Jump to content
infosquad

notícia 1ª Live EletronicaBR - Uso do osciloscópio na manutenção - TIRE SUAS DUVIDAS !

Rate this topic

Recommended Posts

ficou massa galerinha, perdi estou muito arrependido.  ?

Mas espero que na próxima  eu participe.

será que podemos falar um pouco sobre o frequencímetro na próxima? 

muito bom o que o Paulo falou no minuto 56:40, levar o scope para dentro do forum nas analises dos tópicos. 

Edited by ElianLaptop
  • Like 7
  • Haha 1

Share this post


Link to post
Share on other sites


Boa iniciativa! Sobre o uso do Scope eu só bem novato. Peguei algumas materias para ler mas eu não li ainda gostaria de saber mais sobre o assunto.

Mas ele me ajudou muito pra não perder tempo em alguns reparos. Um deles eu até registrei aqui. Porque eu vi falar em alguns fórum. Mas foi muito legal poder ver isso na bancada aqui.

 

https://eletronicabr.com/forums/topic/78358-dell-inspiron-14-13269-1-cedar_intel-não-carrega/

 

Ultimamente eu tenho usando muito ele pra verificar o circuito charger. Em alguns casos é muito arriscado você falar para o cliente comprar a bateria e no final tinha defeito no circuito charger e bateria do cliente estava boa.

 

Boa iniciativa ai pessoal parabéns a todos. 

j+ pra todos!

Edited by K0rTy
  • Like 3

Share this post


Link to post
Share on other sites

Comprei um da china de 50mhz pq n posso comprar um bom agora, mas vendo a live de vcs me arrependi. acredito q logo q eu me acostumar o uso do osciloscopio vou comprar um de 100mhz ou mais q isso. 

agradeço o tempo de vcs em nos fornecer essas info.

  • Like 4

Share this post


Link to post
Share on other sites

@infosquad  muito show após assistir essa live comprei o meu osciloscópio, agora só estudar muito e praticar, valeu amigos do Eletrônica BR, não marquei todos das live por não sei o nome de todos mais valeu a todos que tavam na live, obrigado por compartilha os seus conhecimentos!

Edited by Jardel Aureliano
  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

    Olá, vi a live depois, foi muito legal. Obrigado a todos que participaram por contribuir com o tempo e com o conhecimento. Sei que esta semente foi plantada e muitos poderão colher bons frutos. O tema foi interessante e as pautas foram boas. Para mim, o osciloscópio se resume na seguinte frase( quem assistiu Tundercats vai alembrar): Osciloscópio mê dê a visão além do alcance. Ele serve para isto, verificar se existe ou existiu em determinado ponto o sinal que deveria, verificação esta que não poderia ser feita com outro equipamento como o multímetro.

   Então, para utilizar o osciloscópio você deverá saber qual é o sinal correto para apenas verificar sua existência com o osciloscópio, então cai na lenda urbana de duas placas iguais, onde com uma boa pode-se consertar outra, não digo que pode, mas se você verificar qual é o sinal correto na boa, vai ajudar demais a conferir com o osciloscópio na placa ruim e chegar a um diagnóstico correto mais rapidamente.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá  tudo bem  amigos...

Gostei da live  o problema maior que muito usuários não utiliza o osciloscópio  e que o usuário não sabe interpretar qual sinal esta sendo gerado  no ponto de aferição ... não adianta falar que tem uma onda quadrada, a bios gera uma onda quadrada ... PWM  gera uma onda quadrada dependendo do tempo que ele habilita e desabilita o circuito, o charge gera uma onda quadrada etc.

 

Para quem quer utilizar o osciloscópio   o usuário tem que saber qual tipo de comunicação e gerada no ponto de aferição. já sabemos que  os laptop  em alguns pontos de aferição trabalha com comunicação SPI , SMBus e I2C o usuário tem que saber como funciona essas  comunicação se aprofundar o máximo possível.

 

Sobre ripple tem que haver os desacoplamento de DC/AC cuidado para não confundir ruido com  ripple isso pode ocorrer pelo  mal ajuste de time/div  e volt/div Sabemos também que todos sinais possui harmonias,   toda  sinal quadrado há  uma  senoidal em seu sinal.

