Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Nobreak SMS net station batendo rele ao desligar

Avalie este tópico:


davidegn

Posts em destaque

Boa tarde,

 

Estou com esse equipamento na bancada e o mesmo esta apresentando um problema muito estranho. Ele funciona normalmente tanto em modo inversor quanto em modo rede, mas ao desligado e retirá-lo da tomada o nobreak começa a bater relé a cada 3 segundos, e fica assim eternamente. Caso o nobreak seja startado em modo inversor e após o teste seja desligado o problema não ocorre.

 

Já troquei o Q12(bc337) e Q15(bc327) e D36(zener 15v) que fazem parte do circuito da fonte e o problema não foi solucionado.

Informações do nobreak: SMS net station ust600bifx PINF016104 P0915104

 

Aguardo a ajuda dos colegas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, davidegn disse:

Boa tarde,

 

Estou com esse equipamento na bancada e o mesmo esta apresentando um problema muito estranho. Ele funciona normalmente tanto em modo inversor quanto em modo rede, mas ao desligado e retirá-lo da tomada o nobreak começa a bater relé a cada 3 segundos, e fica assim eternamente. Caso o nobreak seja startado em modo inversor e após o teste seja desligado o problema não ocorre.

 

Já troquei o Q12(bc337) e Q15(bc327) e D36(zener 15v) que fazem parte do circuito da fonte e o problema não foi solucionado.

Informações do nobreak: SMS net station ust600bifx PINF016104 P0915104

 

Aguardo a ajuda dos colegas!

Boa tarde.

 

Reparou se o cooler fica girando ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, davidegn disse:

Boa noite @Wolf e obrigado por responder,

 

 

Este equipamento não possui ventoinha. Existe algum outro testes que possa ser feito?

 

Obrigado!  

 

Se você remover os cabos da chave power quando desligar o nobreak, o defeito permanece ? Verifique também a tensão no pino 18 do Micro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia! @Wolf,

13 horas atrás, Wolf disse:

Se você remover os cabos da chave power quando desligar o nobreak, o defeito permanece ? Verifique também a tensão no pino 18 do Micro.

Realizei o teste de retirar os cabos da chave power e não funcionou.

 

Após ligar o nobreak em modo inversor tenho 0.84V, ao desliga-lo a tensão desaparece. Em modo rede tenho 2V no pino 18 e ao desliga-lo a tensão permanece. Só que aqui nesse equipamento esse pino não esta sendo usado, ele está aterrado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, davidegn disse:

Bom dia! @Wolf,

Realizei o teste de retirar os cabos da chave power e não funcionou.

 

Após ligar o nobreak em modo inversor tenho 0.84V, ao desliga-lo a tensão desaparece. Em modo rede tenho 2V no pino 18 e ao desliga-lo a tensão permanece. Só que aqui nesse equipamento esse pino não esta sendo usado, ele está aterrado.

 

 

Bom dia,

 

Estranho, pino 18 fica com 2V, mas está aterrado ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de fazer os testes aqui,  em cima do pino 1 eu só tenho 5v quando o nobreak está ligado, qdo esta desligado não há tensão no pino 1.

 

Consegui outro nobreak igual a esse que esta funcionando normalmente. Realizei os mesmos testes e a unica diferença é que qdo vc tira o nobreak da tomada o mesmo desliga a alimentação das fontes. Já esse que esta com defeito não desliga a alimentação das fontes, apresentando 5v de saída no le50 e 14,80v na saída do BD139. Vendo isso tentei trocar o le50 para ver se resolvia e não deu certo.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde

Verifique Q12 fuga ,D32 curto ,Q15 fuga , pois com a chave desligada somente com a bateria conectada nao deveria ter voltagen no Q14 .

Ja peguei o R111 aberto e o C16 em curto, mas foi devido a descarga eletrica.

Q12 e Q15 e uma fonte para start na bateria depois vem via D38 quando ja invertendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, davidegn disse:

Acabei de fazer os testes aqui,  em cima do pino 1 eu só tenho 5v quando o nobreak está ligado, qdo esta desligado não há tensão no pino 1.

 

Consegui outro nobreak igual a esse que esta funcionando normalmente. Realizei os mesmos testes e a unica diferença é que qdo vc tira o nobreak da tomada o mesmo desliga a alimentação das fontes. Já esse que esta com defeito não desliga a alimentação das fontes, apresentando 5v de saída no le50 e 14,80v na saída do BD139. Vendo isso tentei trocar o le50 para ver se resolvia e não deu certo.

