Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia 1ª Live EletronicaBR - Uso do osciloscópio na manutenção - TIRE SUAS DUVIDAS !

Avalie este tópico:


infosquad

Posts em destaque

infelizmente, o uso do osciloscópio em profundidade nos cursos eletrônicos não é ensinado. Quando eu fiz um curso de monitores, as duas últimas aulas foram sobre o osciloscópio, mas não é o suficiente.
É um dispositivo que dá mais medo do que você quer saber.
Eu considero que para aqueles que estão apenas começando, eles têm muito a aplicar o que aprenderam para adicionar a falta de conhecimento das ondas para verificar e a complexidade de ajustar o equipamento para medir com precisão um sinal ... requer práticas intensivas e especialmente a reparação de motherboars ditados por profissionais em hardware de computador.
um mínimo de 6 meses intensivos poderia facilmente garantir uma boa base.
É meu humilde ponto de vista sobre o meu caso particular.
Eu aprendi mais sobre esses grupos de ajuda que vão diretamente para os estágios de uma placa-mãe do que o que me ensinou um curso básico de eletrônica. É outro mundo.
FELIZ NATAL PARA TODOS!!!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 4 semanas depois...

Há alguns anos atrás, logo que fiz meu cadastro no nosso fórum. imagina o Infosquad como o ‎Christopher Lloyd, Doutor Emmett Lathrop "Doc" Brown, ou apenas Doutor Brown, um dos principais personagens do filme "De Volta Para o Futuro". Na minha fantasia, este argentino agora mais brasileiro que argentino, era uma especie de eminencia parda, quase um ET, hehehe. Quando vi a imagem dele, a primeira vez no fórum, a figura não representava fielmente a Lenda! Hehehehe. O ser humano é assim, antes de conhecer a pessoas, constrói uma imagem que brota naturalmente. Acho que é por isso que o livro não morreu e nunca morrera, assim como o rádio: eles aguçam a nossa imaginação! Quanto a Live, parabéns a todos envolvidos, foi um show. Mas ainda acho o Infosquad meio Doutor 

Brown, digamos que uma versão bem mais nova dele!!! KKKKK.  Vou enviar uma foto e aposto que todos me imaginavam bem diferente!  

50703096_157363038581179_7194983910667714560_n.jpg

Editado: por wizof36
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 15/03/2018 às 17:42, xandevlk disse:

Comprei um da china de 50mhz pq n posso comprar um bom agora, mas vendo a live de vcs me arrependi. acredito q logo q eu me acostumar o uso do osciloscopio vou comprar um de 100mhz ou mais q isso. 

agradeço o tempo de vcs em nos fornecer essas info.

EU TENHO UM DE 50mhz aki zero ja tem 3 anos e nunca usei que aprender a usá-lo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Assim como aprendemos soldar melhor depois de compra e usa nosso próprio ferro de solda e até aprender a mantê-los  bem cuidado assim também o técnico que quer evoluir na sua ária de manutenção e queira compra um osciloscópio. Precisa compra e estudar com o equipamento na bancada cada dia é um aprendizado novo sou técnico de manutenção de iphones e depois que compre osciloscópio muitos defeitos fiz por ter esse equipamento mais até hoje não sou o mestre estou sempre aprendendo  vejo fóruns  vejo YouTube e baixo pdf n coisas relacionando a eletrônica 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Em 17/07/2019 às 19:52, SystSoftPcCelTv disse:

Infelizmente é uma ferramenta cara.

Tem osciloscopios bastante acessiveis na lojas da china como banggood e aliexpress, ate os portateis podem ajudar muito porque tem certos modelos que estao com preços bem competitivos em relação os modelos convencionais. 

