloscópio mê dê a visão além do alcance. Ele serve para isto, verificar se existe ou existiu em determinado ponto o sinal que deveria, verificação esta que não poderia ser feita com outro equipamento como o multímetro.

   Então, para utilizar o osciloscópio você deverá saber qual é o sinal correto para apenas verificar sua existência com o osciloscópio, então cai na lenda urbana de duas placas iguais, onde com uma boa pode-se consertar outra, não digo que pode, mas se você verificar qual é o sinal correto na boa, vai ajudar demais a conferir com o osciloscópio na placa ruim e chegar a um diagnóstico correto mais rapidamente.

  • Joinha 3
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá  tudo bem  amigos...

Gostei da live  o problema maior que muito usuários não utiliza o osciloscópio  e que o usuário não sabe interpretar qual sinal esta sendo gerado  no ponto de aferição ... não adianta falar que tem uma onda quadrada, a bios gera uma onda quadrada ... PWM  gera uma onda quadrada dependendo do tempo que ele habilita e desabilita o circuito, o charge gera uma onda quadrada etc.

 

Para quem quer utilizar o osciloscópio   o usuário tem que saber qual tipo de comunicação e gerada no ponto de aferição. já sabemos que  os laptop  em alguns pontos de aferição trabalha com comunicação SPI , SMBus e I2C o usuário tem que saber como funciona essas  comunicação se aprofundar o máximo possível.

 

Sobre ripple tem que haver os desacoplamento de DC/AC cuidado para não confundir ruido com  ripple isso pode ocorrer pelo  mal ajuste de time/div  e volt/div Sabemos também que todos sinais possui harmonias,   toda  sinal quadrado há  uma  senoidal em seu sinal.

 

Sobre um osciloscópio que não possui um a banda boa tudo que ele analisar vai ser um senoide  porque não vai ter uma boa visualização do sinal.  

Se eu não me engano participei de um post que falei sobre isso.

Se eu estiver errado peço  desculpa aos amigos  e que me corrijam  que estou sempre 'á apreender

 

Parabéns a todos que  participaram da live  e tiveram essa iniciativa.

 

Espero poder um dia  participar de uma próxima live porque ainda tenho muitas duvidas, mas continuo com alguns problema colocando a vida nos trilhos , mas não há mal que dure para sempre... fico grato por estar nessa família do eletronicabr.

Editado: por tecgess
  • Joinha 6
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

   Olá Oseiasgs22, infelizmente não. O preço do osciloscópio aqui no Brasil ainda é alto, o modelo Uni T que será sorteado aqui no Ebr não sai por menos de R$2.000 ou 2.500,00. Agora No Aliexpress você consegue por R$1.100,00. Só que para importar é o negócio: grandes descontos e grandes riscos.

   Para você que precisa do osciloscópio para manutenção em computadores veja o video do link abaixo. É um video muito bom feito pelo Prof. Romolo Filho, da LabelNET. Ele faz a comparação entre dois osciloscópios, um Hantek 6022be USB, de duzentos reais e um de bancada Tektronics TBS1052b.

  

 

    Também segue o link do aliexpress para a quem interessar dar uma olhada no modelo e no preço. Não estou dizendo que é bom ou ruim, que deve comprar ou não, mas estou mostrando uma opção para executar trabalhos ou estudos que pode sair por duzentos contos.

 

https://pt.aliexpress.com/af/hantek-6022be.html?d=y&origin=n&blanktest=0&jump=afs&SearchText=hantek+6022be&initiative_id=SB_20180318124312&isViewCP=y&catId=0

 

   Agora, quem viu o link acima, confirmou o valor dos osciloscópios de bancada, que podem sair a partir de 1.000,00 reais. São uma boa opção.  

  Se quiserem comprar qualquer coisa no aliexpress e ganharem de volta 3.5% do valor de qualquer compra, é só se cadastrar no link abaixo , é da Meliuz.

 

https://www.meliuz.com.br/i/ref_75582db0?ref_source=2

 

Espero ter ajudado.

 

 

  • Joinha 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@infosquad  e todo o pessoal que administra o forum,

Grande iniciativa! Assisti o vídeo e foi muito interessante e esclarecedor. Obrigado a todos!

Pra resumir numa frase, "Osciloscópio não é bola de cristal". 

Eu tenho um Tektronix analógico 2230, dois canais de 100 MHz, que comprei (bem) usado e deve ser mais antigo que muita gente que participa desse fórum. Mas é uma ferramenta e tanto e desde então, venho me informando e estudando, e tenho me esforçado para utilizá-lo cada vez mais no dia a dia. 

Grande abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao montar o meu Lab eu fiz questão de comprar o osciloscópio, mesmo recebendo a dica para deixar para depois, mas sabendo da importância fui e adquiri um barato o Hantek 6022, pois não dava para ter um mais top e para frequência mais alta. Mas a pessoa se preparando, mesmo uma ferramenta mais simples possível se torna incrível, se a pessoa sabe das necessidades da máquina, as frequências que o circuito necessita (seja por conhecer o circuito ou ter o datasheet em mãos) ela poderá mostrar a tensão em relação ao tempo, formando a frequência para o técnico formar a sua análise, pois ele sabe o que o circuito necessita e o osciloscópio irá mostrar se aquilo estar como o esperado.

Pegando uma referência de outra profissão, um médico utiliza exames para saber determinada frequência de batimentos cardíacos, como eletro, teste ergométrico e entre outros, talvez o osciloscópio de assemelhe para entendermos melhor aquele circuito eletrônico.

Editado: por Rafael Ávila Tec
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, moacir rodrigues disse:

Não consigo mais trabalhar sem osciloscopio. sem ele é como jogar futebol com bola de meia. 

 

Boa tarde, amigo.  Qual a utilidade dele numa bancada pra conserto de placa mãe de desktop e notebook? No que ele facilita e torna viável o conserto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Daniel sem destaque neste tópico

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...