 

Sobre um osciloscópio que não possui um a banda boa tudo que ele analisar vai ser um senoide  porque não vai ter uma boa visualização do sinal.  

Se eu não me engano participei de um post que falei sobre isso.

Se eu estiver errado peço  desculpa aos amigos  e que me corrijam  que estou sempre 'á apreender

 

Parabéns a todos que  participaram da live  e tiveram essa iniciativa.

 

Espero poder um dia  participar de uma próxima live porque ainda tenho muitas duvidas, mas continuo com alguns problema colocando a vida nos trilhos , mas não há mal que dure para sempre... fico grato por estar nessa família do eletronicabr.

Edited by tecgess
  • Like 5

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tenho vontade de ter um Osciloscópio, mas o dinheiro não deixa. Ele pode ser substituído por um frequencímetro? Quero usar apenas em placas de desktop e notebooks.

Share this post


Link to post
Share on other sites

   Olá Oseiasgs22, infelizmente não. O preço do osciloscópio aqui no Brasil ainda é alto, o modelo Uni T que será sorteado aqui no Ebr não sai por menos de R$2.000 ou 2.500,00. Agora No Aliexpress você consegue por R$1.100,00. Só que para importar é o negócio: grandes descontos e grandes riscos.

   Para você que precisa do osciloscópio para manutenção em computadores veja o video do link abaixo. É um video muito bom feito pelo Prof. Romolo Filho, da LabelNET. Ele faz a comparação entre dois osciloscópios, um Hantek 6022be USB, de duzentos reais e um de bancada Tektronics TBS1052b.

  

 

    Também segue o link do aliexpress para a quem interessar dar uma olhada no modelo e no preço. Não estou dizendo que é bom ou ruim, que deve comprar ou não, mas estou mostrando uma opção para executar trabalhos ou estudos que pode sair por duzentos contos.

 

https://pt.aliexpress.com/af/hantek-6022be.html?d=y&origin=n&blanktest=0&jump=afs&SearchText=hantek+6022be&initiative_id=SB_20180318124312&isViewCP=y&catId=0

 

   Agora, quem viu o link acima, confirmou o valor dos osciloscópios de bancada, que podem sair a partir de 1.000,00 reais. São uma boa opção.  

  Se quiserem comprar qualquer coisa no aliexpress e ganharem de volta 3.5% do valor de qualquer compra, é só se cadastrar no link abaixo , é da Meliuz.

 

https://www.meliuz.com.br/i/ref_75582db0?ref_source=2

 

Espero ter ajudado.

 

 

  • Like 7

Share this post


Link to post
Share on other sites

Agradeço pelas informações. Mas como o eu disse antes, não tô podendo comprar um osciloscópio agora, e como vi que o frequencímetro mede cristais, achei que pudesse servir.

Share this post


Link to post
Share on other sites

    Certo, veja os videos completos e você entenderá mais um pouco entre a diferença do frequencímetro e osciloscópio. Uma parte muito importante é a demonstração do uso em placas de computadores.

Share this post


Link to post
Share on other sites

@infosquad  e todo o pessoal que administra o forum,

Grande iniciativa! Assisti o vídeo e foi muito interessante e esclarecedor. Obrigado a todos!

Pra resumir numa frase, "Osciloscópio não é bola de cristal". 

Eu tenho um Tektronix analógico 2230, dois canais de 100 MHz, que comprei (bem) usado e deve ser mais antigo que muita gente que participa desse fórum. Mas é uma ferramenta e tanto e desde então, venho me informando e estudando, e tenho me esforçado para utilizá-lo cada vez mais no dia a dia. 

