Jump to content
infosquad

notícia 1ª Live EletronicaBR - Uso do osciloscópio na manutenção - TIRE SUAS DUVIDAS !

Rate this topic

Recommended Posts

ficou massa galerinha, perdi estou muito arrependido.  ?

Mas espero que na próxima  eu participe.

será que podemos falar um pouco sobre o frequencímetro na próxima? 

muito bom o que o Paulo falou no minuto 56:40, levar o scope para dentro do forum nas analises dos tópicos. 

Edited by ElianLaptop
  • Like 7
  • Haha 1

Share this post


Link to post
Share on other sites


Boa iniciativa! Sobre o uso do Scope eu só bem novato. Peguei algumas materias para ler mas eu não li ainda gostaria de saber mais sobre o assunto.

Mas ele me ajudou muito pra não perder tempo em alguns reparos. Um deles eu até registrei aqui. Porque eu vi falar em alguns fórum. Mas foi muito legal poder ver isso na bancada aqui.

 

https://eletronicabr.com/forums/topic/78358-dell-inspiron-14-13269-1-cedar_intel-não-carrega/

 

Ultimamente eu tenho usando muito ele pra verificar o circuito charger. Em alguns casos é muito arriscado você falar para o cliente comprar a bateria e no final tinha defeito no circuito charger e bateria do cliente estava boa.

 

Boa iniciativa ai pessoal parabéns a todos. 

j+ pra todos!

Edited by K0rTy
  • Like 3

Share this post


Link to post
Share on other sites

Comprei um da china de 50mhz pq n posso comprar um bom agora, mas vendo a live de vcs me arrependi. acredito q logo q eu me acostumar o uso do osciloscopio vou comprar um de 100mhz ou mais q isso. 

agradeço o tempo de vcs em nos fornecer essas info.

  • Like 4

Share this post


Link to post
Share on other sites

@infosquad  muito show após assistir essa live comprei o meu osciloscópio, agora só estudar muito e praticar, valeu amigos do Eletrônica BR, não marquei todos das live por não sei o nome de todos mais valeu a todos que tavam na live, obrigado por compartilha os seus conhecimentos!

Edited by Jardel Aureliano
  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

    Olá, vi a live depois, foi muito legal. Obrigado a todos que participaram por contribuir com o tempo e com o conhecimento. Sei que esta semente foi plantada e muitos poderão colher bons frutos. O tema foi interessante e as pautas foram boas. Para mim, o osciloscópio se resume na seguinte frase( quem assistiu Tundercats vai alembrar): Osciloscópio mê dê a visão além do alcance. Ele serve para isto, verificar se existe ou existiu em determinado ponto o sinal que deveria, verificação esta que não poderia ser feita com outro equipamento como o multímetro.

   Então, para utilizar o osciloscópio você deverá saber qual é o sinal correto para apenas verificar sua existência com o osciloscópio, então cai na lenda urbana de duas placas iguais, onde com uma boa pode-se consertar outra, não digo que pode, mas se você verificar qual é o sinal correto na boa, vai ajudar demais a conferir com o osciloscópio na placa ruim e chegar a um diagnóstico correto mais rapidamente.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá  tudo bem  amigos...

Gostei da live  o problema maior que muito usuários não utiliza o osciloscópio  e que o usuário não sabe interpretar qual sinal esta sendo gerado  no ponto de aferição ... não adianta falar que tem uma onda quadrada, a bios gera uma onda quadrada ... PWM  gera uma onda quadrada dependendo do tempo que ele habilita e desabilita o circuito, o charge gera uma onda quadrada etc.

 

Para quem quer utilizar o osciloscópio   o usuário tem que saber qual tipo de comunicação e gerada no ponto de aferição. já sabemos que  os laptop  em alguns pontos de aferição trabalha com comunicação SPI , SMBus e I2C o usuário tem que saber como funciona essas  comunicação se aprofundar o máximo possível.

 

Sobre ripple tem que haver os desacoplamento de DC/AC cuidado para não confundir ruido com  ripple isso pode ocorrer pelo  mal ajuste de time/div  e volt/div Sabemos também que todos sinais possui harmonias,   toda  sinal quadrado há  uma  senoidal em seu sinal.

 

Sobre um osciloscópio que não possui um a banda boa tudo que ele analisar vai ser um senoide  porque não vai ter uma boa visualização do sinal.  