 

 

 

Tensão no pino 6 como fica ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigos.

 

       Realmente ao desconectar o nobreak da tomada o Q14 não deve saturar e se está chegando os 15v no regulador  é porque ele chaveou , não precisa trocar o regulador de 5v .

Vamos por parte, pra chegar tensão no coletor de Q14 , o Q15 tem saturar , então vamos ver porque Q15  está saturando.

    Confira bem se Q15 não tem fuga e meça tensão de base dele ,se tiver tudo certo retire que Q12 da placa e veja e ainda tem os 15v em que Q14 provavelmente essa tensão deve ter sumido pois se ainda tiver pode trocar o Q15 de cara que seu problema será resolvido, e confira bem se Q12 não tem fuga e meça tensão de base dele também.   Se tiver tudo certo meça se tem alguma tensão no pino 5 do conector da chave  CN5.

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia senhores e obrigado pelas orientações!

 

8 horas atrás, João Henrique disse:

Bom dia amigos.

 

       Realmente ao desconectar o nobreak da tomada o Q14 não deve saturar e se está chegando os 15v no regulador  é porque ele chaveou , não precisa trocar o regulador de 5v .

Vamos por parte, pra chegar tensão no coletor de Q14 , o Q15 tem saturar , então vamos ver porque Q15  está saturando.

    Confira bem se Q15 não tem fuga e meça tensão de base dele ,se tiver tudo certo retire que Q12 da placa e veja e ainda tem os 15v em que Q14 provavelmente essa tensão deve ter sumido pois se ainda tiver pode trocar o Q15 de cara que seu problema será resolvido, e confira bem se Q12 não tem fuga e meça tensão de base dele também.   Se tiver tudo certo meça se tem alguma tensão no pino 5 do conector da chave  CN5.

 

Boa sorte.

 

Realizei a troca novamente do Q15 e Q12 de um equipamento que estava funcionando normalmente e o problema não foi solucionado. Então fiz o teste de retirar o Q12 e testar como o amigo mencionou e com isso o problema parou, mas é só coloca-lo de volta e o problema retorna. Tanto o equipamento bom quanto o ruim possuem 12V apenas quando o nobreak esta ligado, desligado a tensão some.

 

17 horas atrás, Wolf disse:

Tensão no pino 6 como fica ?

 

Comparando com o nobreak que está funcionando normalmente o pino 6 possui 5v apenas quando o nobreak está ligado seja modo inversor ou rede e desligando-o mas mantendo na tomada, ao retira-lo da tomada a tensão desaparece. Já o nobreak que está com defeito mantem esses 5v independente do caso. Acredito que isso esteja influenciando para que o problema aconteça.

 

19 horas atrás, vwerner disse:

Boa tarde

Verifique Q12 fuga ,D32 curto ,Q15 fuga , pois com a chave desligada somente com a bateria conectada nao deveria ter voltagen no Q14 .

Ja peguei o R111 aberto e o C16 em curto, mas foi devido a descarga eletrica.

Q12 e Q15 e uma fonte para start na bateria depois vem via D38 quando ja invertendo.

 

Como já tinha feito a troca dos transistores e o problema não tinha sido resolvido testei o D32, R111 e estavam bons e troquei o C16 conforme sua orientação mas infelizmente nada surtiu resultado. Aproveitei também para testar o R85, R81 e R80 que estão próximos desses transistores e não havia nada alterado.

 

 

Amigos, seria o mic responsável por esse defeito? Se eu fazer o teste de trocar o por um mic bom poderia danificar o mesmo?

 

Agradeço novamente a atenção e empenho de todos!

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, davidegn disse:

Bom dia senhores e obrigado pelas orientações!

 

 

Realizei a troca novamente do Q15 e Q12 de um equipamento que estava funcionando normalmente e o problema não foi solucionado. Então fiz o teste de retirar o Q12 e testar como o amigo mencionou e com isso o problema parou, mas é só coloca-lo de volta e o problema retorna. Tanto o equipamento bom quanto o ruim possuem 12V apenas quando o nobreak esta ligado, desligado a tensão some.

 

 

Comparando com o nobreak que está funcionando normalmente o pino 6 possui 5v apenas quando o nobreak está ligado seja modo inversor ou rede e desligando-o mas mantendo na tomada, ao retira-lo da tomada a tensão desaparece. Já o nobreak que está com defeito mantem esses 5v independente do caso. Acredito que isso esteja influenciando para que o problema aconteça.

