Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
PMATECH

em análise Engetron, Nobreak SEN3000, não liga.

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boa noite. 
Galera, chegou esse equipamento em minha assistencia. As baterias estão esgotadas, creio que esse seja o motivo de não ligar, mas existe uma área queimada, literalmente. Alguem com o esquema para que eu possa descobrir os valores dos componente? desde já agradeço

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites

Esse nobreak, depois de colocar as baterias, tem que conectar na rede, senão ele não liga mesmo. Aliás, isso é padrão nos Engetron.

Sobre a área torrada na placa, veja se é a mesma que aparece nesse vídeo: 

Compartilhar este post

Link para este post
20 minutos atrás, PMATECH disse:

Exatamente. Essa área mesmo... Parece ser um defeito típico deles.

Sim, e parece acontecer quando insistem em usar ele com as baterias esgotadas.

Tenho um engetron de 1kva abandonado na oficina, pode ser que essa área da placa seja parecida. Poste uma foto da área torrada, ou pelo menos os números dos componentes que der pra identificar.

Compartilhar este post

Link para este post

8023eba6-0b95-4deb-a10f-741f159a106f.jpg

r27 parece ser de 10r ou 10k pelo que consigo ler nele, mas na medição tá dando 21,4K, se não estiver alterado. 

veja por favor se há alguma semelhança no seu nobreak... desde  já agradeço a sua ajuda, está sendo muito importante para mim...sd

correção!

image.png

PEÇAS.png

Editado: por PMATECH

Compartilhar este post

Link para este post
Em 04/04/2018 às 18:22, zazulak disse:

Tenho. Na area torrada da placa desse seu, tem como ver onde são ligados os componentes que torraram? Aí levanto o esquema da area correspondente nesse meu.

meu amigo, agradeço muito sua ajuda... ele já voltou a funcionar. Preciso saber sobre a quantidade de baterias que tem no seu, pois coloquei o resistor de 0,33r baseado na sua foto e tem uma tensão de 71V nos terminais das baterias. não sei se está certo, mas tenho 3 baterias ligadas em série, dando 36V 18A. estou testando com 3 de 12V 7A e uma delas estourou! a tensão de carta fica em torno de 43,V no conjunto de baterias. 

pergunto:

1- quantas baterias tem o seu e qual a voltagem de trabalho?

2- sabe informar se a tensão correta, caso essa esteja errada, das baterias?

Compartilhar este post

Link para este post

O que tenho lá é 2kva, com duas baterias 12v/18a. Esse seu não diz em alguma  etiqueta qual a tensão do banco de baterias? 

Dá pra estimar a tensão de bateria medindo a tensão no enrolamento do inversor (os fios que vem do transformador e são parafusados nos dissipadores dos fets), a tensão de bateria é pouco menos que o dobro da tensão rms nesse enrolamento. 

Não lembro agora como esses nobreaks carregam a bateria, se tem um circuito carregador separado, ou carregam chaveando a ponte inversora. Se carregam usando o inversor, é normal a tensão ir nas alturas se for ligado sem as baterias, ou desconectar com ele funcionando (inclusive fazer isso pode queimar o inversor). 

Com 3 baterias ele funcionou em modo bateria? Se funcionou, pode ser que seja com 3 mesmo. Engetron não costuma usar muitas baterias. O modelo de 5kva (pelo menos o modelo antigo, que nao era pwm) por exemplo, usa só 4.

Em 04/04/2018 às 12:39, PMATECH disse:

Exatamente. Essa área mesmo... Parece ser um defeito típico deles.

Tenho um engetron de 1kva abandonado na oficina, pode ser que essa área da placa seja parecida. Poste uma foto da área torrada, ou pelo menos os números dos componentes que der pra identificar.

Compartilhar este post

Link para este post
5 minutos atrás, zazulak disse:

O que tenho lá é 2kva, com duas baterias 12v/18a. Esse seu não diz em alguma  etiqueta qual a tensão do banco de baterias? 

Dá pra estimar a tensão de bateria medindo a tensão no enrolamento do inversor (os fios que vem do transformador e são parafusados nos dissipadores dos fets), a tensão de bateria é pouco menos que o dobro da tensão rms nesse enrolamento. 

Não lembro agora como esses nobreaks carregam a bateria, se tem um circuito carregador separado, ou carregam chaveando a ponte inversora. Se carregam usando o inversor, é normal a tensão ir nas alturas se for ligado sem as baterias, ou desconectar com ele funcionando (inclusive fazer isso pode queimar o inversor). 

Com 3 baterias ele funcionou em modo bateria? Se funcionou, pode ser que seja com 3 mesmo. Engetron não costuma usar muitas baterias. O modelo de 5kva (pelo menos o modelo antigo, que nao era pwm) por exemplo, usa só 4.

Vou procurar essa etiqueta. Creio que as baterias que coloquei não suportam essa corrente/tensão. Vou testar com outras... Depois posto o resultado.

Muitíssimo obrigado!

Editado: por PMATECH
Erro ortográfico

Compartilhar este post

Link para este post
Em 06/04/2018 às 12:54, zazulak disse:

Olá... amigo, o no-break ficou pronto! agradeço de coração a sua ajuda... foi muito importante. 

estava esperando umas peças que tinha encomendado, o correios atrasaram a entrega. 

o equipamento está carregando as baterias normalmente... muitíssimo obrigado... 

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
    • 1 Posts
    • 2 Visualizações
    • 1 Posts
    • 24 Visualizações
    • 5 Posts
    • 608 Visualizações
    • yatm
    • yatm
    • 8 Posts
    • 2214 Visualizações

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...