Se eu não me engano participei de um post que falei sobre isso.

Se eu estiver errado peço  desculpa aos amigos  e que me corrijam  que estou sempre 'á apreender

 

Parabéns a todos que  participaram da live  e tiveram essa iniciativa.

 

Espero poder um dia  participar de uma próxima live porque ainda tenho muitas duvidas, mas continuo com alguns problema colocando a vida nos trilhos , mas não há mal que dure para sempre... fico grato por estar nessa família do eletronicabr.

Edited by tecgess
  • Like 5

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tenho vontade de ter um Osciloscópio, mas o dinheiro não deixa. Ele pode ser substituído por um frequencímetro? Quero usar apenas em placas de desktop e notebooks.

Share this post


Link to post
Share on other sites

   Olá Oseiasgs22, infelizmente não. O preço do osciloscópio aqui no Brasil ainda é alto, o modelo Uni T que será sorteado aqui no Ebr não sai por menos de R$2.000 ou 2.500,00. Agora No Aliexpress você consegue por R$1.100,00. Só que para importar é o negócio: grandes descontos e grandes riscos.

   Para você que precisa do osciloscópio para manutenção em computadores veja o video do link abaixo. É um video muito bom feito pelo Prof. Romolo Filho, da LabelNET. Ele faz a comparação entre dois osciloscópios, um Hantek 6022be USB, de duzentos reais e um de bancada Tektronics TBS1052b.

  

 

    Também segue o link do aliexpress para a quem interessar dar uma olhada no modelo e no preço. Não estou dizendo que é bom ou ruim, que deve comprar ou não, mas estou mostrando uma opção para executar trabalhos ou estudos que pode sair por duzentos contos.

 

https://pt.aliexpress.com/af/hantek-6022be.html?d=y&origin=n&blanktest=0&jump=afs&SearchText=hantek+6022be&initiative_id=SB_20180318124312&isViewCP=y&catId=0

 

   Agora, quem viu o link acima, confirmou o valor dos osciloscópios de bancada, que podem sair a partir de 1.000,00 reais. São uma boa opção.  

  Se quiserem comprar qualquer coisa no aliexpress e ganharem de volta 3.5% do valor de qualquer compra, é só se cadastrar no link abaixo , é da Meliuz.

 

https://www.meliuz.com.br/i/ref_75582db0?ref_source=2

 

Espero ter ajudado.

 

 

  • Like 7

Share this post


Link to post
Share on other sites

Agradeço pelas informações. Mas como o eu disse antes, não tô podendo comprar um osciloscópio agora, e como vi que o frequencímetro mede cristais, achei que pudesse servir.

Share this post


Link to post
Share on other sites

    Certo, veja os videos completos e você entenderá mais um pouco entre a diferença do frequencímetro e osciloscópio. Uma parte muito importante é a demonstração do uso em placas de computadores.

Share this post


Link to post
Share on other sites

@infosquad  e todo o pessoal que administra o forum,

Grande iniciativa! Assisti o vídeo e foi muito interessante e esclarecedor. Obrigado a todos!

Pra resumir numa frase, "Osciloscópio não é bola de cristal". 

Eu tenho um Tektronix analógico 2230, dois canais de 100 MHz, que comprei (bem) usado e deve ser mais antigo que muita gente que participa desse fórum. Mas é uma ferramenta e tanto e desde então, venho me informando e estudando, e tenho me esforçado para utilizá-lo cada vez mais no dia a dia. 

Grande abraço a todos!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tenho um Hantek DSO120B é um Excelente Osciloscópio  200mhz  dois canais. Mas é como se falou nos vídeo tem que saber o que esperar...  Mas me ajuda e muito em Bios.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vou comprar um tektronix 2 canais 100mhz não sei usar. Mas vou apreender com ajuda do forum. Todos falam que vale a pena então não posso mais deixar de ter um.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ao montar o meu Lab eu fiz questão de comprar o osciloscópio, mesmo recebendo a dica para deixar para depois, mas sabendo da importância fui e adquiri um barato o Hantek 6022, pois não dava para ter um mais top e para frequência mais alta. Mas a pessoa se preparando, mesmo uma ferramenta mais simples possível se torna incrível, se a pessoa sabe das necessidades da máquina, as frequências que o circuito necessita (seja por conhecer o circuito ou ter o datasheet em mãos) ela poderá mostrar a tensão em relação ao tempo, formando a frequência para o técnico formar a sua análise, pois ele sabe o que o circuito necessita e o osciloscópio irá mostrar se aquilo estar como o esperado.

