Jump to content
infosquad

notícia 1ª Live EletronicaBR - Uso do osciloscópio na manutenção - TIRE SUAS DUVIDAS !

Rate this topic

Recommended Posts

ficou massa galerinha, perdi estou muito arrependido.  ?

Mas espero que na próxima  eu participe.

será que podemos falar um pouco sobre o frequencímetro na próxima? 

muito bom o que o Paulo falou no minuto 56:40, levar o scope para dentro do forum nas analises dos tópicos. 

Edited by ElianLaptop
  • Like 7
  • Haha 1

Share this post


Link to post
Share on other sites


Boa iniciativa! Sobre o uso do Scope eu só bem novato. Peguei algumas materias para ler mas eu não li ainda gostaria de saber mais sobre o assunto.

Mas ele me ajudou muito pra não perder tempo em alguns reparos. Um deles eu até registrei aqui. Porque eu vi falar em alguns fórum. Mas foi muito legal poder ver isso na bancada aqui.

 

https://eletronicabr.com/forums/topic/78358-dell-inspiron-14-13269-1-cedar_intel-não-carrega/

 

Ultimamente eu tenho usando muito ele pra verificar o circuito charger. Em alguns casos é muito arriscado você falar para o cliente comprar a bateria e no final tinha defeito no circuito charger e bateria do cliente estava boa.

 

Boa iniciativa ai pessoal parabéns a todos. 

j+ pra todos!

Edited by K0rTy
  • Like 3

Share this post


Link to post
Share on other sites

Comprei um da china de 50mhz pq n posso comprar um bom agora, mas vendo a live de vcs me arrependi. acredito q logo q eu me acostumar o uso do osciloscopio vou comprar um de 100mhz ou mais q isso. 

agradeço o tempo de vcs em nos fornecer essas info.

  • Like 4

Share this post


Link to post
Share on other sites

@infosquad  muito show após assistir essa live comprei o meu osciloscópio, agora só estudar muito e praticar, valeu amigos do Eletrônica BR, não marquei todos das live por não sei o nome de todos mais valeu a todos que tavam na live, obrigado por compartilha os seus conhecimentos!

Edited by Jardel Aureliano
  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

    Olá, vi a live depois, foi muito legal. Obrigado a todos que participaram por contribuir com o tempo e com o conhecimento. Sei que esta semente foi plantada e muitos poderão colher bons frutos. O tema foi interessante e as pautas foram boas. Para mim, o osciloscópio se resume na seguinte frase( quem assistiu Tundercats vai alembrar): Osciloscópio mê dê a visão além do alcance. Ele serve para isto, verificar se existe ou existiu em determinado ponto o sinal que deveria, verificação esta que não poderia ser feita com outro equipamento como o multímetro.

   Então, para utilizar o osciloscópio você deverá saber qual é o sinal correto para apenas verificar sua existência com o osciloscópio, então cai na lenda urbana de duas placas iguais, onde com uma boa pode-se consertar outra, não digo que pode, mas se você verificar qual é o sinal correto na boa, vai ajudar demais a conferir com o osciloscópio na placa ruim e chegar a um diagnóstico correto mais rapidamente.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá  tudo bem  amigos...

Gostei da live  o problema maior que muito usuários não utiliza o osciloscópio  e que o usuário não sabe interpretar qual sinal esta sendo gerado  no ponto de aferição ... não adianta falar que tem uma onda quadrada, a bios gera uma onda quadrada ... PWM  gera uma onda quadrada dependendo do tempo que ele habilita e desabilita o circuito, o charge gera uma onda quadrada etc.

 

Para quem quer utilizar o osciloscópio   o usuário tem que saber qual tipo de comunicação e gerada no ponto de aferição. já sabemos que  os laptop  em alguns pontos de aferição trabalha com comunicação SPI , SMBus e I2C o usuário tem que saber como funciona essas  comunicação se aprofundar o máximo possível.