Grande abraço a todos!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tenho um Hantek DSO120B é um Excelente Osciloscópio  200mhz  dois canais. Mas é como se falou nos vídeo tem que saber o que esperar...  Mas me ajuda e muito em Bios.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vou comprar um tektronix 2 canais 100mhz não sei usar. Mas vou apreender com ajuda do forum. Todos falam que vale a pena então não posso mais deixar de ter um.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ao montar o meu Lab eu fiz questão de comprar o osciloscópio, mesmo recebendo a dica para deixar para depois, mas sabendo da importância fui e adquiri um barato o Hantek 6022, pois não dava para ter um mais top e para frequência mais alta. Mas a pessoa se preparando, mesmo uma ferramenta mais simples possível se torna incrível, se a pessoa sabe das necessidades da máquina, as frequências que o circuito necessita (seja por conhecer o circuito ou ter o datasheet em mãos) ela poderá mostrar a tensão em relação ao tempo, formando a frequência para o técnico formar a sua análise, pois ele sabe o que o circuito necessita e o osciloscópio irá mostrar se aquilo estar como o esperado.

Pegando uma referência de outra profissão, um médico utiliza exames para saber determinada frequência de batimentos cardíacos, como eletro, teste ergométrico e entre outros, talvez o osciloscópio de assemelhe para entendermos melhor aquele circuito eletrônico.

Edited by Rafael Ávila Tec

Share this post


Link to post
Share on other sites
22 minutos atrás, moacir rodrigues disse:

Não consigo mais trabalhar sem osciloscopio. sem ele é como jogar futebol com bola de meia. 

 

Boa tarde, amigo.  Qual a utilidade dele numa bancada pra conserto de placa mãe de desktop e notebook? No que ele facilita e torna viável o conserto?

Share this post


Link to post
Share on other sites

a importância do osciloscópio em relação a celular é visualizar o funcionamento do clock do cristal.

dentre outros como fontes variação se esta ok

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By GNMilasi
      O que é CPU e GPU? Qual a diferença entre elas?
       
      O que é CPU e GPU? Uma única letra resulta em um funcionamento completamente diferente para dois componentes essenciais de um computador, principalmente aqueles voltados para jogos ou aplicações gráficas mais pesadas. Mas, afinal de contas, qual a diferença real entre esses dois termos, que podem causar dúvidas na cabeça de quem está procurando um PC para se divertir ou trabalhar?
       
      A resposta, felizmente, é simples e já pode ser respondida com um olhar sobre o que, exatamente, são essas siglas: CPU é a abreviação de Central Processing Unit, ou Unidade Central de Processamento; enquanto GPU é a Graphics Processing Unit, ou a Unidade de Processamento Gráfico. A primeira é a peça central de qualquer computador, enquanto a segunda simplesmente não pode existir sem ela.
       
       
      O mandachuva
       

      A CPU é como o "cérebro" do computador, sendo o responsável por todas as atividades da máquina e por interpretar os comandos do usuário
       
       
      Para resumir da forma mais básica possível, a CPU é o cérebro do computador. Quando falamos de modelos de processadores de marcas como Intel ou AMD, por exemplo, nas notícias do Canaltech, estamos nos referindo a esse componente, que basicamente é responsável por todas as operações realizadas em uma máquina, das mais simples às mais complexas.
       
      E assim como nosso cérebro, o processador está sempre funcionando. Quando você abriu o navegador para acessar este artigo, tecnicamente, o que você fez foi enviar um comando à CPU, que realizou os cálculos necessários e, efetivamente, iniciou o aplicativo para você. Até mesmo o movimento do mouse e o clique necessário para isso passaram pelo processador.
       
      O mesmo vale para outras rotinas que não estão necessariamente ao alcance do usuário, mas também influenciam na utilização do computador. É o processador, por exemplo, o responsável por decidir quais dados serão armazenados na memória e de que maneira isso será feito, além de balancear a forma que seu próprio poder será utilizado para proporcionar a melhor experiência, de acordo com aplicações prioritárias, mais utilizadas, críticas ou aquelas que exigem um mais processamento.
       
      No lado mais técnico da questão, vale a pena citar que todos os comandos e atividades feitas em um computador são, basicamente, números (mais exatamente, dois deles, 0 e 1). O que você enxerga graficamente na tela, com a seta do mouse, um menu ou até mesmo este texto, no interior da CPU são sequências numéricas infinitas e problemas de matemática ou lógica que estão sendo resolvidos pela CPU em tempo real e velocidade incrivelmente rápida, convertidos de volta em um formato amigável que pode ser visto pelos olhos até mesmo dos mais leigos.
       