 

 

Como já tinha feito a troca dos transistores e o problema não tinha sido resolvido testei o D32, R111 e estavam bons e troquei o C16 conforme sua orientação mas infelizmente nada surtiu resultado. Aproveitei também para testar o R85, R81 e R80 que estão próximos desses transistores e não havia nada alterado.

 

 

Amigos, seria o mic responsável por esse defeito? Se eu fazer o teste de trocar o por um mic bom poderia danificar o mesmo?

 

Agradeço novamente a atenção e empenho de todos!

 

 

 

 

Então, o start começa com um sinal no pino 1 do micro. O micro entende que o botão foi pressionado e libera outro sinal no pino 6 que mantem o circuito de start em funcionamento, assim o Q15 se mantem ligado e o nobreak liga. 

Removendo o sinal no pino 1 era para o micro cortar o sinal no pino 6 para que o Q15 se desligue e isso não ocorre. Como o Q15 não está em curto e ja foi substituido, provavelmente seja o Micro com defeito.

Editado: por Wolf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Wolf disse:

Na verdade, no seu caso é se remover o sinal no pino 1 o micro corta o sinal no pino 6, porém em nobreaks sms que a chave é um botão de pulso, o micro desliga o circuito com um segundo pulso no pino 1 ou outro pino correspondente dependendo do ci.

 

Esse equipamento o botão power é uma chave liga/desliga. Pelos testes eu acredito que o problema esteja no micro mesmo, será que se eu substituir por um micro bom o mesmo pode ser danificado?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, davidegn disse:

 

Esse equipamento o botão power é uma chave liga/desliga. Pelos testes eu acredito que o problema esteja no micro mesmo, será que se eu substituir por um micro bom o mesmo pode ser danificado?

 

 

Então, isso mesmo. No seu caso, o desligamento do circuito de start que envolve o Q15, ocorre quando a tensão é cortada no pino 1. Após isso o Micro desliga o Q15 através do pino 6.

Como não tem curto nenhum na placa, acredito que não tenha risco algum de colocar um micro bom na placa..

Editado: por Wolf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, davidegn disse:

Bom dia a todos,

 

Realizei a troca do micro e para meu espanto o problema persistiu. Não tenho mais ideia nenhuma do que pode esta influenciando para acontecer esse problema. Será que o problema estaria mesmo no circuito do DC start?

Bom dia

O D41 está bom ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, davidegn disse:

Esta normal. Até troquei ele por garantia mas nada feito.

Você disse que não tem cooler né ? Confirme se o pino 2 do micro está isolado ou conectado ao circuito.

Alguém está passado alguma informação errada para o micro para ele manter o circuito funcionando. Você tentou trocar os LM324 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigos.

 

       Realmente é isso que aconteçe pra iniciar o micro . Ele recebe nível alto no pino 1 e na base de Q12 atravez de c16 e r111

fazendo Q15 e Q14 chavear e chegar os 14v no regulador e com isso os 5v pra alimentar o micro e enquanto não chega a alimentação para o micro ele está morto(com o nobreak apenas pela bateria). Depois de alimentado o micro se mantém atravez do pino 6 e esperado um novo no pino 1 para o desligamento atravez da chave liga-desliga.

 

     Então essa fase está perfeita, tudo funcionando.    

 

   Agora vejamos bem o outro lado da moeda. Com no nobreak ligado na tomada a alimentação do Q14 chega atravez de D30 onde o transistor é auto chaveado atravez de r91 e r92 fazendo o micro ser alimentado(sem precisar apertar o botão de ligar)  e pra iniciar o processo pra ligar o nobreak , de novo o micro precisa do pulso no pino 1.

 

   Aí que está a charada , ao retirar o nobreak da tomada o pino 6 tem que passar pra nivel baixo e parar de chavear Q12 e pra que isso aconteça  o micro tem que reconheçer que não tem mais rede e é aí que isso não está acontecendo. 

    

  Faça comparação nos dois nobreaks os pino 13 ,3 e principalmente pino 5 e onde der erro sina a trilha pelo esquema que na certa você saira vitorioso.

 

                            TÔ GOSTANDO DESSAS POSTAGENS , TÁ DEMONSTRANDO PROFISSIONALISMO SÉRIO.

 

Boa sorte.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...