 

Sobre ripple tem que haver os desacoplamento de DC/AC cuidado para não confundir ruido com  ripple isso pode ocorrer pelo  mal ajuste de time/div  e volt/div Sabemos também que todos sinais possui harmonias,   toda  sinal quadrado há  uma  senoidal em seu sinal.

 

Sobre um osciloscópio que não possui um a banda boa tudo que ele analisar vai ser um senoide  porque não vai ter uma boa visualização do sinal.  

Se eu não me engano participei de um post que falei sobre isso.

Se eu estiver errado peço  desculpa aos amigos  e que me corrijam  que estou sempre 'á apreender

 

Parabéns a todos que  participaram da live  e tiveram essa iniciativa.

 

Espero poder um dia  participar de uma próxima live porque ainda tenho muitas duvidas, mas continuo com alguns problema colocando a vida nos trilhos , mas não há mal que dure para sempre... fico grato por estar nessa família do eletronicabr.

Edited by tecgess
  • Like 5

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tenho vontade de ter um Osciloscópio, mas o dinheiro não deixa. Ele pode ser substituído por um frequencímetro? Quero usar apenas em placas de desktop e notebooks.

Share this post


Link to post
Share on other sites

   Olá Oseiasgs22, infelizmente não. O preço do osciloscópio aqui no Brasil ainda é alto, o modelo Uni T que será sorteado aqui no Ebr não sai por menos de R$2.000 ou 2.500,00. Agora No Aliexpress você consegue por R$1.100,00. Só que para importar é o negócio: grandes descontos e grandes riscos.

   Para você que precisa do osciloscópio para manutenção em computadores veja o video do link abaixo. É um video muito bom feito pelo Prof. Romolo Filho, da LabelNET. Ele faz a comparação entre dois osciloscópios, um Hantek 6022be USB, de duzentos reais e um de bancada Tektronics TBS1052b.

  

 

    Também segue o link do aliexpress para a quem interessar dar uma olhada no modelo e no preço. Não estou dizendo que é bom ou ruim, que deve comprar ou não, mas estou mostrando uma opção para executar trabalhos ou estudos que pode sair por duzentos contos.

 

https://pt.aliexpress.com/af/hantek-6022be.html?d=y&origin=n&blanktest=0&jump=afs&SearchText=hantek+6022be&initiative_id=SB_20180318124312&isViewCP=y&catId=0

 

   Agora, quem viu o link acima, confirmou o valor dos osciloscópios de bancada, que podem sair a partir de 1.000,00 reais. São uma boa opção.  

  Se quiserem comprar qualquer coisa no aliexpress e ganharem de volta 3.5% do valor de qualquer compra, é só se cadastrar no link abaixo , é da Meliuz.

 

https://www.meliuz.com.br/i/ref_75582db0?ref_source=2

 

Espero ter ajudado.

 

 

  • Like 7

Share this post


Link to post
Share on other sites

Agradeço pelas informações. Mas como o eu disse antes, não tô podendo comprar um osciloscópio agora, e como vi que o frequencímetro mede cristais, achei que pudesse servir.

Share this post


Link to post
Share on other sites

    Certo, veja os videos completos e você entenderá mais um pouco entre a diferença do frequencímetro e osciloscópio. Uma parte muito importante é a demonstração do uso em placas de computadores.

Share this post


Link to post
Share on other sites

@infosquad  e todo o pessoal que administra o forum,

Grande iniciativa! Assisti o vídeo e foi muito interessante e esclarecedor. Obrigado a todos!

Pra resumir numa frase, "Osciloscópio não é bola de cristal". 

Eu tenho um Tektronix analógico 2230, dois canais de 100 MHz, que comprei (bem) usado e deve ser mais antigo que muita gente que participa desse fórum. Mas é uma ferramenta e tanto e desde então, venho me informando e estudando, e tenho me esforçado para utilizá-lo cada vez mais no dia a dia. 