Pegando uma referência de outra profissão, um médico utiliza exames para saber determinada frequência de batimentos cardíacos, como eletro, teste ergométrico e entre outros, talvez o osciloscópio de assemelhe para entendermos melhor aquele circuito eletrônico.

Edited by Rafael Ávila Tec

Share this post


Link to post
Share on other sites
22 minutos atrás, moacir rodrigues disse:

Não consigo mais trabalhar sem osciloscopio. sem ele é como jogar futebol com bola de meia. 

 

Boa tarde, amigo.  Qual a utilidade dele numa bancada pra conserto de placa mãe de desktop e notebook? No que ele facilita e torna viável o conserto?

Share this post


Link to post
Share on other sites

a importância do osciloscópio em relação a celular é visualizar o funcionamento do clock do cristal.

dentre outros como fontes variação se esta ok

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By jokazo
      boa tarde eletronicabr   ,acabei de renovar mais 6 meses ,paguei pelo boleto do mercado livre  ,hoje 20/02/2020 
      jorgeyamahita , tem como o mais rapido possivel liberar , obrigado 

    • By brlacerda
      O americano Larry Tesler, criador do comando "copiar e colar" (CTRL C+CTRL V), morreu na última segunda-feira (17), aos 74 anos. A informação foi dada primeiramente pelo site especializado em tecnologia Gizmodo e o blog Apple Insider, nesta quarta (19).
      Formado em Ciências da Computação na Universidade de Stanford, na Califórnia, berço da indústria de tecnologia americana, Tesler começou a trabalhar na Xerox em 1973, onde criou, junto com Tim Mott, o processador Gypsy, que continha os termos “cortar,” “copiar” e “colar” ("cut", "copy" e "paste", em inglês) para edição de textos.
      Depois, em 1980, foi trabalhar na Apple, onde ficou até 1997 e desempenhou funções como cientista-chefe, posto que já tinha sido de Steve Wozniak, fundador da companhia junto com Steve Jobs.
      Depois de deixar a Apple, Tesler cofundou a Stagecast Software, focada em ferramentas que tornassem os conceitos de programação mais fácil de serem aprendidos por crianças.
      Em 2001, ele foi para a Amazon, onde ocupou o cargo de diretor de experiência de compra.
      Em 2005, se mudou para o Yahoo!, onde continuou trabalhando para melhorar a experiência dos usuários. Em 2008, passou a trabalhar na 23andMe, empresa de biotecnologia do Vale do Silício especialista em testes genéticos. Posteriormente, passou a atuar como consultor independente.