       

      Os processadores da linha Core i, da Intel, estão entre os exemplos de CPU mais utilizadas do mercado
       
       
      Todos os dispositivos que realizam operações possuem uma CPU, desde o seu computador ou celular até aquele alto-falante inteligente ou seu console de videogame. São exemplos as famílias AMD Ryzen e Intel Core i, para PCs, ou Snapdragon e Bionic, para smartphones e tablets. Apesar da finalidade um bocado diferente, ambos funcionam essencialmente da mesma maneira.
       
      Sobre os processadores, ainda é importante frisar que eles são capazes de realizar diversas operações ao mesmo tempo, e na medida em que evoluem, esse potencial só aumenta. Os diferentes núcleos são os principais responsáveis por esse aumento de capacidade e, basicamente, quanto maior o número deles, maior sua capacidade de processamento.
       

      A quantidade de núcleos define o poder de processamento paralelo de uma CPU, permitindo que diferentes tarefas sejam desempenhadas pelo componente ao mesmo tempo
       
       
      É como se você tivesse vários cérebros para pensar em diferentes coisas de uma só vez e é exatamente assim que um sistema operacional como o Windows trata os processadores de núcleo múltiplo. São várias cabeças pensando ao mesmo tempo e de forma paralela, dividindo as atividades entre si; caso contrário, a quantidade de tarefas simultâneas poderia ultrapassar a capacidade do componente, resultando em lentidão e travamento.
       
      Vale lembrar que, mesmo que você esteja utilizando apenas um único recurso por vez, seu computador está trabalhando em diversos deles ao mesmo tempo. Enquanto você joga ou lê esse artigo no navegador, seu antivírus permanece ativado e te protegendo, enquanto o e-mail continua de prontidão para avisar sobre a chegada de novas mensagens. Você conseguiria manter a atenção em um filme e livro ao mesmo tempo? Provavelmente não, mas a CPU, com seus diferentes núcleos, pode fazer isso.
       
      Afinal de contas, como dito, é essa a unidade responsável por transformar todos os comandos e atividades pedidas pelo usuário ou solicitadas pelo sistema em algo palpável, como a música que você pediu para a assistente do Google reproduzir, a abertura de uma rede social para postar aquela selfie bonita ou a execução daquele jogo que você estava tanto esperando. E quando falamos em games, entramos na segunda parte dessa pergunta, sobre as utilidades da GPU.
       
       
      O “artista”
       

      Se a CPU é a central de processamento do computador, GPUs como as da linha GeForce GTX servem aos trabalhos gráficos e visuais do computador
       
       
      Como o nome já indica, a GPU, conhecida popularmente como placa de vídeo, também é uma unidade de processamento como a CPU, mas com uma diferença: ela é voltada especificamente para atividades gráficas como jogos, softwares de edição de vídeo, modelagem tridimensional ou exibição de vídeos. Tais aplicações exigem cálculos específicos e muito mais especializados, que podem entrar no caminho do funcionamento geral de um processador.
       
      Teoricamente, processadores também podem realizar tais atividades, mas, na prática, esse tipo de coisa entraria em conflito com todas as outras tarefas que estão sendo feitas pela CPU. Todas, sim, são baseadas em contas aritméticas e problemas numéricos baseados em 0 e 1, que depois são convertidos de forma visual para o usuário. As semelhanças, entretanto, param por aí, na parte essencial da coisa.
       
      A grande diferença entre os cálculos comuns de um processador e aquele envolvido em tarefas gráficas está na carga exigida por essas aplicações, com muitos pontos para formar a imagem, conversões de arquivos e geometria para formar as figuras tridimensionais vistas em um jogo. É aí que entra o processamento de uma GPU, que por si só funciona de forma paralela à CPU e realiza tarefas específicas para que a unidade central de processamento possa lidar com outras coisas.
       

