Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Notebook HP G42-220BR Placa DA0AX2MB6F0 Rev: F - liga e não dá video

Avalie este tópico:


voRX

Posts em destaque

Bom dia, estou com esse HP G42-220BR, o problema dele é que liga normal, tem as tensões de 3v e 5v, processador alimentado corretamente, mas não sobe video.

 

já regravei bios, mudei o pente de memoria, mas nada.

 

Suspeitei de falta de algum sinal no conector LVDS, então testei os pinos de tensão do conector LVDS (conector CN2) e encontrei:

- 3,3v no pino 4 (+3V)  OK

- 18,5v nos pinos 39 e 40 (+VIN_BLIGHT)  OK

- Nos pinos 1, 2, 3 e 4 (+3VLCD_CON) deveria ter 3,3v mas não tem.

 

esse sinal +3VLCD_CON de 3,3v vem de um sinal +3VLCD que passa pela bobina L4. Medi a bobina e está boa, mas esse +3VLCD está ausente, não chega na L4.
percebi que ele vem do source do mosfet canal N (Q8) conforme o esquema.

com o note em stand by estou encontrando +- 13v, que passam por um resistor R36 e sai +- 12,65v, que vai chegar no gate do Q8 (pelo esquema entra +15VALW no R36, mas estou encontrando 13v).
quando eu ligo o note, os 13v entram em um lado do R36 mas no outro lado desse resistor não tem mais nada, fica 0v, sendo que deveria ter aí uns 12.5v para chegar no gate do Q8.
alguma coisa está matando esses 12.5v.  testei o Q8 fora da placa e ele está bom.

alguem sugere mais algum teste? os transistores Q5, Q6 e Q7 estão do lado do Q8, seria bom testa-los fora da placa?

Editado: por Gilson Macedo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou colocar aqui as tensões do Q5, Q6, Q7 E Q8 quando ligo o note:

 

Q5 

base:  0v

emissor:  0v

coletor:  5v

 

Q6

gate:  5v

dreno:  0v

source:  0v

 

Q7

gate:  5v

dreno:  0v

source:  0v

 

Q8

gate:  0v

dreno:  3,3vv

source:  0v

 

 

a solução então seria um reflow/reballing no bga?

conforme o esquema o sinal DISP_ON que ta faltando na base do Q5 sai do bga e passa pelo resistor R24, medi o resistor e nao está aberto.
deve ser o bga mesmo

 

Editado: por voRX
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja se o componente não está em curto, se não estiver, você pode fazer um jumper entre o pino 3 e o pino 1 e verificar se tem vídeo. Mas creio que quando tem uma falha, outras falhas também estarão presentes no bga impedindo a placa de dar imagem.Todos os sinais TX e LX têm a sua origem no bga, então creio que um reballing deve ser feito. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo    vai ser necessario raballing sim, eu fiz um ME de 1 min por baixo da placa, depois em cima do chipset usei fluxo e deixei temperatura e vazão no maximo durante 1 min, foi quase um reflow que fiz.

o video voltou, tem os 3,3v agora nos pinos 1, 2 e 3. sinal DISP_ON agora está presente.

por hora está parcialmente resolvido por que tem que fazer reballing.

tem como fazer reballing usando estação de ar quente?  porque ainda não tenho a estação bga própria para isso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grego  sim, o reballing é a solução definitiva, reflow é só para identificar defeito e adiar o reballing. 

o problema é que não tenho estação de bga.

já vi usarem churrasqueira eletrica por baixo da placa e por cima estação de ar quente para retirar bga de PS3, PS4 e XBOX.

pode funcionar com notebook

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, voRX disse:

@grego  sim, o reballing é a solução definitiva, reflow é só para identificar defeito e adiar o reballing. 

o problema é que não tenho estação de bga.

já vi usarem churrasqueira eletrica por baixo da placa e por cima estação de ar quente para retirar bga de PS3, PS4 e XBOX.

pode funcionar com notebook

TAmbem não tenho mas não deixo de da umas cozinhadas rsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/03/2018 às 03:31, voRX disse:

Bom dia, estou com esse HP G42-220BR, o problema dele é que liga normal, tem as tensões de 3v e 5v, processador alimentado corretamente, mas não sobe video.

 

já regravei bios, mudei o pente de memoria, mas nada.

 

Suspeitei de falta de algum sinal no conector LVDS, então testei os pinos de tensão do conector LVDS (conector CN2) e encontrei:

- 3,3v no pino 4 (+3V)  OK

- 18,5v nos pinos 39 e 40 (+VIN_BLIGHT)  OK

- Nos pinos 1, 2, 3 e 4 (+3VLCD_CON) deveria ter 3,3v mas não tem.

 

esse sinal +3VLCD_CON de 3,3v vem de um sinal +3VLCD que passa pela bobina L4. Medi a bobina e está boa, mas esse +3VLCD está ausente, não chega na L4.
percebi que ele vem do source do mosfet canal N (Q8) conforme o esquema.

com o note em stand by estou encontrando +- 13v, que passam por um resistor R36 e sai +- 12,65v, que vai chegar no gate do Q8 (pelo esquema entra +15VALW no R36, mas estou encontrando 13v).
quando eu ligo o note, os 13v entram em um lado do R36 mas no outro lado desse resistor não tem mais nada, fica 0v, sendo que deveria ter aí uns 12.5v para chegar no gate do Q8.
alguma coisa está matando esses 12.5v.  testei o Q8 fora da placa e ele está bom.

alguem sugere mais algum teste? os transistores Q5, Q6 e Q7 estão do lado do Q8, seria bom testa-los fora da placa?

uma vez peguei assim usei o arquivo original do site da hp e pra minha surpresa funcionou ja fiz mais 2 assim boa sorte 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fui atualizar a bios para a ultima versão mais recente, a mais atual no site da HP para esse g42-220br é a F.37 Rev. A

a que está no note é a F.29

fui atualizar dentro do windows mas está dando mensagem de bios corrompida e não conclui a atualização como na imagem em anexo.

 

estranho que no site não tem bios F.29, tem a F.26 e depois dela a F.32 em diante

 

tentei tambémo metodo de criar o pendrive com o UEFI de utilitário de diagnóstico, segurando as teclas Windows + B e ligando o note mas não funcionou, não sei se fiz certo..

alguem sabe o motivo desse erro?

 

 

 

Problema atualização bios HP.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@claudio cortez  na verdade eu baixei o bios do banco de bios daqui do forum, fornecido por um colega.

mas o note nao dava video não por causa do bios e sim por causa do chipset ponte norte

quando fui atualizar dentro do windows, acusou bios corrompida então eu achei que essa bios baixada aqui estava corrompida.

 

aí eu voltei com o bios original que antes estava na memoria (que também é o bios F.29) e que eu tinha feito o backup antes de regravar.

 

mesmo agora com o bios original ainda está acusando essa mensagem da imagem na hora de atualizar

 

alguém teria a versão do bios F.32 para cima para esse note?

muito estranho a versão estar como F.29 sendo que no site da HP não existe essa versão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...