Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Positivo 1955M/ 71R-A14HV6-T840/ Acende Led da bateria mas não liga

Avalie este tópico:


ljainfor

Posts em destaque

Estou com um notebook positivo 1955m que acende led da bateria, quando aciona o power mas não liga.

Tem as tensões de 3v e 5v, regrave o BIOS mas sem sucesso. Existe algum problema cronico com esse notebook?

Como os amigos podem ajudar?

Editado: por ljainfor
corrigir o título do tópico
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, regisfatef disse:

- ola lja, verifique se este modelo de placa, utiliza o chip OZ 8602.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

@regisfatef, Tem sim amigo. Só que na minha placa é o U8. Como saber que ele não está bom?

Editado: por ljainfor
completar a resposta
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/03/2018 às 19:49, talisson henrique disse:

@ljainfor Amigo, o led que acende ao pressionar o power é vermelho ? Possivelmente esse U8 esteja bom, veja se tem o Q6 nessa placa, fica próximo ao conector da bateria, esse seria o comutador, já peguei casos idênticos ao seu e esse cara era o problema.

@talisson henrique, ele acende azul. Pelo o esquema que tenho não há o Q6, mas tenho o Q7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já peguei deste problema mas era a bios mesmo, o problema desta placa é que tem vários arquivos de bios.

sempre quando pego estas placas da positivo testo varias bios pra em contar uma que funcione.

se a bios que você regravou é certeza que é desta placa , ai é partir para os testes como os amigos estão orientando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/03/2018 às 19:52, ljainfor disse:

Estou com um notebook positivo 1955m que acende led da bateria, quando aciona o power mas não liga.

Tem as tensões de 3v e 5v, regrave o BIOS mas sem sucesso. Existe algum problema cronico com esse notebook?

Como os amigos podem ajudar?

de uma medida no diodo d2 ao lado do d q5 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- olá lja, foi pedido para verificar pino 12 do chip Oz 8602, voce disse que tem os 3 V, mas fiquei com uma duvida, se este sinal está chegando no pino 18 do sio.

- quando puder, faça uma verificação.

- confirme, se a tensão + 3 Va, está presente na bobina b40, ou nos pinos do sio, 26, 50 ou 92.

- pino 21, do sio, teria de ter os 3 V.

- Uma duvida, se voce conectar o carregador, sem dar o start na placa, a bateria está carregando ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, regisfatef disse:

- olá lja, foi pedido para verificar pino 12 do chip Oz 8602, voce disse que tem os 3 V, mas fiquei com uma duvida, se este sinal está chegando no pino 18 do sio.

- quando puder, faça uma verificação.

- confirme, se a tensão + 3 Va, está presente na bobina b40, ou nos pinos do sio, 26, 50 ou 92.

- pino 21, do sio, teria de ter os 3 V.

- Uma duvida, se voce conectar o carregador, sem dar o start na placa, a bateria está carregando ?

@regisfatef , o pino 18 tem os 2,9v.

no pino 26 tem 3,18v pino 50 3,18v

pino 21 está zerado.

Quanto a saber se a bateria está carregado não dá para verificar, pois estou com a placa fora da carcaça.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/03/2018 às 08:54, claudio cortez disse:

de uma medida no diodo d2 ao lado do d q5 

@claudio cortez quanto ao diodo no teste de continuidade está ok.

Quanto ao Q5 não tem tensão nenhuma, nos fets próximo tem 18v no dreno, gate e source estão zerados.

fet.jpg

Editado: por ljainfor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Verifique com a placa, sem energia, se o pino 21, do sio, está aterrado, medindo continuidade para terra.

- Quanto a bateria, costumo encaixar a bateria, no conector, mesmo com a placa fora do gabinete, inclusive faço medição nos pinos. Caso for fazer, tome cuidado para colocar na posição correta, se atente ao parafuso de fixação. Quando a bateria entra em carga, o led no painel da placa acende.

- Faça medição da tensão rtc ( não a bateria interna ), após os diodos, e verifique se tem os 3 V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, regisfatef disse:

- Verifique com a placa, sem energia, se o pino 21, do sio, está aterrado, medindo continuidade para terra.

- Quanto a bateria, costumo encaixar a bateria, no conector, mesmo com a placa fora do gabinete, inclusive faço medição nos pinos. Caso for fazer, tome cuidado para colocar na posição correta, se atente ao parafuso de fixação. Quando a bateria entra em carga, o led no painel da placa acende.

- Faça medição da tensão rtc ( não a bateria interna ), após os diodos, e verifique se tem os 3 V.

@regisfatef O pino 21 não bipa com o terra, apenas apresenta uma medição de 900(?).

Quando colocada a bateria o led acende sim.

Quando foi medir a bateria percebi que tinha um lado solto, como a solda era por baixo, retirei o lado fixo

para prepara a solda do outro lado, surgiu a dúvida como é terra o lado que arrancou a trilha, posso aterrar em qualquer ponto terra?

Resolvi o caso da bateria.

bat.jpg

Editado: por ljainfor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Quanto ao terra do conector da bateria rtc, voce pode soldar um fio, pela foto, abaixo do conector do lado esquerdo, aparece um ponto de fixação por parafuso, pode soldar o fio ali.

- Após resolver, esta questão  da fixação da bateria do circuito rtc, faça a medicão solicitada, após os diodos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ljainfor disse:

@regisfatef O pino 21 não bipa com o terra, apenas apresenta uma medição de 900(?).

Quando colocada a bateria o led acende sim.

Quando foi medir a bateria percebi que tinha um lado solto, como a solda era por baixo, retirei o lado fixo

para prepara a solda do outro lado, surgiu a dúvida como é terra o lado que arrancou a trilha, posso aterrar em qualquer ponto terra?

Resolvi o caso da bateria.

bat.jpg

pode ser aterrado em qualquer parte amigo, veja a mais próxima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, regisfatef disse:

- Quanto ao terra do conector da bateria rtc, voce pode soldar um fio, pela foto, abaixo do conector do lado esquerdo, aparece um ponto de fixação por parafuso, pode soldar o fio ali.

- Após resolver, esta questão  da fixação da bateria do circuito rtc, faça a medicão solicitada, após os diodos.

@wjinformatica Para ser sincero, não sei quais diodos verificar.

placa em análise.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, regisfatef disse:

- veja se ajuda :

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

@regisfatef  Nessa placa não tem o D23, mas no D20 de lado está dando 2,5v e do outro 2,8v.

Esse esquema eu tenho, por que existem informações que não encontro na serigrafia da placa? Existe mais de uma versão do esquema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...