Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Montagem de Bancada Eletrônica com ou sem Transformador Isolador(galvânico)? Opiniões.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá a todos do fórum,

 

Gostaria de saber se vocês utilizam na bancada eletrônica a proteção de um transformador isolador 1:1 para proteção do circuito elétrico de suas bancadas? Pessoalmente acho algo muito interessante, porém investi nas últimas semanas em muitos equipamentos e fiquei com o orçamento estourado para concluir com a compra dessa medida de proteção, ainda precisarei puxar o terra do prédio(3º andar), então gostaria de saber se vocês utilizam, o que vocês podem detalhar sobre o assunto e se podem existir algumas boas alternativas caseiras? Para diminuir o custo já que não encontrei ninguém que faça o transformador em minha cidade, comprando pela net encarece devido ao frete, no caso um de 500va 1:1 - 127v:127v, estou tentando encontrar os insumos para ver se consigo eu mesmo construir. Fico no aguardo e um bom trabalho para todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo.

Pessoalmente acho muito interessante um isolamento galvânico com um trafo 1:1 porém achei os preços muito absurdos, ainda mais agora com essa função dos fretes do ML. 

Em bancada eu acho interessante ter um filtro de linha com fusivel de proteção, além de ter também um disjuntor de proteção só para a bancada isso evita sobrecorrente. É interessante ter um dispositivo DR para evitar choques elétricos a pessoas e animais.

Para teste de equipamentos eletrônicos eu nunca ligo direto na rede, sempre utilizo uma lampada série para evitar explosoes. Espero que seja útil meu comentário. 

Bom trabalho para todos. 

- Guilherme Rolim

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi útil sim, pois já serviu para saber se eu estava me planejando corretamente no caso de não conseguir comprar o trafo isolador. O que você descreveu foi justamente o que acabei de fazer em uma pesquisa visitando uma loja, acabei de chegar. Pois era praticamente a última chance de encontrar o transformador lá, mas eles apenas possuem transformadores que aumentam ou diminuem a tensão. Aí dei uma olhada em um disjuntor DR, não comprei ainda porque fiquei na dúvida se valeria realmente a pena, pois custa 1 terço do valor do transformador, mas comprei um segundo filtro de linha.

 

Sobre a lâmpada série separei no final de semana alguns projetos interessantes para me basear e fazer o meu, pois eu ia fazer um bem simples mesmo, mas resolvi pesquisar para ver se encontrava algo melhor e vi em alguns projetos algumas ideias boas implementando mais algumas coisas.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...