Jump to content

notícia primeiro microcontrolador brasileiro é reconhecido oficialmente

Rate this topic


ElianLaptop

Recommended Posts

De forma inédita no Brasil, o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) reconheceu o microcontrolador ZR16S08 como Produto Nacional. A Portaria 939 do MCTIC, publicada no dia 27 de fevereiro no Diário Oficial da União, estabelece que o ZR16S08 é um componente eletrônico semicondutor desenvolvido no Brasil. Os desenvolvedores são a Santa Maria Design House (SMDH), ligada à Fatec e ao Grupo de Microeletrônica da UFSM (GMicro), a Chipus Microeletrônica S.A. e a C&P Projetos Eletrônicos LTDA.

Este é o primeiro microcontrolador brasileiro com design e arquitetura proprietária, fato considerado uma grande conquista na área da microeletrônica brasileira. O chip pode ser usado para as mais diversas aplicações devido a sua grande versatilidade e facilidade de programação.

Esse microcontrolador genuinamente brasileiro pode se tornar, a curto prazo, uma alternativa aos chips importados. O Brasil é um país altamente importador de semicondutores, com déficit anual na casa dos US$ 20 bilhões. Além disso, existem linhas de financiamentos no BNDES que privilegiam produtos que tenham em seu interior chip reconhecidamente nacional, através de incentivos financeiros com juros menores e carência, como é o caso da área de iluminação.

 

image.png

 

A SMDH é uma Design House sem fins lucrativos ligada à Fatec e ao UFSM/GMICRO, cujo papel neste projeto foi o desenvolvimento de todos os circuitos integrados digitais. A Chipus desenvolveu os circuitos analógicos e a C&P desenvolveu a arquitetura. 

 

image.png

 

 

Fonte:  http://site.ufsm.br/noticias/exibir/desenvolvido-na-ufsm-primeiro-microcontrolador-bra?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=Pagina_MaisRobotica 

  • Like 26
  • Nice 2
Link to comment
Share on other sites

  • 5 years later...
  • 3 weeks later...
  • 1 month later...
  • 1 month later...

Dei uma olhada no Datasheet... bacana demais !
Não sei se ele foi desenvolvido para alguma aplicação específica, a maior parte dos microcontroladores não tem tanta memória EEPROM assim, pois colocam maior capacidade em memória Flash. Como ele não vem com Flash, imagino que todo o código deva ser gravado na EEPROM mesmo. Tem um ADC similar ao dos PICs, com 10 bits de resolução, um Timer de 16 bits (bem melhor que os de 8 de alguns PICs) vem com WTD. Não li detalhes do Assembly dele (que dirá se existe uma versão para linguagem C), mas parece que a palavra de código é de 16 bits, não de 14 como a maioria dos PICs. O Manual é de 2014, não tivemos nenhuma evolução desde então ? Onde adquiro, qual o preço, e os periféricos de software e hardware ?
Mesmo sem saber dessas respostas, Show de bola ! 
Parabéns, brasileiros envolvidos. Nosso problema nunca foi capacidade técnica, mas falta de incentivos e muita roubalheira da parte de quem deveria fomentar nossa tecnologia.
 

Edited by Herbert Lopes
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...