Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Remover resina BGA na hora do reball - Qual a melhor forma ?

Avalie este tópico:


JORGE LUIS TELLES

Posts em destaque

  • 1 mês depois...
  • Respostas 101
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Tenho feito molhando o algodão no oleo de banana e deixando por um tempo sobre a resina, coloco a placa dentro de um saco antiestatico. Pois quando deixo fora o oleo seca muito rapido, deixo lá por pelo menos 30 minutos.Ele vai amolecer a resina. depois com o ar quente entre 150 e 180 graus, é só ir tirando com um palito de madeira e sai todinho. O chato é o que fica debaixo do chip tem que ser tirado com algo bem fino, e com muita paciencia, pois tem uns que penetram para muito abaixo do chip.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Insistindo muito nessa tática do ar + álcool acabei aprendendo e deixei de usar esse removedor de resina. Aprendi que o segredo é aquece bem a resina antes de começar a retirá-la com a exploradora. Deixo minha estação em 200 graus e vazão máxima, não tem perigo, já que a temperatura de fusão da solda lead free é 227 graus.

 

Uso o mesmo sistema e sempre tive sucesso, só calor nada de AI.

8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

A melhor forma é a mais barata e eficiente!!! Compra o óleo de banana em qualquer farmácia por R$ 1,00. Basta encharcar algodão em volta da resina com o óleo de banana e vedar a placa com plástico anti estático por uns 30 min. Depois retirar do plástico e jogar calor em 200º direto e ar no máximo com o bico fino da estação. As vezes só com a força do ar já remove a resina sem precisar de uma pinça ou exploradora de dentista!  Fica a dica....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca testei, porem acetona nunca faz muito bem para placa... porem no algodão acho interessante... eu sempre usei estação de ar +pinça exploradora adaptada e ate mesmo agulha de serginda com a ponta amassada, de forma que não danifique a placa.

 

vlw,... e vamos todos ajudar o forum para ganhar Joinhas  C:-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Para remover a resina usamos Óleo de Banana embebido em algodão e depois com um palito removemos a cola.

Para certificarmos que a resina saiu, verificamos com o microscópio USB, se faltar é remover com cuidado.

Mas é como os colegas escreveram, existem muitos métodos, tens é de ver qual o que te dá mais jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde turma. A maneira mais eficiente para remoção da resina que cola o chip, é colocar um pouco de fluxo de solda, o mesmo utilizado para retrabalho, colocar o soprador na temperatura de 350º e a vazão de ar em 4,5. Uso uma joaninha grande para remoção da cola, como a ponta é fina ele entra em baixo do chip e remove tudinho. Já havia usado, removedor, acetona entre outras coisas, mas nenhuma funcionou como fluxo de solda e calor, a dupla é infalível. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Eu uso óleo de banana vendido em farmácias. Umedeço algodão e deixo por 20 min em saco antiestético fechado. Depois aplico calor em 200º e com a exploradora vou removendo cuidadosamente.

 

Removido a resina, coloco a fita krapton onde devo isolar o calor e mando a placa pra estufa por 12H. Saindo da estufa vai direto pra executar o reballing...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal, já experimentei literalmente todas sugestões dadas aqui e muito mais. O que resolveu mesmo é fluxo de retrabalho e calor. Como estou no Sul do País, uso soprador térmico na temperatura de 350 graus e fluxo de ar no nível 4. Exploradora ou uma joaninha grande que penetra em baixo do chip removendo totalmente até aquelas resinas: vermelha escura ou a preta que são super difíceis de sair. É tiro dado e Bugiu deitado. Boa sorte.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uma ferramenta especial... Recortei a moldura da tela de 14.1, aquela chapinha em inox, da para recortar faci com uma tesoura, de uma desentortada com um martelo e uma acertada com uma lima.

 

 

Para o problema de resina dura ou mole, e a mesma coisa, 150 graus e paciencia, um pouco de fluxo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...

Eu uso um extrator de tartaro (usado por dentistas). Foi comprado em uma loja do ramo.

Com o soprador termino em 220º, aqueço por uns 20 segundos, depois disto com cuidado para nao toacar a placa e o chip, eu vou puxando lentamente a resina que se solta por inteira, da impressão que ela vira uma borracha.

 

Ja tentei outras formas, até mesmo importei um produto que era promessa de remover com facilidade a resina, mas nao teve resultado satisfatorio, esta forma que uso no momento ta sendo rapido e pratico.

 

Valeu, forte abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...