      Alguns jogos até rodam sem uma placa de vídeo no PC, mas nada como Red Dead Redemption 2, que exige o máximo de desempenho para funcionar bem
       
       
      Quando mencionamos nomes como Geforce RTX ou AMD Radeon, é de GPUs que estamos falando. Seu celular também tem um desses, na forma de chips como Adreno, normalmente disponíveis em smartphones Android. As placas de vídeo também contam com diferentes núcleos pelo exato mesmo motivo: dividir os trabalhos mais pesados, garantir otimização e um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.
       
      Você consegue rodar um jogo no seu computador sem GPU? Consegue, mas com qualidade gráfica reduzida e, provavelmente, enfrentando um bocado de lentidão. É como chamar um especialista para realizar um trabalho ou, então, confiar em um faz tudo para isso; o primeiro sempre entregará um resultado melhor.
       
      Ao contrário, porém, não existe computador sem uma CPU. Todos os outros componentes dependem dela, desde as memórias e o acesso aos dados armazenados até atividades como economia de energia, gerenciamento de recursos e até mesmo a utilização da GPU. O processador é, basicamente, a peça central para que toda a mágica aconteça.
       
       
      Fonte
    • By Alexandre Grecco
      Olá pessoal, participo de um outro forum, e criei um tópico sobre consumo de computador e outros eletrodomésticos. O objetivo é saber o que consome cada produto e o que se pode economizar no nosso dia a dia, a intenção é que vou medindo tudo que passa pelas minhas mão e vou fazendo aqui uma tabela de consumo para todos ter uma ideia o que cada equipamento gasta no fim do mês, afinal a conta de luz não anda nada barato, então vou começar aqui copiando e colando aqui o que já tenho, e vou atualizando a tabela.
       
      =====================================================================================
       
      Pode parecer bobeira, mas se formos colocar tudo num papel e lápis teremos a real certeza onde mais gastamos em energia, o meu resultado aqui não me deixou muito satisfeito, pode parecer poucos para alguns ou muitos aqui, mas as contas na real assusta um pouco.

      Comprei um equipamento onde me faz leituras de consumo de energia semana passada e me chegou a dois dias atrás e resolvi hoje testar e testei hoje no meu computador, não é um super computador, mas também não é um computador fraquinho, apesar de antigo atende em tudo que preciso e sua velocidade perto de muitos PC da atualidade não faz vergonha, trata-se de uma mobo Intel DP35DP e um CPU Q6600 com 8G de memória e uma pequena VGA de 512Mb da Nvidia, tenho essa VGA pois a mobo é Off e não sou muito chegado em games, pra isso tenho aqui um PS4.

      Lembrando que o consumo pode variar de PC para PC, tudo vai depender da configuração do equipamento e seu uso!

      O PC ficou oscilando entre 130/140 Wts de consumo, mas me espantei quando abrir o navegador chegou a dar pico de 193,2Wts se não me engano, bom, em 1 hora meu PC consumiu 123Wh colocando isso num papel me saiu:

      123Wts a hora, em 12 horas de uso ele gasta 1476 kWh no mês gasta 45756 kWh somando isso pelo valor da concessionária no fim do mês ele consumiu R$ 31,99 é pouco? Tem mais!

      Fiz a leitura do PC em stand bye, ou seja desligado mas sem desligar o filtro, ele consumiu em 1 hora 3 Wts em 12 horas 36 Wts no mês 1116 kWh num total de R$ 0,78

      Também não podemos esquecer do modem, aqui tenho um da Vivo fraquinho 12v 0,5A muita gente deixa ele ligado 24 horas por dia, aqui mesmo fica 24 horas ligado, em uma hora ele consome 3Wts num dia ele gasta 72Wts no mês se vai 2232 kWh que nas contas me custa R$ 1,56

      Agora colocando tudo no papel com o PC todo e tb tenho um monitor Samsung 17P que tb está nas contas tenho gasto mensal de R$ 34,33 no mês no ano isso me custa R$ 411,96

      Agora imagina isso numa empresa de uns 10 computadores e 9 horas de trabalho lembrando que muita empresa na hora de almoço deixa seu PC ligado, sai no ano R$ 4.119,06 esse valor mensal numa empresa sai R$ 343,30 isso porque se não me engano o valor da tarifa empresarial é maior que residencial, e a minha aqui é residencial.

