Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia primeiro microcontrolador brasileiro é reconhecido oficialmente

Avalie este tópico:


ElianLaptop

Posts em destaque

De forma inédita no Brasil, o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) reconheceu o microcontrolador ZR16S08 como Produto Nacional. A Portaria 939 do MCTIC, publicada no dia 27 de fevereiro no Diário Oficial da União, estabelece que o ZR16S08 é um componente eletrônico semicondutor desenvolvido no Brasil. Os desenvolvedores são a Santa Maria Design House (SMDH), ligada à Fatec e ao Grupo de Microeletrônica da UFSM (GMicro), a Chipus Microeletrônica S.A. e a C&P Projetos Eletrônicos LTDA.

Este é o primeiro microcontrolador brasileiro com design e arquitetura proprietária, fato considerado uma grande conquista na área da microeletrônica brasileira. O chip pode ser usado para as mais diversas aplicações devido a sua grande versatilidade e facilidade de programação.

Esse microcontrolador genuinamente brasileiro pode se tornar, a curto prazo, uma alternativa aos chips importados. O Brasil é um país altamente importador de semicondutores, com déficit anual na casa dos US$ 20 bilhões. Além disso, existem linhas de financiamentos no BNDES que privilegiam produtos que tenham em seu interior chip reconhecidamente nacional, através de incentivos financeiros com juros menores e carência, como é o caso da área de iluminação.

 

image.png

 

A SMDH é uma Design House sem fins lucrativos ligada à Fatec e ao UFSM/GMICRO, cujo papel neste projeto foi o desenvolvimento de todos os circuitos integrados digitais. A Chipus desenvolveu os circuitos analógicos e a C&P desenvolveu a arquitetura. 

 

image.png

 

 

Fonte:  http://site.ufsm.br/noticias/exibir/desenvolvido-na-ufsm-primeiro-microcontrolador-bra?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=Pagina_MaisRobotica 

  • Joinha 26
  • Legal 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...

Dei uma olhada no Datasheet... bacana demais !
Não sei se ele foi desenvolvido para alguma aplicação específica, a maior parte dos microcontroladores não tem tanta memória EEPROM assim, pois colocam maior capacidade em memória Flash. Como ele não vem com Flash, imagino que todo o código deva ser gravado na EEPROM mesmo. Tem um ADC similar ao dos PICs, com 10 bits de resolução, um Timer de 16 bits (bem melhor que os de 8 de alguns PICs) vem com WTD. Não li detalhes do Assembly dele (que dirá se existe uma versão para linguagem C), mas parece que a palavra de código é de 16 bits, não de 14 como a maioria dos PICs. O Manual é de 2014, não tivemos nenhuma evolução desde então ? Onde adquiro, qual o preço, e os periféricos de software e hardware ?
Mesmo sem saber dessas respostas, Show de bola ! 
Parabéns, brasileiros envolvidos. Nosso problema nunca foi capacidade técnica, mas falta de incentivos e muita roubalheira da parte de quem deveria fomentar nossa tecnologia.
 

Editado: por Herbert Lopes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...