Grande abraço a todos!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tenho um Hantek DSO120B é um Excelente Osciloscópio  200mhz  dois canais. Mas é como se falou nos vídeo tem que saber o que esperar...  Mas me ajuda e muito em Bios.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vou comprar um tektronix 2 canais 100mhz não sei usar. Mas vou apreender com ajuda do forum. Todos falam que vale a pena então não posso mais deixar de ter um.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ao montar o meu Lab eu fiz questão de comprar o osciloscópio, mesmo recebendo a dica para deixar para depois, mas sabendo da importância fui e adquiri um barato o Hantek 6022, pois não dava para ter um mais top e para frequência mais alta. Mas a pessoa se preparando, mesmo uma ferramenta mais simples possível se torna incrível, se a pessoa sabe das necessidades da máquina, as frequências que o circuito necessita (seja por conhecer o circuito ou ter o datasheet em mãos) ela poderá mostrar a tensão em relação ao tempo, formando a frequência para o técnico formar a sua análise, pois ele sabe o que o circuito necessita e o osciloscópio irá mostrar se aquilo estar como o esperado.

Pegando uma referência de outra profissão, um médico utiliza exames para saber determinada frequência de batimentos cardíacos, como eletro, teste ergométrico e entre outros, talvez o osciloscópio de assemelhe para entendermos melhor aquele circuito eletrônico.

Edited by Rafael Ávila Tec

Share this post


Link to post
Share on other sites
22 minutos atrás, moacir rodrigues disse:

Não consigo mais trabalhar sem osciloscopio. sem ele é como jogar futebol com bola de meia. 

 

Boa tarde, amigo.  Qual a utilidade dele numa bancada pra conserto de placa mãe de desktop e notebook? No que ele facilita e torna viável o conserto?

Share this post


Link to post
Share on other sites

a importância do osciloscópio em relação a celular é visualizar o funcionamento do clock do cristal.

dentre outros como fontes variação se esta ok

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By raphael jonhy de lima tito
      Placa positivo pih55bo funciona com placa onboard mas, ao colocar minha rx570 nova liga mas não dar imagem, oq pode ser?
      Sistema: windows 7 64bits
      Placa: Positivo pos-pi55bo 
      Processador: core i3 550 3.20Ghz
      Memória 6gb ddr3
      Bios versão: 0102
      Fabricante: positivo informática SA(American megatronic)
       

    • By eliasgirardi
      Dos temas à busca de arquivo: relembre as funções que deixaram saudades nos usuários.
       

      windows-xp-tema-clássico — Foto: Reprodução
       
      O Windows XP foi um dos sistemas operacionais mais bem-sucedidos da Microsoft e que ficou conhecido por ser "queridinho" dos usuários. Na época, ele se destacou por ter sido um dos sistemas mais bonitos, ágeis e seguros que a empresa havia criado até então. Essa versão tinha grandes diferenciais no design e ficou marcada pelo clássico papel de parede Bliss, com a foto de uma colina verde. Além disso, teve variantes de 32bits e 64 bits e uma arquitetura que não era baseada no MS-DOS, como os modelos anteriores, o que garantia maior estabilidade e velocidade.
       
      Lançado em 25 de outubro de 2001, o sistema foi encerrado em 2014, quando a fabricante terminou o suporte. A seguir, relembre seis funções de destaque do Windows XP e que ajudaram o sistema a ser um sucesso no mundo todo.
       
      1. Temas e personalização
       
      O visual do Windows XP era uma das características que mais chamava a atenção. O sistema trouxe cores vibrantes, sombras e formas que tornavam a experiência de uso do computador bastante agradável, até mesmo com o tema padrão que tinha a barra azul. Além disso, uma de suas maiores revoluções foi a possibilidade de personalização. A partir do XP, os usuários puderam escolher entre usar tema moderno ou um clássico do Windows 95, com diversas opções de cores. Outra possibilidade era baixar e instalar novos temas para alterar cores, ícones e deixar o Windows do jeito que você quisesse.
       