      Depois disso fiz outra conta, o que eu posso economizar só no PC, seria desligar o PC completamente e também o modem/rotador só com isso economizo R$ 1,56 e desligando o filtro ganho mais R$ 0,78 e no ano tenho uma economia de R$ 28,08! Já numa empresa a economia seria no ano de R$ 280,80 que sai mensal R$ 23,40 a menos na conta!

      Depois desse teste hoje com o PC vou atualizando aqui tudo que vou medindo, assim saberemos onde gastamos e onde podemos economizar!

      ---------------------------------------------------------------------------------------------------------
      Computador em casa Voltagem 110V
      Valor de consumo no mês R$ 34,33 no ano = R$ 411,96
      Valor de economia no mês R$ 2,34 no ano = R$ 28,08 -

      Economia de 6,80%
      ---------------------------------------------------------------------------------------------------------
      Atualização em 31/10/19

      Geladeira em casa Voltagem 110V
      Geladeira Brastemp Ative Frost Free 429L Modelo BRM50NBANA
      Valor de consumo no mês em modo médio R$ 61,38
      Valor de consumo no mês em modo mínimo R$ 33,29

      Economia de 54,25%
      ---------------------------------------------------------------------------------------------------------
      Ventilador em casa Voltagem 110V
      Ventilador Arno Silence Force
      Valor de consumo no mês em modo turbo R$ 20,46
      Valor de consumo no mês em modo normal R$
      Valor de consumo no mês em modo dormir R$
      ---------------------------------------------------------------------------------------------------------
      Fritadeira Walita em casa Voltagem 110V
      Fritadeira Walita
      Valor consumo no mês R$ 3,68
      ---------------------------------------------------------------------------------------------------------
      Atualização em 04/11/19

      Máquina de lavar e secar Samsung Eco Bubble 11K Digital Inverter
      Máquina Lavar Samsung voltagem 110V
      Valor de consumo no mês R$ 9,90
      ---------------------------------------------------------------------------------------------------------
      Letreiro Digital Semi SL1021V 105V/235V - Voltagem 110V
      Letreiro Digital
      Valor consumo no mês R$ 10,66
      ---------------------------------------------------------------------------------------------------------
      Atualização em 06/11/19

      Chuveiro Lorenzetti Duo Shower 7500W Voltagem 220V
      Chuveiro
      Valor consumo no mês R$ 49,28
      ---------------------------------------------------------------------------------------------------------
      Atualização em 11/11/19

      Micro-ondas Brastemp BMS25ABHNA 18L - Voltagem 110V
      Micro-ondas 18L
      Valor consumo no mês R$ 2,10 - 5 minutos diários
      Valor consumo no mês R$ 6,30 - 15 minutos diários
      Valor consumo no mês R$ 25,22 - 1 hora de uso diário
      --------------------------------------------------------------------------------------------------------
      Atualização em 13/11/19

      Micro-ondas Brastemp BMS46BBHNA 30L - Voltagem 110V
      Micro-ondas 30L
      Valor consumo no mês R$ 2,05 - 5 minutos diários
      Valor consumo no mês R$ 6,15 - 15 minutos diários
      Valor consumo no mês R$ 24,60 - 1 hora de uso diário
      --------------------------------------------------------------------------------------------------------
      Notebook Asus VivoBook X510U i5-7200U
      Notebook
      Valor consumo no mês R$ 6,93
      --------------------------------------------------------------------------------------------------------


      .....................
    • By Marcão de Souza
      Posto mais um site de diagramas de reparo de TVs, é provável que muitos dos modelos existam no Brasil, vale a pena conferir, é um farto material. Link:
    • By Marcão de Souza
      Mais um site repleto de manuais e diagramas de serviço para televisores Smart das mais variadas marcas. Link:

       
    • By Marcão de Souza
      Posto mais um site, com farto material para download de manuais de serviço e diagramas dos mais variados modelos de telefones celulares. Link:

       

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...