Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Osciloscópio para uso em Celulares qual comprar ?

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá meus caros,

 

Estou querendo adquirir uma ferramenta de insuma importância para nosso dia a dia nas bancadas, porém estou com dúvidas em que marca - modelo e tipo de osciloscópio comprar, participei da Live do EletronicaBr mas não tive muita participação pois não tenho conhecimento na ferramenta e após isso me interessei em adquirir um equipamento desses, porém para a área de celulares. 

 

Estou vendo alguns modelos pelo site do mercado livre porém qual o tamanho da banda devo adquirir 50mhz 70mhz 100mhz,  Quantos canais , se vale o investimento em um osciloscópio portátil ou não...

 

Gostaria da opinião dos colegas.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou especialista em osciloscópio, mas o que posso dizer é que é de fato uma ferramenta muito interessante na eletrônica. Meu osciloscópio tem 60 MHZ, e me serve bastante, mas quem tiver a oportunidade de comprar um de 100MZH. Quanto a questão de osciloscópio específico para celulares eu particularmente não vejo essa divisão. Um osciloscópio irá te servir para celulares, notebooks, quanto para uma placa fonte de tv. O meu é um portátil da Hantek. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- No aliexpress, tem osciloscópio de 200 Mhz, 2 canais, digital, por valor acessível, para quem pretende investir neste tipo de instrumento.

- Existe sempre a preocupação do valor a ser cobrado de imposto, quando for taxado pela receita federal. Devido ao volume do pacote, e pesando em torno de 2,5 kg, difícil de passar despercebido pela alfândega.

- Mas pelo que acompanhei, fica em 60 por cento, do valor registrado na etiqueta do fornecedor.

- Pelo que verifiquei nos esquemas de notebook, a frequencia maior fica em torno de 32 Mhz, atingindo 100 Mhz, apenas no circuito de rede.

- Quanto a utilização em reparo de placa de celular, seria necessário verificar as frequencias utilizadas nos circuitos, e o maior alcance no instrumento que pretende adquirir, levando em conta, que quanto maior a frequencia, maior será o valor do investimento.

- Quanto a live do eletronicabr, foi interessante, e pelo que lembro, houve uma maior participação, ou comentários,  dos técnicos em notebook, acredito que um técnico em vídeo game, e não me recordo de comentário, ou não foi enfatizado na área de celular, naquele instante.

- Espero que meus comentários tenham colaborado, e qualquer divergencia nas informações, e questionamentos, serão bem aceitos.

- Boa sorte.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@o__rionTG , o @Paulo Noce dias atrás encontrou um semi novo de 120Mhz, se não me engano, no ML.     Sobre qual comprar, concordo com o Gilson, já q vai comprar, dê preferência por um de 100Mhz, nunca se sabe o dia de amanhã.     A diferença de preço não deve ser tão grande assim.

 

Eu comprei o meu (100Mhz) numa promoção, paguei R$ 1.300,00.     Dá uma olhadinha no ML, quem sabe encontra algum bom negócio.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@o__rionTG vai valer muito a pena em celulares vai conseguir ver o comportamento da corrente ao longo do tempo, saber se os cristais estão oscilando que é  um detalhe despercebido por técnicos que não possuem osciloscópio ,  sinais dos pwm, circuito charger e outras etapas.

tente comprar pelo mercado livre, a diferença de um 70mhz e 100mhz nao vai ser tao grande.

Editado: por slugpoa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@o__rionTG ,

Comprei um da Hantek de 200MHz  para um colega e fui taxado em 200,00. 
Vai lhe ser útil nas manutenções, pois terá uma visão crítica das tensões que precisar aferir.
Sobre cristais: Vai precisar de um ponta de 100:1, já que precisa de uma resistência bem alta e uma baixa capacitância.
Acho que compensa comprar um de 100Mhz. Sei que tem alguma coisa que diz que a frequência do Osciloscópio tem que N vezes mais do a Freqüência aferida.  


Link:
Osciloscópio:
 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Explicação do Motivo da Ponta de 100:1:


 

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...