      Zune: um dos temas mais conhecidos e usados do Windows XP — Foto: Reprodução/Wikipedia
       
      2. Windows Media Player
       
      O Windows Media Player tornou muito fácil a reprodução de músicas. O programa organizava a biblioteca do usuário e reproduzia formatos de áudio como mp3. Já quem quisesse ver filmes no PC, só precisava baixar o Media Player Classic ou VLC, dois reprodutores de vídeo que rodavam diversos tipos de arquivos. O Windows XP ainda foi produzido em uma arquitetura avançada para a época e podia, não apenas ler DVDs, mas também gravá-los. Para isso, bastava apenas um programa que “queimava” os discos, como o Nero.
       

      Um dos reprodutores mais úteis e utilizados no Windows XP — Foto: TechTudo
       
      3. Busca de Arquivos
       
      A Microsoft aprimorou a busca de arquivos ao longo das edições do Windows, mas no XP aconteceu o primeiro grande avanço da ferramenta. O sistema trouxe um recurso de busca textual que exibia uma gama de arquivos como resultado e ainda permitia a utilização de filtros fáceis. Sem dúvida, a função facilitou muito a vida dos usuários.
       

      Uma busca eficaz e com muitos filtros para facilitar a vida dos usuários — Foto: Reprodução/Edivaldo Brito
       
      4. Conectar e desconectar dispositivos sem reiniciar o PC
       
      O Windows XP foi desenvolvido sobre a proteção do Windows NT (New Tecnology). Um dos grandes avanços dessa estrutura era a desobrigação de reiniciar o computador após desconectar dispositivos, o que criava um ótimo ambiente para quem gostava de passar músicas por pen drive ou usar fones de ouvido, por exemplo. Além disso, para quem gostava de fazer dual boot, ou seja, usar um segundo sistema operacional no pendrive ou em partições do HD, essa potência toda do Windows XP acabava ajudando.
       

      Remoção de periféricos sem necessidade de reinicialização — Foto: Reprodução/TechTudo
       
      5. Ajuda com figurinhas animadas
       
      Um mago, um cachorro, um clipe de papel animado e outras figuras poderiam ser os guias de ajuda no Windows XP. A ferramenta clássica ficava em algum lugar do monitor para oferecer ajuda aos usuários. As figurinhas animadas se moviam, andavam e executavam ações inovadoras para os padrões da época, quase como versões primárias dos assistentes de voz que conhecemos hoje. Por isso, ficaram marcadas na memória de quem usou o sistema.
       

      O XP disponibilizava ícones que se mexiam para te ajudar nas tarefas — Foto: Reprodução/Computer Business Review
       
      6. Teclas de atalho
       
      As teclas de atalho se tornaram bastante populares no Windows XP e muitas ainda continuaram em pleno funcionamento ao longo das versões seguintes do sistema. Se você quisesse esconder alguma coisa, por exemplo, era só apertar a tecla do Windows e a letra D, ou a letra L: uma minimizava tudo, enquanto a outra jogava o usuário para uma área de escolha.
       

      Pressione as teclas de atalho para ativar a iluminação do teclado do notebook — Foto: Barbara Mannara/TechTudo
       
      7. Jogos - Pinball 3D
       
      O Windows XP trouxe diversos jogos que eram uma boa forma de se distrair offline. O Freecell e Paciência Spider tiveram grandes melhoras nos gráficos depois, mas o Pinball faz falta até hoje no Windows.
       

      Um dos jogos preferidos do windows XP — Foto: Reprodução/Fitzssimmons
       
      Fonte: https://www.techtudo.com.br/listas/2019/12/sete-funcoes-que-fizeram-sucesso-no-windows-xp.ghtml
       
    • By Daniel
      Sabemos que o EletrônicaBR tem milhares de esquemas, manuais, bios e outros, postados por mais de 3000 usuários ao longos dos anos.