Um exemplo é esse osciloscopio do link abaixo, recentemente ele apareceu com um otimo custoxbeneficio porque é barato e banda de 100mhz, ele ta por 290,00 com frete.

https://www.banggood.com/DANIU-ADS5012H-Digital-2_4-inch-TFT-Screen-Anti-burn-Oscilloscope-500MSs-Sampling-Rate-100MHz-Analog-Bandwidth-Support-Waveform-Storage-and-Built-in-Large-3000mah-Capacity-Lithium-Battery-p-1469066.html?rmmds=search&cur_warehouse=CN

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tenho um analógico de 40MHz, a cada dia aprendo algo novo com publicações como esta. O mais importante em aprender são as medições seguras, tanto para o aparelho ou placa que estamos medindo e principalmente para o aparelho que estamos usando para fazer as medidas.

Editado: por manatec
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

boa noite noite, trabalho a um bom tempo com concertos de aparelhos eletrônicos em geral mais voltado para as tv de led aparelhos de som e tvs de tubo módulos amplificadores de som etc, estou a procura de um osciloscópio, quero subir pra outro nível mas tenho duvidas qual seria o osciloscópio adequado para o meu trabalho, por se tratar de um aparelho caro não quero comprar um que não me sirva completamente e nem um tao avançado que nunca vou precisar usar todas as funções, já pesquisei bastante sobre e olhei alguns nacionais e outros importados, em minhas pesquisar resumi a esses que estavam dentro do meu orçamento

hantek dso4102c, hantek dso5072p, hantek dso5102p, uni t utd2102cex e o tektronix tbs1052b alguém poderia me ajudar na escolha agradeço muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luedno Luis Acredite em mim, o osciloscópio nunca será avançado demais, no inicio pra quem compra sem saber muito sobre a ferramenta parece que todos fazem o trabalho ( e fazem mesmo ) mas com o aprendizado de uso da ferramenta tu vais sentindo falta das utilidades extras que viste em determinado vídeo, ou sobre a qual leste em algum artigo.

 

Este uni-T atende aos critérios que julgo básicos, só é bom lembrar que se comprar fora ele pode ser taxado em 60% do valor, e se der problema de garantia complica bastante.

Tektronix comprado no Brasil provavelmente terá maior facilidade de garantia, mas ficas com apenas 50MHz.

 

Comprei anos atrás um tbs 1102b, se fosse pra comprar um osciloscópio hoje e tivesse grana sobrando, queria um com 4 canais isolados, 300MHz 2GS/s, analisador lógico e de protocolos, com gerador arbitrário acoplado, com a função de salvar os dados da tela em tempo real via software no pc ( os da tektronix só fazem isso pelo plugue de rede ).

 

Mas no geral qualquer um é melhor do que nenhum, aprendendo a usar vais ver se te faz falta ou não recursos extras e mais avançados.

O osciloscópio hoje é essencial na bancada nem que seja só pra apertar o Autoset.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo neo quando falei de não comprar um osciloscópio avançado de mais que nunca vou usar as funções minha preocupação é com o valor, por se tratar de um aparelho caro ,e um mais completo sairia mais caro ainda ,sua opinião e vala pois meu medo é de compra um que não me satisfaça ,por isso preciso da opinião de pessoas mais experientes e que tenham contato com o aparelho.

muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 30/08/2019 às 07:58, Neo disse:

@Luedno Luis Acredite em mim, o osciloscópio nunca será avançado demais, no inicio pra quem compra sem saber muito sobre a ferramenta parece que todos fazem o trabalho ( e fazem mesmo ) mas com o aprendizado de uso da ferramenta tu vais sentindo falta das utilidades extras que viste em determinado vídeo, ou sobre a qual leste em algum artigo.

 

Este uni-T atende aos critérios que julgo básicos, só é bom lembrar que se comprar fora ele pode ser taxado em 60% do valor, e se der problema de garantia complica bastante.

Tektronix comprado no Brasil provavelmente terá maior facilidade de garantia, mas ficas com apenas 50MHz.

 

Comprei anos atrás um tbs 1102b, se fosse pra comprar um osciloscópio hoje e tivesse grana sobrando, queria um com 4 canais isolados, 300MHz 2GS/s, analisador lógico e de protocolos, com gerador arbitrário acoplado, com a função de salvar os dados da tela em tempo real via software no pc ( os da tektronix só fazem isso pelo plugue de rede ).