    • By Eduard Lord
      A indústria brasileira começa a sofrer impactos concretos da epidemia de coronavírus. Depois de amargar uma desaceleração no ano passado, as fábricas instaladas no país podem ter o desempenho do primeiro trimestre afetado por problemas no recebimento de componentes e matérias-primas da China, o maior parceiro comercial do Brasil.
      Fabricantes de eletroeletrônicos já relatam problemas no recebimento de componentes. Montadoras de veículos e representantes do setor farmacêutico estão em alerta.
      Do total de insumos importados – que servem de matéria-prima para os produtos que são feitos nas indústrias nacionais – 20% vêm da China.
      – A participação das importações chinesas é relevante. Se os embarques são interrompidos, pode haver atrasos ou pausas na produção brasileira – diz Marcos Casarin, economista-chefe para América Latina na Oxford Economics.
      De acordo com sondagem da Abinee, associação brasileira de fabricantes de produtos eletroeletrônicos como celulares e TVs, 52% do setor já tiveram algum problema no recebimento de materiais vindos da China.
      A pesquisa mostra que 22% dos associados, que participaram do levantamento, disseram que devem paralisar a produção em algum momento nas próximas semanas por falta de componentes.
      – Estamos avaliando a situação de perto – diz o presidente da Abinee, Humberto Barbato, lembrando que a China responde por 42% dos componentes eletrônicos importados pelo setor.
      Segundo José Salvino, presidente do SindMetal (Sindicato dos Metalúrgicos) de Jaguariúna, em São Paulo, a empresa Flextronics, que fabrica celulares da Motorola, enviou uma carta alertando sobre o problema. De acordo com Salvino, o setor pode ter 80% das atividades paralisadas:
      – A medida afeta quase todas as linhas de produção. Desde a semana passada estamos aguardando parecer da multinacional chinesa para ver se há possibilidade de contágio através das peças importadas.
      Risco de desabastecimento
      A Anfavea, associação brasileira da indústria automotiva, acompanha “24 horas por dia” os efeitos da epidemia de coronavírus na China sobre a cadeia produtiva de autopeças. Apesar de a doença ter interrompido a operação em fábricas em Wuhan – considerada a “Detroit Chinesa” pela concentração de montadoras – e em outras áreas da China, por ora não há risco de desabastecimento de peças no Brasil.
      — Estamos monitorando o tema não só das peças que importamos, mas também dos fornecedores dos nossos fornecedores. Hoje não temos problema (de desabastecimento) — diz Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea.
      Estudo da consultoria Oxford Economics vê o Brasil como um dos países com maior risco de desabastecimento na hipótese de a epidemia prolongar o período de fechamento de indústrias na China.
      A importação de placas solares da China já começa a ser afetada. Segundo Daniel Pansarella, diretor da fabricante chinesa de painéis Trina, os embarques têm atrasos de até duas semanas. Para ele, a falta de produtos no mercado brasileiro vai depender da extensão da crise no país asiático:
      — Muitos clientes têm programação trimestral, por isso os estoques maiores. Não vejo o varejo com falta de produto. Quem pode ter falta de material no primeiro momento são distribuidores menores, que não têm estoques.
      A relevância de fornecedores chineses no Brasil só é batida pela importância deles para a indústria de países da Ásia e da Oceania, cujas cadeias logísticas estão intimamente conectadas à China. Nos primeiros lugares da lista estão Vietnã (com 41% dos bens intermediários comprados dos chineses) e Filipinas (30%).
      — A produção industrial brasileira, tal como a da maioria dos países, depende muito de produtos intermediários (insumos) chineses. Há uma integração nas linhas de produção em vários setores — diz Cristiano Oliveira, economista-chefe do banco Fibra, para quem a queda deve ser maior em eletrônicos e têxteis.
      O economista avalia ainda que o coronavírus tem potencial de reforçar a perda de força da indústria brasileira ocorrida no ano passado, quando recuou 1,1% em relação a 2018.
      O risco de desabastecimento é maior entre componentes de maior valor agregado que chegam por transporte aéreo da China. O estoque no Brasil dá conta para os próximos 15 dias, nas contas da Eletros, associação dos fabricantes de eletrônicos da linha branca (geladeira), marrom (TV e som) e portáteis (secadores de cabelo, ventiladores, entre outros). Entre os insumos que chegam por navio, o estoque nacional é capaz de abastecer as indústrias por 90 dias.
      – Preocupa a instabilidade na cadeia logística de importação de insumos da China – diz José Jorge do Nascimento Junior, presidente da Eletros.
      Na fabricante de eletrônicos Multilaser, com portfólio que vai de celulares a aspiradores, boa parte da produção depende dos fornecedores chineses. Mensalmente as duas fábricas da Multilaser, em Extrema (MG) e Manaus (AM), produzem 2 milhões de produtos. Cada um tem, em média, 200 componentes do país asiático.
      – Os efeitos só serão sentidos em março, e se a situação atual persistir até lá — diz Alexandre Ostrowiecki, presidente da Multilaser.
      Henrique Tada, presidente executivo da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac), destacou que o setor acompanha a crise de perto. Mais de 90% das matérias-primas são importadas de países como China e Índia.
      – Estamos em alerta. Quase tudo vem da China. Acompanhamos a movimentação de cargas dentro da China.
      O Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) disse que os estoques de princípios ativos e insumos importados da China são suficientes para atender às necessidades da indústria nas próximas semanas. Informou ainda que os estoques de medicamentos prontos nos postos de saúde e nas farmácias e distribuidoras garantem o abastecimento da população e de clínicas e hospitais.
    • By Anael Medeiros
      Estou com um notebook em minha bancada, lg a410 i3 com placa DA0QL7MB, que nao da video 
      ja verifiquei todas as voltagens e estao ativas , alguem tem alguma dica?

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...