      Aqui estão 5 bons motivos para avaliar e comentar todos seus downloads:

      1- Muitos aquivos não foram devidamente testados e confirmados. 
      2- Sua correta avaliação pode te render alguns joinhas, valiosos para um futuro download.
      3- A colaboração de todos é muito importante para mantermos um acervo enxuto,  funcional e atualizado.
      4- Se quem testa não deixa um feedback, todos corremos o risco de baixar um arquivo inútil, você pode ser o próximo. 😟
      5- Agora temos disponível um painel que facilita a análise dos aquivos que baixamos e não avaliamos. (Como acessar abaixo 👇)

      Clicando no menu Downloads -> Meus Downloads ou no perfil pode acessar o painel que é bem intuitivo.
       

       
       
    • By Daniel
      Deu um trabalhão instalar a iluminação de natal.
      Favor não quebrar as lampadas!

       

    • By eliasgirardi
      O processador comercial usado como base continuou funcionando perfeitamente após a deposição da segunda camada de circuitos. [Imagem: Youngbae Son/Rose Anderson/Peterson Lab]
       
      Eletrônica 3D
       
      Os circuitos integrados de silício, como os processadores de computador, estão se aproximando da densidade máxima viável de transistores, por isso qualquer nova ideia é bem-vinda.
       
      Como esses chips atuais são tipicamente bidimensionais, com os transistores fabricados sobre uma placa plana de silício, há tempos se vem trabalhando com componentes tridimensionais, como os transistores 3D e até transistores 4D.
       
      Isso tem ajudado, mas as técnicas de fabricação são complicadas e caras, e não se aplicam a todos os componentes eletrônicos.
       
      Para contornar esses inconvenientes, Youngbae Son e colegas da Universidade Michigan, nos EUA, criaram uma tecnologia muito mais simples: Usar a mesma tecnologia atual para empilhar uma segunda camada de transistores diretamente em cima de um circuito integrado já pronto, criando não componentes 3D, mas uma "eletrônica 3D".
       
      Eles conseguiram isso usando um tipo diferente de semicondutor, conhecido como óxido de metal amorfo. Para aplicar essa camada de semicondutor ao chip de silício sem danificá-lo, eles cobriram o chip com uma solução contendo zinco e estanho e o giraram para criar uma camada uniforme.
       
      Depois que essa camada secou em um forno, o processo foi repetido para formar uma camada de óxido de zinco-estanho com cerca de 75 nanômetros de espessura. Durante o aquecimento final, os metais se ligaram ao oxigênio no ar, criando uma camada de óxido de zinco-estanho, que foi usada para criar os transistores por litografia tradicional.
       
      Esses transistores suportam tensões mais altas do que os transistores de silício abaixo.
       

      Componentes à base de óxidos também podem funcionar em modo analógico, abrindo caminho para processadores neuromórficos. [Imagem: Youngbae Son et al. - 10.1038/s41928-019-0316-0]
       
      Integração monolítica
       
      Embora também não possa ser aplicado em todos os casos, esse design permite eliminar a necessidade de um segundo chip para converter entre sinais de alta e baixa tensão, que atualmente fica entre os chips de processamento, de baixa tensão, e as interfaces de usuário, de alta tensão.
       
      Tensões mais altas poderiam danificar os transistores cada vez menores, o que fez com que os chips de processamento de última geração não sejam mais compatíveis com os componentes de interface de usuário de alta voltagem, que precisam funcionar com tensões mais altas para evitar efeitos como sinais de toque falsos ou configurações de brilho muito baixas em monitores.
       
      Como a segunda camada de transistores pode suportar tensões mais altas, eles essencialmente dão a cada transístor de silício seu próprio intérprete para conversar com o mundo exterior. Isso evita a custo atual de usar processadores de última geração com um chip extra para converter sinais entre o processador e os dispositivos de interface - ou usar um processador de nível inferior que roda com uma voltagem mais alta.
       
      Segundo a equipe, seus protótipos abrem caminho para circuitos integrados de silício que vão além da Lei de Moore, trazendo as vantagens analógicas e digitais da eletrônica de óxidos para os chips de silício de última geração.
       
      Fonte: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=eletronica-3d-como-construir-chip-cima-outro&id=010110191206#.XepA94NKjIU

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...