 

Mas no geral qualquer um é melhor do que nenhum, aprendendo a usar vais ver se te faz falta ou não recursos extras e mais avançados.

O osciloscópio hoje é essencial na bancada nem que seja só pra apertar o Autoset.

Estou engatinhado pra comprar esse amigo neo 

rigol ds1054z de 50mhz o vendedor diz que faz upgrade para 100mhz achei ele no AliExpress o vendedor está com estoque aqui no Brasil livre de importação o que me diz desse modelo conhece seria uma boa compra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luedno Luis Parece uma boa pedida, sei que vários membros da nossa comunidade utilizam osciloscópios Rigol, principalmente por este motivo de poderem fazer o hack da firmware e ter especificações melhores pagando menos, ele provavelmente atenderá sua demanda, mas é como eu disse antes, conforme vamos utilizando e aprendendo a usar a ferramenta a gente percebe que seria vantajoso ter pego um modelo com mais funcionalidades, evidente que fora o limite de canais, e o plugue de rede (pelo menos nos tektronix) pra poder mostrar no pc aquilo que vemos na tela do osciloscópio em tempo real, da pra comprar todo o resto que citei anteriormente em aparelhos separados, a questão é que comprando um osciloscópio com estes itens embutidos gasta-se menos do que comprando todos eles separadamente e é menos espaço gasto na bancada.

Resumindo de forma geral 2 canais 100Mhz e 1GS/s atende a maioria dos técnicos sem problema, principalmente pra quem ainda não teve contato com a ferramenta, mas se você se apaixonar pela ferramenta e começar a explorar as possibilidades vai sentir falta de recursos extras em ocasiões específicas, aí e começar a guardar dinheiro de novo pra poder trocar uhaeuhaeuhea ;D 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por isso estou querendo comprar esse rigol ele tem mais recursos e prefiro aparelhos separados ,nao gosto de ferramentas com varias funçoes, ja me apaixonei pela aparelho antes mesmo de ter contato ,esse rigol oferece mais por um preço justo.

hantek dso 5202p e dso4102c esta saindo por 1.350,00 no aliexpress mais taxa da alfandega caso seja taxado.

rigol ds1054z esta saindo por 1.950,00 vendido pelo aliexpress com estoque aqui no brasil sem taxa da alfandega e com 3 anos de garantia.

minha análise, se eu for taxado no hantek sairia pelo mesmo valor do rigol sendo esse mais completo ,entao nao seria melhor pegar logo o rigol? corro menos risco tambem no rigol .ohhh duvida cruel kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luedno Luis Dentre os modelos que você citou eu ficaria com o Rigol sem sombra de dúvidas. ;D
Eu gostaria de ter tudo integrado pois é possível na maioria dos casos utilizar as funções simultaneamente, e minha bancada é pequena ( ou mal estruturada talvez).

Mas entendo aquela lógica de que aparelhos com múltiplas funcionalidades tendem a não ser tão bons quanto se fossem separados, acredito que neste caso no entanto essa lógica não se aplica tendo em vista que a qualidade dos instrumentos da tektronix é bem razoável...


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luedno Luis 

Tenho um tbs1102b da tektronix, 100Mhz e 2GS/s dois canais, a utilização é a comum para todos imagino, reparo de equipamentos, e na montagem de projetos variados.

Comprei na época seguindo os parâmetros que me foram passados pelo @byte e pelo @Alex , na ocasião este que comprei apareceu com preço abaixo do esperado e aproveitei.  
Eu trabalho bastante no reparo de placas de notebooks, o resto das coisas aparecem aleatoriamente.

Mas sinceramente no caso de aquisição de osciloscópio acho que a área não faz tanta diferença, as situações que vão te levar a querer mais do osciloscópio vão acontecer em qualquer área.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 18/03/2018 às 16:20, Oseiasgs22 disse:

Tenho vontade de ter um Osciloscópio, mas o dinheiro não deixa. Ele pode ser substituído por um frequencímetro? Quero usar apenas em placas de desktop e notebooks.

 

 de uma olhada no mercado livre as vezes se acha usados por bom preço 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Daniel sem destaque neste tópico

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...